Logo criado por Jorge Luís

Planeta MEGABLOG Clássicos: Justiceiro – Círculo de Sangue (1986) [ATUALIZADO]

(ATUALIZADOEsse arco foi lançado pela coleção Os Maiores Heróis da Marvel pela Editora Salvat, edição #24, R$ 36,99.



Depois de alguns aparecimentos esporádicos nas histórias do Homem-Aranha e da boa receptividade, chegou a hora do Justiceiro ganhar sua primeira minissérie solo em cinco partes, escrito por Steven Grant e desenhado por Mike Zeck e Jo Duffy.


Frank Castle está de volta à prisão da Ilha Ryker, mas dessa vez, para descobrir quem o envenenou e o torturou da última vez que esteve ali. Ele descobre o responsável, o vilão Retalho, que estava trabalhando para Don Cervello, o chefão que dominava toda a prisão. Cervello planejou uma fuga em massa da prisão, mas o plano foi frustrado por Castle, que recebe a oportunidade de voltar à ativa como o Justiceiro e acabar com o crime organizado, mas sob uma condição – ele teria de trabalhar para o Cartel, uma organização clandestina formada por várias pessoas de círculos sociais diferentes com o único objetivo de resolver as falhas da lei.

Um dos primeiros planos foi simular a morte de Wilson Fisk e dar início a uma guerra de gangues do crime organizado. Porém, o plano não dá certo e muitas pessoas inocentes são vítimas do fogo cruzado.

Castle tenta um cessa fogo entre as gangues para parar com a perda de inocentes, mas acaba descobrindo um intrincado jogo de traição elaborado pelo próprio Cartel. A organização queria que o Justiceiro se juntasse a eles, mas Castle estava relutante, e acabou caindo em sua armadilha para atraí-lo.

Castle descobre a trama do cartel liderado por um suposto aliado – Alaric e sua namorada, Ângela, que também traiu Frank. O Justiceiro descobre e invade o QG do Cartel para deter Alaric e acabar com essa organização obscura.


Uma estreia sensacional num título solo do Justiceiro. Um verdadeiro roteiro que tem tudo para dar certo num filme, ou até seriado do anti-herói. Aqui vemos o Justiceiro registrando todas as suas missões em seu famoso Diário de Guerra, e também um atormentado e indeciso Frank Castle que contrasta com o determinado e frio matador de criminosos. Numa certa hora ele chega a se indagar o que deve fazer para parar com o crime, já que conforme ele mesmo pensa: “Um guerra que nunca vou vencer. Um chefão do crime morre, outro toma o seu lugar. Nada muda. Nada”. Uma clara alusão ao título do arco – Círculo de Sangue.

Aliás, o título é repetidas vezes relacionado a algum momento da história pelo próprio Justiceiro e isso fica bem claro na cena final, quando Tony Massera, filho de um ex-mafioso que foi morto por Castle tenta vingar a morte de seu pai, embora ele realmente não desejasse fazer isso, apenas queria levar uma vida em paz e longe do crime e da violência – um círculo de sangue que parece nunca ter fim.

Vale a pena citar a primeira edição que é dedicada exclusivamente à fuga da prisão, que foi retratada de forma primorosa, com várias reviravoltas e muita ação.


Os desenhos de Mike Zeck são de um realismo que destaca principalmente as cenas de luta e as reações dos personagens. Pena que ele foi substituído (não sei a razão) por Jo Duffy justamente na última parte do arco.

Um clássico imperdível, uma leitura obrigatória para todos que gostam do Justiceiro, ou até para quem tem apenas curiosidade de conhecer o personagem e não sabe por onde começar.

Por Roger




Postar um comentário

12 Comentários

  1. Justiceiro é fácil um dos melhores personagens da Marvel. Era um dos que tinha as melhores hqs antigamente, junto com o Homem Aranha, o Capitão America, o Thor e Motoqueiro Fantasma(Tinha outros mas esses eram o que eu lia mais.
    Não lembro desse arco, acho que não li(embora a ultima capa que o sr colocou seja bem familiar) mas certamente parece bem interessante.
    Excelente post como sempre Roger.
    Ps:Dessa vez eu postei primeiro, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro título solo dele. Praticamente nesse arco pode se encontrar os principais elementos que fazem parte da mitologia dele até hoje, como o seu Diário de Guerra, etc.
      Dá pra ler online aqui:
      http://hqcomicsonline.com.br/perfil/o-justiceiro-v1
      Ps: Sem problema, estamos juntos nessa!..rs.
      Obrigado pela força sempre!

      Excluir
  2. Um dos melhores momentos do Justiceiro nas HQs, arte e argumentos excelentes. Se fosse adaptado em longa metragem para o cinema, daria um ótimo filme. Mike Zeck é um dos meus desenhistas preferidos dos anos 80 e 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estava relendo esse arco para escrever esse post, também pensei a mesma coisa. Já existe um roteiro prontinho para um filmaço do Justiceiro. Um desperdício nesse sentido.
      Interessante que na época que eu comprava os formatinhos, ainda nos anos 80, não gostava muito dos traços do Mike Zeck. Me lembro dele no Mestre do Kung Fu, mas eu gostava mais do Paul Gulacy.
      Hoje em dia, com um senso crítico um pouquinho melhor (eu acho) gosto muito dos traços do Zeck. Consigo apreciar os detalhes de seus desenhos realistas.

      Excluir
  3. Quando eu vi a capa, com a arte de Tim Bradstreet, senti uma empolgação a ponto de parar a rotação da Terra para pegar esse encadernado. Mas logo depois vi, que não é o material do Ennis, que os caras tão emulando a Editora Abril com as capas enganosas, deu um aperto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, as capas do Bradstreet são marcas características da fase do Justiceiro Max. De qualquer forma, se você tiver a oportunidade, não deixe de ler esse arco. É fechado e foi o primeiro solo do Justiceiro. Aqui foram lançadas as bases para tudo o que foi feito e desenvolvido futuramente. Mais uma obra à frente de seu tempo, nos anos 80.

      Excluir
    2. Vou ler pela curiosidade, eu gostava também, não como o Max, mas gostava daquele material do Justiceiro publicado nos anos 90 em Super Aventuras Marvel da Abril, sabe dizer a qual título americano corresponde tudo aquilo?

      Excluir
    3. As histórias do Justiceiro publicadas em Superaventuras Marvel foram retiradas dos seguintes títulos americanos: The Punisher (1987~); The Punisher - War Journal (1988~) e com o tempo também o The Punisher - War Zone (1992~). Pretendo fazer uma maratona de leitura dessa série futuramente. Se você tiver esse material para leitura online, ficarei agradecido.

      Excluir
    4. Esse material, quem tinha era o Sr. Elton, do extinto blog "Sam". Ele tinha escaneado a maioria das Super Aventuras Marvel, acho que o material do Justiceiro antigo, separado, o Sr não vai encontrar traduzido. Eu tenho salvo no meu hd o do Motoqueiro Fantasma, quando era desenhado pelo Mark Texeira, mesmo assim são só 30 edições, se não me engano.

      Excluir
    5. Eu tenho algumas edições no HD na época em que ainda dava para baixar algumas coisa. Vou começar a ler assim mesmo.

      Excluir
  4. Poooooooooo, esse eu peguei, só tive tempo de ler aquela c/ Chacal e devolvi p/ biblioteca pq tinha dado a deadline. Agora que vc flw q é tão legal vou procurar pegar de novo logo que puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho essa minissérie uma excelente oportunidade de conhecer a verdadeira essência do Justiceiro. Está tudo lá - conflito psicológico, brutalidade, reviravoltas e até um final que não foi feito como uma saída fácil.

      Excluir