Logo criado por Jorge Luís

Planeta Leu Marvel: Homem-Aranha #57-502: Feliz Aniversário (2003)

Li Homem-Aranha #57-502, com roteiro de J. M. Straczynski e desenhos de John Romita Jr.


Essa resenha já foi feita na coluna Análise do Planeta Marvel sobre o encadernado de capa vermelha da Salvat. Veja ou reveja o artigo abaixo:

Esse arco começa dois dias antes do aniversário de Peter Parker. Ele continua lecionando em sua antiga escola, está casado com Mary Jane, a Tia May conhece sua identidade secreta e ele continua a combater o mal e defender as pessoas de sua amada Nova York.

Até que, à noite, ele vai prestar ajuda a outros heróis e acaba se envolvendo numa batalha entre o Dr. Estranho e Dormammu. Uma das consequências dessa batalha é que os dois heróis ficam presos num fluxo cronológico temporal, onde o Aranha se vê numa situação em que ele poderia escolher mudar seu passado, e assim, alterar seu futuro, que aparentemente será bem sombrio. Para voltar ao presente, o Homem-Aranha tem que reviver grandes confrontos e situações em sua vida que sempre exigiram muito dele, e ele acaba enfrentando um dilema que, no fim das contas, é seu verdadeiro presente de aniversário.

Não é a primeira vez que Peter Parker vive questões de ordem existencial, principalmente quando se trata da morte do Tio Ben, mas Straczynski o mostra de modo bem sensível, sem ser melodramático demais, e ainda com uma dose certa de humor que é característico do aracnídeo, provando que é um autor que conhece o personagem.

John Romita Jr. é um artista sem meio termo, amado por alguns, odiado por outros, mas a verdade é que nesse arco, ele desenhou uma página dupla com o Aranha enfrentando todos os seus principais (e até secundários) adversários – um belo trabalho na edição 500.

Há duas histórias intermediárias nas edições 501 e 502. A primeira é um conto sublime e sensível narrada pela Tia May, onde ela passa suas tardes em companhias agradáveis falando de suas preocupações com Peter combatendo o crime, até a emocionante cena final da edição. A segunda, conta a história de Leo Zelinski, alfaiate oficial de vários heróis e vilões, o que é a parte cômica da história. Ele pede a ajuda do Homem-Aranha para impedir um de seus clientes vilões de cometer assassinato, e ainda tentar manter o anonimato. Essa é a parte tocante onde um cidadão comum tenta fazer o que é certo. 



Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sem dúvida, uma das minhas histórias preferidas do Aranha, época em que o personagem merecia ser lido e era inquestionavelmente o mais inspirador de todos os quadrinhos que eu lia. Posso dizer que dos meus 11 aos 16, o Aranha foi meu principal espelho de como lutar na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sobre "lutar na vida" relacionado à essência do Homem-Aranha, o JMS soube trabalhar esse aspecto de modo magistral. A Panini podia pensar em encadernados DeLuxe dessa fase.

      Excluir