Logo criado por Jorge Luís

Planeta Resenha Marvel: Demolidor: Superando medos

Depois da surra que levou de Ikari (vide Demolidor Vol. 4), Matt vê sua vida entrar numa espiral de paranoia e medo. E, além disso, começa a etapa mais pesada do tratamento de Foggy Nelson contra o câncer. Seria a volta aos tempos mais amargurados do herói? Não se depender de Mark Waid!


Waid, Chris Samnee e Javier Rodriguez entregam, mais uma vez, um trabalho surpreendente. Já estamos no quinto encadernado (equivalente aos números 26 a 30 da revista norte-americana) e o ritmo não sofre qualquer alteração. De fato, uma das melhores revistas do gênero.

Basicamente, a história se desdobra em três partes nesse encadernado. Na primeira parte, decorrência do final da anterior, Matt entra em estado de pânico, principalmente ao ver que seu adversário zombar de seu pavor com jogos mentais. Matt entra em tamanho pânico que quase esquece de acompanhar a sessão de quimioterapia. E cabe a Foggy Nelson restabelecer a coragem de Murdock. Com ajuda de Nelson, o Demolidor obtém a identidade de seu perseguidor. O Mercenário está de volta!


"Está de volta" é apenas a força de expressão. Outrora maior assassino da Casa das Ideias agora está completamente inválido, em razão dos eventos da saga "Terra das Sombras", necessitando da ajuda de Ikari e da Mercenária para sobreviver. Com isso, seu único foco é a destruição de Murdock e seus amigos. 

Ao final da luta de Matt contra Ikari e a Mercenária (com a vitória do Demolidor, obviamente), o Mercenário também perde o único sentido que lhe restava, a visão.  O maior assassino da Marvel está preso em seu próprio corpo (por quanto tempo? Isso somente os editores podem responder). 

Ainda relacionada a essa primeira parte, temos uma breve história focada em Foggy Nelson e seu tratamento contra o câncer, com uma participação muito especial do Homem de Ferro.

Na segunda parte,  Matt faz uma breve viagem ao passado ao receber a visita de um colega da época de escola, colega este responsável pelas humilhações que Matt Murdock sofria no colégio. Interessante como Waid coloca um ponto até de certo modo bastante explorado em outra perspectiva.


Mas Hacket não veio apenas relembrar os tempos de criança. Hackett precisa dos serviços de Matt Murdock como advogado para propor uma ação de reparação civil contra o Estado por prisão indevida, em razão do passado de Hackett com a organização terrorista Filhos da Serpente. Matt acaba aceitando o caso, nos moldes como já tem feito com os outros clientes.

E a coisa caminha até que de forma normal. Até o juiz sacar uma arma e atirar em Hackett. Matt fica praticamente sem reação, mas logo consegue entender: Os Filhos da Serpente se infiltraram em toda a estrutura do Poder Judiciário, de modo a terem controle sob uma parcela do Estado. E a situação de Matt só piora ao descobrir que há uma bomba no fórum. 

Mais uma vez o Demolidor consegue evitar o pior e prender os membros da organização terrorista infiltrados no Judiciário da Cidade de Nova Iorque.  Hackett sobrevive, para servir ao novo problema do Demolidor: Localizar e limpar as instituições públicas dominadas pelos Filhos da Serpente.

Na última parte, uma história que reúne dois personagens muito, mas muito diferentes: Demolidor e Surfista Prateado no encalço de um bandido cósmico. Paralelamente, Matt terá que lidar com sua nova sócia, a elétrica Kristen MacDuffie, já que resolveu sair da promotoria.


Como bônus, a Panini incluiu duas histórias publicadas na revista Daredevil Black And White. Na primeira, Matt tem uma oportunidade de enxergar novamente e pensa nos desdobramento dessa escolha. Na segunda, o foco passa ser Wilson Fisk, mostrando como lida com seus problemas no mundo dos "negócios".

É meio batido dizer, mas é sempre bom ressaltar um bom trabalho quando o vemos. E mais uma vez, a Panini está de parabéns ao manter, com certa regularidade, a publicação de uma das melhores revistas da atualidade, além do formato escolhido.


Demolidor Vol. 05, assim como os outros, mantém o bom nível dos outros encadernados. No aguardo do próximo encadernado da revista.

Por Rafael Felga

Fonte: Universo Marvel 616

Postar um comentário

0 Comentários