Logo criado por Jorge Luís

SUPERMAN DE GRANT MORRISON (PARTE 3 DE 3)

Muito bem, Fiéis Leitores, Finalmente chegamos à parte final de nossa série de textos sobre a fase marcante de Grant Morrison à frente da principal revista do Superman nos Novos 52, Action Comics. Como eu prometi e como era de se esperar, o escocês maluco abriu definitivamente as portas da sua imaginação e destilou todas as suas ideias malucas, tanto em questão de conceitos quanto de execução.

AC_Cv13_R1

Neste seu último arco, Morrison trouxe à tona todas as ideias que inseriu calmamente durante as edições que comandou, desde a número 01. Tal atitude presta tributo à genialidade do escriba, mas também pode virar de cabeça para baixo a cabeça do leitor menos atento.

Sem qualquer pudor, Morrison apresenta as ideias mais surreais. Desde uma nova abordagem sobre a zona fantasma e seu ilustre habitante resgatado, Kriypto, até uma completa revitalização da 5ª Dimensão e seus personagens de nomes tão marcantes e tão difíceis de lembrar. Tal repaginada serve como uma luva já que todas as ameaças bizarras que Morrison inventou acabam se mostrando frutos da quinta dimensão e seu novo vilão que odeia o Superman por uma série de motivos muito especiais.

Finalmente presenciamos toda a extensão (pra poder perceber todos os seus poderes, na verdade precisaríamos enxergar em cinco dimensões, mas tudo bem) dos poderes do novo vilão demoníaco enquanto ele ataca Kal-El em três épocas diferentes, traz vilões de terras paralelas para enfrentar o Azulão, joga todo um exército de parasitas em formas de anjos em rota de colisão com a Terra, libera toda a fúria de seu exército anti-superman, e colapsa linhas temporais inteiras sobre a cabeça de nosso grande herói.

2597057-ac_15

Superman – No Fim Dos Dias (at the end of days) é um arco recheado de conceitos difíceis, reviravoltas mirabolantes e eventos que parecem não ter sentido nenhum, mas é muito gratificante chegar ao fim da leitura para encontrar um sentido em tudo que aconteceu. Aqui surge a única crítica ao arco: ele é completamente inacessível para quem não esteve presente desde no mínimo a quinta edição das revistas que Morrison escreveu. Levando em conta que a ideia dos N52 era justamente atrair leitores novos, colocar uma história assim tão cedo (Morrison ficou até a edição 18) pode ser considerado um tiro no próprio pé por parte da editora.
Mas para aqueles que acompanharam tudo, creio que o resultado foi muito gratificante. É muito bom ver Morrison trabalhar seus conceitos sobre o poder que grandes ideias possuem usando o Superman como vetor. 

Por mais desencontrada que sua narrativa seja, vale a pena ler e montar um mosaico em nossas imaginações. Eu poderia falar também sobre a arte estonteante de Rags Morales, que conseguiu manter sua qualidade de maneira digna, apesar de precisar de alguns ajudantes ao longo do caminho. Mas em questão de visual, o mais notável dessas últimas edições é, sem sombra de dúvidas, as cores! A equipe de Brad Anderson, Jordie Bellaire, Jay David Ramos e Gabe Eltaeb, segurou as pontas e é muito graças a esses artistas que momentos que poderiam ser muito visualmente confusos não foram; ao contrário, os quatro coloristas entregaram um trabalho de encher os olhos e que ajudou muito a contar a história.

2740832-action_15_thegroup_002

É uma pena que esta preciosa fase do escocês na vida do azulão foi tão prontamente esquecida pelo editorial. Sem nenhuma explicação, em poucas edições a antiga diferença de idade entre Clark e Jimmy já estava de volta, derrubando os personagens à sua antiga forma. Krypto também foi completamente esquecido, não fazendo qualquer aparição depois de ser resgatado do limbo por Morrison. Enquanto sua passagem de sete anos na vida do Cavaleiro das Trevas gera frutos até hoje, as 18 edições que Morrison escreveu para Action Comics nos N52 parecem nunca ter acontecido. Prova de como a editora estava perdida em seus primeiros meses de Novos 52, também evidenciada aqui e aqui.

Concluindo, não posso deixar de citar outra coisa muito interessante que ocorreu durante as 18 edições comandadas por Morrison: as histórias backup. Assim chamamos aquelas histórias que são publicadas junto com as principais, na mesma edição, mas possuem aproximadamente oito páginas apenas e contam histórias curtinhas sobre um personagem diferente ou sobre uma história secundária. Histórias backup viraram moda em tempos recentes, toda a história do Shazam nos N52 até agora foi contada em histórias backup da Liga da Justiça. As histórias Backup das 18 primeiras edições de Action Comics são comandadas pelo prestigiado Sholly Fisch, escritor muito querido por Grant Morrison que pediu pessoalmente a presença do colega.

Fisch usou muito bem o espaço que teve para desenvolver personagens que não teriam espaço na história principal, tas como Aço, Homem de Kryptonita, o casal Kent, dentre muitos outros. Fisch procurou sempre carregar o lado emocional de suas histórias e conseguiu muito bem fazer com que os leitores criassem simpatia pelos personagens que desenvolveu. Parte muito importante no run de Morrison em Action Comics, sem dúvidas.

Superman_num16_okBR

Depois que Morrison encerrou sua passagem pelo título, a verdade é que o personagem afundou numa espiral de escritores ruins e falta de planejamento. Não, nem Superman Unchained pode ser considerada uma boa história ou mesmo que tenha resgatado o personagem de seu martírio e Superman amargou assim quase dois anos de histórias ilegíveis em seus dois títulos principais. Apenas com a nova fase iniciada recentemente em terras do Tim Sam, capitaneada por Geoff Johns John Romita Jr parece que o Azulão voltará a seus dias de glória.

Por Gabriel Fraga

Fonte: Quadrinhos em Questão

Postar um comentário

2 Comentários

  1. o Super tá de Quatro e o Bode vermelho tá com 4 olhos no "lombo" do Kriptoniano?!! e o cara Vermelho ainda tá "adestrando" um Cachorro com correntes Verdes de um Lanterna ( gostei dos desenhos!!) pelo amor de Jack Kirby!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aqui que as coisas começam a ficar mais complicadas, no estilo Morrison de escrever, mas eu gostei (depois de ler duas vezes).

      Excluir