Logo criado por Jorge Luís

X-Men - Parte 2: A saga da Fênix


Em 1975 a superequipe sofreu uma grande mudança em sua formação, sendo acrescentados novos personagens nas histórias, uma equipe chamada de Novos Mutantes com a missão de resgatar a primeira classe da Ilha Viva de Krakoa. 

A história fez sucesso e os personagens foram incorporados no grupo. Agora os X-Men eram uma equipe formada por diferentes nações e culturas. 


Entre os Novos Mutantes estavam: Colossus, Noturno, Pássaro Trovejante, Tempestade, Wolverine, Banshee e Solaris. A equipe continuava sob a liderança do Ciclope mas três de seus integrantes originais se afastaram (Fera, Homem de Gelo e Anjo) aparecendo ocasionalmente.

Essa formação rendeu ótimas histórias que são guardadas com muito carinho nas estantes e memórias dos fãs.

A Saga da Fênix Negra

Em 1975 o escritor Len Wein tomava conta dos títulos dos X-Men e do Hulk e com o sucesso e aumento das vendas foi obrigado a escolher um só. Optou pela revista do gigante esmeralda deixando a outra nas mãos do seu então assistente Chris Claremont revolucionando as histórias dos mutantes. Começava ali um casamento de 17 anos. 

Em 1976 voltando de uma missão espacial a nave dos heróis passa por uma breve tempestade solar que, ao emitir radiação, desperta o máximo dos poderes de Jean como telepata e telecinética. Nesse momento Jean torna-se o ser mais poderoso do universo podendo criar e destruir planetas e até ressuscitar os mortos. Com os novos poderes adota o traje e a personalidade de Fênix.

Seu novo poder desperta o interesse de novos inimigos como o Clube do Inferno. Após uma série de acontecimentos o poder fica grande demais saindo do controle da Garota Marvel. 
A partir daí a ruiva transforma-se em uma ameaça para os próprios heróis aderindo a identidade de Fênix Negra. 


A saga durou dez meses na época e tem um desfecho impressionante. Com certeza está entre as melhores sagas dos mutantes. 
No Brasil foi publicada diversas vezes e pode ser encontrada em formato encadernado.

O encadernado tem 209 páginas pode ser encontrado por R$22,00. O preço é realmente muito bom pela qualidade da história. Investimento necessário para quem quer saber mais da mitologia dos X-Men. Vale lembrar que a saga é desenhada por John Byrne. Os desenhos e o texto são o tipo clássico de história que te prende do início ao fim, trazendo um desfecho inimaginável. Fênix Negra foi um marco para história dos quadrinhos servindo de transição para o início dos anos 80 e de enredos mais elaborados para um mercado que estava habituado com arcos pequenos e conclusão rápida. 

A partir daí começa o que eu considero os anos dourados dos X-Men, histórias que colocaram a equipe como maior título da Marvel em vendas e popularidade durante muito tempo.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, muito legal o post. Me ajudou a encontrar essa saga, que pretendo comprar em breve. Será que você poderia me dar uma dica? Eu gostaria de colecionar outros 2 arcos dos X-Men: o do Apocalipse - não A Era do Apocalipse, em que o Charles morreu, mas a primeira vez que o vilão enfrenta os X-Men, querendo transformar o Homo Sapiens em Superior. E também a saga "Dias de Um Futuro Esquecido". Algumas dessas sagas foram lançadas novamente no Brasil? Se não, onde posso encontrar qualquer uma delas? Não sei nem mesmo como encontrar a do Apocalipse. Obrigado desde já e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Obrigado pelo comentário. Bem, quanto ao arco Dias de um Futuro Esquecido, foi lançado no Brasil apenas a edição X-Men Especial #2 pela Abril, além de Superaventuras Marvel 45 e 46. Ainda dá para encontrar em sebos. Se você lê em inglês, tem o encadernado (http://www.amazon.com/X-Men-Days-Future-Chris-Claremont/dp/0785164537/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1382945498&sr=8-1&keywords=days+of+future+past). Quanto ao Apocalipse é um pouco mais complicado, já que ele participou de várias sagas dos X-Men antes de Era do Apocalipse propriamente dito, e aparecia muito nas histórias do X-Factor original (aquele formado pelo Ciclope nos anos 80). Vou pesquisar mais e caso eu descubra, te aviso ok? Se você tiver mais informações, me avise. Continue a nos prestigiar com sua presença. O blog é atualizado diariamente!

      Excluir