Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: O Incrível Hulk #1-6 (1962)

Planeta analisa as edições #1-6 da revista O Incrível Hulk lançadas entre maio de 1962 a março de 1963 por Stan Lee e Jack Kirby.



Edição #1: A origem do Hulk, quando o Dr. Bruce Banner é atingido pelo seu próprio experimento – os raios Gama – ao salvar um jovem, Rick Jones. O garoto, sem família e agradecido resolve seguir Bruce para tentar ajudá-lo. O Hulk enfrenta seu primeiro inimigo, o Gárgula. Personagens importantes da mitologia do Hulk como o General Ross, sua filha Betty e Rick Jones já aparecem na primeira edição, e Banner se transforma no Hulk somente quando anoitece, e é cinza.

Edição #2: A ameaça dos Homens-Sapo que planejam invadir a Terra atacando a Lua com seus poderes magnéticos. Banner consegue expulsar os alienígenas utilizando a tecnologia dos raios Gama. Hulk é pintado de verde.

Edição #3: Enquanto não encontra uma “cura”, banner construiu uma câmara resistente para prender o Hulk à noite, contando com a ajuda de Rick. O General Thunderbolt Ross arma um plano e envia o Hulk para ser exilado no espaço, mas o monstro verde é exposto a estranhos raios e mesmo durante o dia ainda mantém sua forma grotesca. O Mestre do Picadeiro hipnotiza seus espectadores e os assalta, mas acaba escapando. Rick e Hulk formam um elo especial depois da viagem ao espaço.

Edição #4: Usando a tecnologia deixada pelo Dr. Banner, Rick consegue reverter a forma do Hulk no cientista novamente. Depois disso, Bruce programa sua máquina para que ele consiga se transformar no Hulk quando desejar e ainda manter o próprio intelecto.

Edição #5: O General Ross continua sua incansável caçada ao Hulk à medida que o amor de Betty por Banner aumenta, mesmo sem o conhecimento do cientista. Nas profundezas, Tyrannus, um antigo inimigo de Merlin sobreviveu ao tempo e quer usar o poderoso Hulk para seus planos de conquista. Em outra história, Hulk e Rick vão até a China enfrentar o conquistador General Fang.

Edição #6: A cada transformação em Hulk, Banner se torna mais selvagem e irracional, e é finalmente capturado pelo exército. Sentindo-se abandonado, Rick e seus amigos formam a Brigada Jovem com o intuito de ajudar o mundo. Os jovens têm sua grande oportunidade ao ajudar o Hulk a derrotar o poderoso Mestre dos Metais.


Os primórdios do gigante esmeralda (que na primeira edição era cinza). Logo de início vemos os fatores motivacionais que levaram Rick a estar sempre junto do Dr. Banner, ou seja, gratidão por ser salvo da explosão e também o fato dele ser órfão e sentir a necessidade de autoafirmação. Betty Ross ainda trazia as características com que as mulheres eram retratadas na época (até Sue Storm era retarada de forma similar no Quarteto Fantástico), porém seu pai, o General Thunderbolt Ross já mostrava sua insatisfação para com Banner e principalmente sua obsessão em capturar o Hulk. O monstro ainda tinha poderes “limitados” e podia ser derrotado com certa facilidade, chegando a ficar inconsciente às vezes. Os vilões era bem genéricos e nem sempre era derrotados pelo poder bruto do Hulk, como por exemplo, na ocasião em que a genialidade de Banner o ajudou a derrotar os Homens-Sapo. Mesmo assim, essas histórias têm seus méritos, principalmente se nos colocarmos no lugar dos leitores nos anos 60. Nos EUA, esse título Incredible Hulk teve apenas essas seis edições, sendo que as aventuras do Hulk passariam a serem publicadas em Tales to Astonish #60 junto com histórias do Homem-Formiga. Além disso, a edição #6 foi desenhada por Steve Ditko. Leitura recomendada.


Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Interessante ver como o Hulk teve um início similar a maioria dos maiores heróis de hoje: mais fraco, com limitações e vulnerabilidades até evoluir a uma criatura capaz de rachar um continente. É uma das melhores épocas de histórias de heróis quando o mundo era menos frio e cínico, um clássico que agrada até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembrava dessas histórias do Hulk Giulianno. Até me surpreendi pelo "nível" de força dele e até mesmo o fato do Dr. Banner usar uma máquina de raios gama para se transformar e retroceder. Me lembrava que bem no início, Banner se transformava no Hulk somente à noite, mas esses outros detalhes eu não lembrava. Foi uma leitura prazerosa e muito instrutiva. Daqui a pouco sai a segunda parte do Quarteto Fantástico e a primeira parte com o Thor. Também pretendo postar material similar com os heróis da DC. Escolhi o Batman para ser o primeiro, mas será Pós-Crise nas Infinitas Terras.

      Excluir