Logo criado por Jorge Luís

Top 8: HQs para ler depois de ver Homem de Ferro 3


Quando um filme baseado nos quadrinhos estreia, sempre fica aquela coisa: quais trechos são baseados em arcos das HQs? E como posso conhecer um pouco mais do que foi feito nessa outra mídia?

Por isso, aqui vão OITO gibis que, direta ou indiretamente, inspiraram Homem de Ferro 3. Os arcos não estão em ordem de importância, mas sim de publicação. E tá tudo RECHEADO de spoilers do filme. Se você ainda não viu, vai lá, assiste e volta logo na sequência. A gente espera.

Tales of Suspense #50


Se o filme é centrado (ou nem tanto assim…) no Mandarim, nada melhor que começar pela origem de um dos maiores inimigos do Homem de Ferro. A primeira aparição do vilão aconteceu em Tales of Suspense #50, de 1964. Aqueles eram tempos de Guerra Fria e, para um herói como Tony Stark, nada melhor que ter um antagonista que representasse o comunismo chinês.

Tudo começa quando o próprio Pentágono pede a ajuda do Homem de Ferro para que o herói vá até a China comunista para investigar o misterioso criminosos conhecido como Mandarim. Em uma HQ cheia de clichês, Tony Stark chega ao castelo do vilão apenas para ser “congelado” por um raio. Eventualmente o Ferroman se livra do controle do inimigo e, usando seu “grande gênio”, faz com que o Mandarim se machuque ao socá-lo. O Homem de Ferro foge, enquanto o Mandarim jura que irá se vingar enquanto sente uma enorme dor.

Pode não parecer, mas a ideia do Stark invadindo o “castelo” do Mandarim está presente em Homem de Ferro 3.
A HQ foi republicada há poucos anos no Brasil, no encadernado Biblioteca Histórica Marvel – Homem de Ferro vol. 1

Iron Man – Enter the Mandarin


Ok, o primeiro encontro entre Homem de Ferro e Mandarim pode não ter te empolgado, mas não se preocupe: a origem do conflito entre os dois personagens foi sendo lapidada aos poucos. Um dos momentos que isso aconteceu foi na minissérie Iron Man – Enter the Mandarin, escrita por Joe Casey e desenhado por Eric Canete.

O pressuposto é quase o mesmo de Tales of Supense #50: o então guarda-costas de Tony Stark (ninguém sabia, ainda, que o bilionário e o Homem de Ferro eram a mesma pessoa) vai até a China investigar um novo lorde do crime. Com um desenvolvimento melhor, o primeiro encontro entre os dois é contado e ampliado.

Após ver a fuga do Homem de Ferro, o Mandarim orquestra um ataque contra o herói, assumindo o controle de um dos melhores satélites da S.H.I.E.L.D. com o intuito de atacar o ocidente. Mais uma vez o Ferroso precisa ir até a China para confrontar o vilão.

Industrial Revolution


Você já ouviu falar no arco Demônio na Garrafa, certo? O que você talvez não saiba é que, ao final desse arco, Tony Stark acabou na sarjeta. Por cerca de dois anos de publicação, James Rhodes foi o Homem de Ferro e Stark viveu quase como um mendigo.

Esse arco recente da revista Iron Man: Legacy, chamado Industrial Revolution, preenche espaços da cronologia antiga do herói e ficamos sabendo como foi que o bilionário superou essa fase sem armaduras.

De certa forma, é uma HQ que mostra Tony Stark lidando com os problemas sem toda aquela tecnologia sem fim que o bilionário tem habitualmente — algo que também acontece em Homem de Ferro 3.

Por ser um arco recente, ele foi publicado no Brasil entre as edições 15 e 21 da revista mensal Homem de Ferro & Thor.

Guerra das Armaduras


Este aqui é um dos momentos mais marcantes da cronologia do Homem de Ferro. Após derrotar o vilão Força, Tony Stark descobre que tecnologia Stark está nas mãos de criminosos. Tudo culpa do Espião-Mestre, que havia se infiltrado no antigo laboratório que o personagem tinha em Nova York e vendido a tecnologia para Justin Hammer.

Assim, Stark inicia uma grande corrida em busca de quem use a tecnologia Stark, desativando os trajes. Até aí, tudo bem, mas o Homem de Ferro começa a confrontar não apenas vilões, mas agentes da então União Soviética e dos EUA. Um caminho que o leva a enfrentar ninguém menos que Steve Rogers, na época usando a identidade de Capitão.

Perseguido por tudo e por todos, Stark percebe que não há mais o que fazer além de aceitar que a tecnologia criada por ele está por aí e que deve combater quem a esteja usando-a para fins malignos. Para acabar com a imagem arranhada, Stark força a “morte” do “segurança” que utilizava a armadura do Homem de Ferro (na realidade, ele mesmo) e, depois, anuncia a contração de um novo piloto.

O arco, além de famoso, representa o fim da armadura da bela armadura Centurião de Prata e a introdução de uma ainda mais bonita, chamada Mark VIII ou “New Red and Gold”.

Não faz muito tempo que a Panini publicou o arco completo no especial Homem de Ferro – Guerra das Armaduras.

Extremis


Escrito por Warren Ellis e desenhado por Adi Granov, Extremis foi o arco responsável por definir o Homem de Ferro moderno ao não só atualizar a tecnologia do personagem, como também atualizar a própria origem do herói. Entre as novidades, a HQ colocou o surgimento do Homem de Ferro ligado ao conflito no Afeganistão, algo que foi adotado no primeiro filme do personagem.

Na história em si, o cientista Aldrich Killian comete suicídio. Maya Hansen, que trabalhava com Killian, dá conta do sumiço de um soro chamado Extremis, que era uma tentativa de recriar o resultado final do Projeto Supersoldado por meio do uso de nanotecnologia. Maya recorre a um ex-amante, Tony Stark, para recuperar o tal soro.

Entre soldados afetados pelo vírus e problemas com o FBI, Stark descobre que Maya estava envolvida no roubo da tecnologia, assim como o falecido Killian. Após ser ferido gravemente, o herói injeta em si mesmo o soro Extremis, ganhando novas capacidades.

Além de passar a ter um controle mental da armadura e um fator de cura avançado, a parte interna da própria armadura passa a ser armazenada no corpo de Stark.

Em 2009, a Panini publicou uma edição encadernada com todo o arco Extremis.

The Five Nightmares


Você conhece Obadiah Stane, certo? O que talvez você não saiba é que, nos quadrinhos, ele tem um filho, chamado Ezekiel — e que continua com a vida vilanesca do pai. Neste arco de 2008, Ezekiel surge para vingar a morte de Obadiah. Ele começa agindo como um terrorista internacional, usando homens-bomba com tecnologia Stark para atingir seus objetivos.

Uma dessas explosões acontece justamente em uma festa das Indústrias Stark em Taiwan. É nela que Pepper Potts é ferida gravemente. Incapaz de suportar uma longa operação, Tony Stark insere na então secretária um magneto no peito parecido com aquele que o personagem usa nos filmes. Sem essa peça, Pepper morrerá.


Se sentindo culpado pelo uso da própria tecnologia e pelos ferimentos da Pepper, Stark finalmente confronta Stane, que constrói para si uma nova armadura. Na luta final, o novo Monge de Ferro pretendia segurar o Homem de Ferro enquanto homens-bomba agiam ao mesmo tempo em todo o mundo, mas Stark utiliza armaduras antigas controladas mentalmente para evitar maiores danos.

Eventualmente, Stane descobre que a assistente e amante Sasha é filha de Justine Hammer (e, por isso, neta de Justin Hammer).

Com o nome de Os Cinco Pesadelos, o arco foi publicado no Brasil em 2009 entre as edições 30 e 34 da revista mensal Avante, Vingadores!

Por motivos óbvios, este é um dos arcos que mais inspirou Homem de Ferro 3.

World’s Most Wanted


Tony Stark se tornou o diretor da S.H.I.E.L.D. após os eventos do crossover Guerra Civil.

Só que ao final de outro crossover, Invasão Secreta, tudo mudou. Por uma coincidência de fatos, Norman Osborn foi alçado ao posto de salvador da Terra e assumiu o cargo de Tony na S.H.I.E.L.D., renomeando-a M.A.R.T.E.L.O. Uma das primeiras ações do novo diretor foi caçar Stark, além de confiscar todos os equipamentos construídos ou reconstruídos com o dinheiro do governo, incluindo a Torre Stark e as novas armaduras do herói. Para evitar que Osborn se apoderasse de informações privilegiadas, Tony manda destruir todos os dados existentes, incluindo os registros dos super-heróis feitos na época da Guerra Civil. Para piorar a situação, a Extremis começa a falhar, assim como o cérebro de Stark — afinal, a única cópia dos dados está na própria cabeça do herói.

Com o Homem de Ferro fugindo pelo mundo, Pepper Potts se torna a nova CEO das Indústrias Stark apenas para desativar toda a empresa, impedindo que Osborn tome controle de outras tecnologias. No processo, ela descobre uma sala secreta com um último presente de Tony Stark: a armadura Mark 1616, feita para a Pepper. Nasce a Resgate.


Tony é eventualmente encontrado por Osborn, que agora usa a identidade de Patriota de Ferro. Stark é praticamente espancado pelo vilão, o que é transmitido para todo o mundo com a ajuda da Pepper. Dessa forma a imagem de Osborn é abalada, enquanto Tony recupera um pouco da credibilidade.

No Brasil, o arco (chamado O Mais Procurado do Mundo) foi publicado entre as edições 37 e 40 da revista mensal Avante, Vingadores! e 1 a 8 de O Invencível Homem de Ferro.

Stark Resilient


Após os eventos de World’s Most Wanted, Tony Stark viu as Indústrias Stak falirem (mais uma vez), além de ter “apagado” do cérebro todos os acontecimentos dos cinco anos anteriores. Dessa forma, o ex-bilionário passa a tentar reorganizar a vida e cria uma nova empresa. Nesse meio tempo, ele arranja tempo para desenvolver uma nova armadura, a Mark 37, também conhecida como Bleeding Edge. Ela substituí a defasada Mark 30, ou Extremis.

Uma das grandes sacadas da nova armadura é que ela é “líquida”, podendo ser armazenada no próprio corpo de Tony Stark por conta das melhorias causadas pelo soro Extremis. É também nesse arco que Pepper ganha uma nova versão da armadura Resgate.


Enquanto isso, Justine e a filha Sasha lançam um novo herói mecânico, chamado Aço de Detroit. Apesar de se portarem como aliadas do governo, elas estão interessadas em vender a tecnologia Stark para quem pagar mais, incluindo terroristas do Paquistão.

Tony, claro, sabe dos planos das Hammer. Ele confronta Sasha, que também tem melhorias cibernéticas no corpo. Com a ajuda da Resgate, Sasha é derrotada, mas esse não era exatamente o plano dela.

Na luta final, que inclui um embate contra o Aço de Detroit e dróides que seguem baterias de armaduras, Tony Stark se sai vitorioso. O arco acaba com Sasha revelando ao Ezekiel Stane a identidade do pai dela: o Mandarim!

A Panini trouxe esta HQ para os gibis brasileiros entre as edições 14 e 22 de Homem de Ferro & Thor.

Fonte: Judão

Postar um comentário

0 Comentários