Logo criado por Jorge Luís

Opinião do Planeta Especial: Novos 52 - Parte 8

O Planeta continua a mostrar sua opinião sobre mais alguns títulos dos Novos 52. Essa é a Parte 8, e está relacionada com as sagas e arcos longos.


1. Vilania Eterna
Podemos considerar Vilania Eterna como a primeira megassaga dos Novos 52, já que Noite das Corujas, Trono da Atlântida, Saga da Podridão, Guerra da Trindade, etc. foram mais contidas, como se fossem crossovers entre títulos limitados. Vilania Eterna continua onde Guerra da Trindade acabou, ou seja, com a invasão do Sindicato de Crime da Terra-3, na terra principal. O Sindicato do Crime é uma versão maligna da Liga da Justiça, e vieram até a nossa realidade porque a terra deles foi destruída. Mas, longe de apenas buscar refúgio, os vilões querem dominar a humanidade, contando com o apoio (forçado diga-se de passagem) dos vilões de nossa terra.

Com a Liga da Justiça derrotada, cabe a Lex Luthor e alguns outros vilões que não concordaram com a dominação do Sindicato, libertarem a terra e derrotarem os vilões.

A trama é simples assim, mas foi bem desenvolvido, principalmente na interação conturbada entre os membros do Sindicato, os vilões que se juntaram ao lado de Luthor (incluindo uma excelente construção entre Luthor, Bizarro e Capitão Frio), até o grande desfecho que muda o status quo de Dick Grayson.

Como já disse, trama simples, mas com qualidade e algumas cenas bem marcantes.
Recomendado.

2. Vilania Eterna – Rebelião da Galeria de Vilões
Com o Capitão Frio ajudando Lex Luthor a livrar o mundo do Sindicato do Crime, cabe aos outros integrantes sobreviverem em meio ao caos. Por se recusarem a ficar ao lado do Sindicato, a Galeria passa a ser perseguida por outros vilões.
A Galeria está em grande forma, deixando bem claro seu código de conduta de não matar, e a grande amizade que existe entre eles.
Altamente recomendado.

3. Vilania Eterna – Guerra Arkham
O Sindicato do Crime derrota a Liga da Justiça, e como uma das consequências, Gotham se torna um caos, dominado por vilões que fugiram do Arkham e são liderados pelo Espantalho (obrigado pela correção ANT).
Por outro lado, Bane chega à Gotham para tomar a cidade. Os dois lados entram em conflito direto, e a história tem muita ação.
Além disso, é possível acompanhar o Comissário Gordon a mais alguns policiais tentando sobreviver no meio de todo esse tumulto.
Mesmo assim, algumas coisas me incomodaram nesse tié-in, como alguns erros de continuidade, principalmente de uma edição para outra, e também achei que, por ter muitos personagens, alguns ficaram em segundo, ou até terceiro plano, praticamente só “fazendo volume” na história.
Recomendado, mas com ressalvas.

4. Vilania Eterna – ARGUS
A história é focada em Steve Trevor, que sobreviveu à invasão do Sindicato do Crime, e está tentando recuperar alguns recursos da ARGUS para tentar “salvar o dia”.
No ;ínterim, Trevor acaba resgatando o presidente dos EUA, enfrenta o Exterminador, Doutor Luz e Mulher-Leopardo. Nada de tão brilhante assim.
Não recomendado.

5. Batman Eterno
Saga semanal bem controversa. Alguns gostaram na mesma medida que outros odiaram.
Basicamente são 52 edições para resolver uma trama – bem elaborada até – e com algumas reviravoltas, principalmente sobre quem é o responsável por trás de todo o caos trazido à Gotham City.
O plano inclui atacar o Batman em todas as suas variáveis, como desacreditar Gordon, atacar Alfred, derrubar Bruce Wayne, por meio de suas indústrias a muitas outras coisas. Por se tratar de uma história muito longa, não teria como detalhar tudo.
No geral, achei a história tão inconstante quando os desenhos – algumas edições foram muito bem desenhadas, por exemplo, pelo Jason Fabok, enquanto outras foram lastimáveis.
Recomendado, mas com ressalvas.

6. Novos 52 – Fim dos Tempos
Outra saga semanal com 48 edições que mostra um futuro “alternativo” para os Novos 52, cinco anos depois do nosso presente.
Uns trinta e cinco anos no futuro, o grande inimigo da humanidade é o Irmão Olho, e Terry McGinnis, o Batman do Futuro é enviado ao passado para tentar impedir alguns acontecimentos que levariam a ascensão do Olho. O problema é que McGinnis retorna com cinco anos de atraso e já é tarde demais.
A saga é focada em personagens menos conhecidos, ou de menos expressão e acho interessante ver o desenvolvimento de personagens assim.
Mesmo assim, o fato de ser longo demais, faz com que certas situações ou acontecimentos acabem se tornando muito cansativo de acompanhar.
Recomendado, mas com ressalvas.

7. Terra 2 – Fim do Mundo
Mais uma saga semana, agora com 26 edições, agora, dedicada à Terra 2.
Na série regular de Terra 2, ficamos sabendo que seus três principais heróis – Superman, Mulher-Maravilha e Batman – foram mortos durante a invasão de Darkseid.
Depois disso, uma nova geração de heróis começa a aparecer para defender essa terra, e nessa saga semanal, vemos um pouco mais desse mundo sendo explorado, enquanto tentam deter (ou sobreviver) à fúria dos ataques de Apokolips.
Achei que com o lançamento dessa série, a revista mensal ficou meio dispensável, mas essa saga é muito boa, dando um ar de desespero e urgência, uma verdadeira luta pela sobrevivência, com muita, muita ação.
Recomendado.

Por enquanto é isso. Na próxima semana, fiquem de olho na conclusão dessa série especial sobre os Novos 52, onde darei minha opinião sobre os lançamentos mais recentes.


Por Roger

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Vamos lá:
    Vilania Eterna:Realmente bem simples mas eu curti bastante, talvez pelo fato de ter o Luthor.Achei aquela ideia de fazer uma edição de cada revista focada em um vilão(Embora a qualidade delas seja muito variável valeu a intenção).E a cena do Capitão Frio lutando com o Jony Quick vai ficar marcada na minha memoria.

    Rebelião da Galeria:Concordo com tudo que você disse.

    Guerra do Arkham: Valia mais pela ideia. Mas foi apesar de meio fraca divertida.Só uma correção os comandantes dos times de vilões são o Espantalho e o Bane e não o Pinguim e o Bane.

    Argus:Concordo com o que você falou.

    Batman Eterno:Concordo também.Um destaque é o final(Quando o Batman fica preso no Batsinal) que eu achei bem interessante.

    Fim dos Tempos:Não li

    Fim do Mundo:Não li

    Ps:No aguardo da parte 9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cena do Capitão Frio contra o Quick foi uma das marcantes para mim também, além da relação que o Luthor criou com o Bizarrro.
      Guerra do Arkham: valeu pela correção ANT, vou corrigir no post também!
      Embora sejam muitas edições, se der um tempinho, dá uma chance para Fim dos Tempos e Fim do Mundo.
      Valeu, aguarde que já está quase pronto! Falta eu ler Sexteto Secreto e Academia Gotham, o resto já li...ufa!

      Excluir
  2. Leio vários e vários quadrinhos toda semana.
    Percebi que eu tenho um gosto bastante diferente do pessoal daqui.

    Vilania Eterna eu achei simplesmente fabuloso, uma das melhores sagas que já li na DC!! A linha de narração é incrível, encanta e surpreende o leitor a todo momento. Geoff Johns é um verdadeiro mestre, e o melhor da DC.

    Rebelião da Galeira de Vilões eu achei simplesmente.... lamentável! Putz... nem aguentei ler até o final. Um verdadeiro lixo.

    Fim dos Tempos li só o começo. Por enquanto está bem normalzinho... não cheira nem fede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua opinião Thales! Sempre é bem-vinda! Na verdade gosto de saber opiniões variadas, para ver um ponto de vista diferente. De repente até me faz mudar de ideia.
      Fico contente de saber que você lê vários quadrinhos toda semana (somos dois então). Atualmente ainda continuo numa maratona de ler tudo sobre os Novos 52 para postar os especiais do Opinião do Planeta, e pretendo terminar na semana que vem. Mas também leio várias coisas, no geral, só Marvel e DC, que são minhas paixões já há mais de 30 anos.
      Uma pena que você não gostou da Galeria, eu gostei bastante, principalmente na forma como o roteirista trabalhou a interação entre eles.
      Por favor, volte mais vezes e deixe suas opiniões onde você desejar. Gostaria muito de saber!
      Só para esclarecer, normalmente o blog apenas compila artigos de outros sites, e não reflete necessariamente minhas opiniões pessoais. Porém, quando você encontrar post creditados com "Por Roger", pode ter a certeza de que se trata da minha própria opinião (o dono do blog...rs).

      Excluir
    2. Olá Roger. Eu gosto pra caramba deste blog, visito diariamente. Você faz um ótimo trabalho por aqui, parabéns :). Vou deixar mais vezes minhas impressões nos comentários sim, obrigado pelo incentivo ;). Leio bastante quadrinhos, mas acho que não tantos quanto você... não li toodos dos Novos 52. No começo eu lia todos, mas depois fui enjoando, e agora mantenho apenas as séries que mais me agradam, como Liga da Justiça, todas do Batman e as sagas especiais que eventualmente aparecem (como Vilania Eterna e agora Fim dos Tempos). Atualmente estou lendo mais conteúdo da Marvel, apesar de eu ser mais fã da DC... bom, na verdade eu sou mais fã da empresa que possui a melhor equipe de escritores, e como os escritores estão sempre sendo trocados, minha preferência por Marvel e DC também sempre varia. Atualmente eu aprecio mais o trabalho do Geoff Johns e do Scott Snyder. Na Marvel, aprecio mais o Brian Michael Bendis e o Jason Aaron. Normalmente não leio revistas por causa dos heróis que vão estar nela, mas sim por causa dos escritores que a escreveram.

      Excluir
    3. Interessante, eu sou 55% DC e 45% Marvel!
      Também gosto dos 4 roteiristas que você mencionou. O Geoff Johns deixa transparecer toda a sua paixão e bagagem sobre o universo DC; o Snyder tem uma veia um pouco mais pro independente, o que às vezes, o leva para rumos bem radicais; o Bendis é mestre na narrativa e bons diálogos; o Aaron eu gosto por mesclar bem o humor com momentos impactantes e dramáticos.
      Recentemente, tem me chamado a atenção o Charles Soule, que também consegue mesclar humor e ação, mesmo com histórias simples e diretas, mas com bons diálogos.
      Obrigado pelos elogios sinceros! Só de saber que você passa por aqui todos os dias, me dá um incentivo extra para continuar com o trabalho.
      Você tem algum blog?

      Excluir
    4. O Geoff Johns me encantou com a passagem dele pelo Lanterna Verde... tudo que ele escreveu nos Novos 52 eu achei simplesmente espetacular!! A despedida dele no Lanterna Verde foi algo totalmente épico!!
      Charles Soule? Hm... acho que não cheguei a topar com nenhuma das histórias dele. Um cara que me chama atenção pra caramba é o Mark Millar!! Acho simplesmente sensacional as histórias dele!! O Velho Logan, Superman Entre a Foice e o Martelo, e agora tudo que ele está escrevendo para o Millar World. Para mim, ele é o maior mago dos quadrinhos!
      Eu TINHA um blog, há uns 5 ou 6 anos atrás. Era um blog de humor, sobre tirinhas que eu mesmo fazia no photoshop. Eu me divertida bastante com o blog, fazia postagens regulares, tinha parceria com diversos outros blogs, e recebia algo próximo de umas 100 visitas por dia. Acabei abandonando ele por falta de tempo mesmo... mas foi uma época tão boa que, mesmo hoje em dia, eu vivo pensando em criar algo do gênero novamente. Eu sou apaixonado por criar histórias (meu blog era basicamente isso... histórias que eu criava, mas através de imagens, quase como uma hq), gosto muito de escrever, inventar universos malucos, usar a imaginação ao máximo... enfim, esse é apenas um efeito colateral por derreter meu cérebro tantos anos seguidos lendo quadrinhos regularmente kkkk

      Excluir
    5. O Charles Soule andou escrevendo muitos títulos ao mesmo tempo - Thunderbolts (com Hulk Vermelho), Inumanos, Mulher-Hulk, Morte do Wolverine (esse achei o trabalho mais fraco), Lanternas Vermelhos, Superman e Mulher-Maravilha, Monstro do Pântano. Gostei de todo esse material, com exceção da que eu citei anteriormente.
      Mark Millar também é um dos top atualmente. Guerra Civil, por exemplo, foi meu retorno às HQs da Marvel, depois de ficar uns dez anos afastado, e foi o suficiente para saber que eu deveria recomeçar minhas leituras.Tudo bem que, meu recomeço pela DC foi Crise de Identidade, mais ou menos na mesma época (fica fácil de saber porque fui motivado a voltar a ler novamente...rs) Não li nada da Millar World ainda. Preciso separar um tempinho e ler algo que seja fora da Marvel/DC. Valeu pela dica!
      Puxa, que pena que o fator tempo te impediu de continuar com seu trabalho (ou hobby). Quem sabe você não volta com mais um blog futuramente? Já terá um seguidor!!...kkk, e fico na torcida!
      De qualquer forma, obrigado por compartilhar um pouco sobre suas experiências de vida.

      Excluir
    6. Não gostei nem um pouco do Thunderbolts na Nova Marvel. Na verdade, o único momento que gostei pra caramba dos Thunderbolts foi qnd a série foi escrita pelo genial Warren Ellis! Você leu Supremos do Mark Millar, né? Leitura totalmente obrigatória pra qualquer fã da Marvel!!

      Poxa cara... não se limite apenas aos universos Marvel e DC, existe muito mais brilho nos multiversos dos quadrinhos! The Authority, por exemplo, criado pelo Warre Ellis e depois continuada pelo Mark Millar, é algo simplesmente fabuloso!! O Invencível, O Ladrão dos Ladrões e Walking Dead, todo do Robert Kirkman, são de deixar o cabelo em pé de tão bons! Fábulas do Bill Willingham, uma das minhas graphic novels favoritas!!! Liga Extraordinária do Alan Moore, simplesmente sensacional!! E, é claro, eu não poderia deixar de citar o tão aclamado Sandman, do Neil Gaiman, considerado a melhor obra de quadrinhos de todos os tempos!!

      Bom, eu pretendo voltar à vida de blogueiro agora em julho, nas férias... quem sabe né kkkk. Se tudo der certo, eu te dou uma aviso pra me dar uma visitada no meu novo blog ;) !! Vlw

      Excluir
    7. Uma pena você não ter gostado da nova série dos Thunderbolts. Ela começou meio fraca, mas achei que melhorou quando o Charles Soule assumiu os roteiros. Sim, já li os Supremos (os dois volumes escritos pelo Mark Milar) e acho uma das melhores coisas já escritas em termos de versões mais atualizadas do universo Ultimate. Faz poucos meses que eu reli pela segunda vez o primeiro volume, e estou para reler o segundo.

      OK, vou procurar expandir sim. E valeu pelas dicas! vou colocar nas minha lista de prioridades. Também ouço falar bem sobre uma série chamada Saga. O Walking Dead comecei a ler depois que vi a série, mas acabei não gostando muito. Inclusive até acabei parando de ver a série. Acho que não consegui perceber o "algo a mais" que os fãs conseguem. Authority, Invencível, Liga Extraordinária e Sandman sempre são elogiados. Serão minhas próximas incursões fora do planeta Marvel/DC...kkk.

      Fico feliz de saber que você pretende retornar. Com certeza, me avisa, que eu já adiciono sou blog na minha lista de parceiros.
      Boa sorte nessa nova empreitada e que dê tudo certo!

      Excluir