Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: Homem de Ferro #117-128 (1978)

Planeta analisa as edições #117-128 da revista O Invencível Homem de Ferro lançadas entre 1978 a 1979 por David Michelinie e Bob Layton e desenhos de John Romita Jr.


Edição #117: A vida de Tony Stark corre perigo. O assassino de aluguel Espião Mestre foi contratado pelo que parece ser uma facção dentro da SHIELD, mas é detido pelo Homem de Ferro.

Edição #118: Stark faz uma visita ao Aeroporta-Aviões da SHIELD, mas é atacado pelo agentes renegados que querem tomar as Indústrias Stark para que ela volte a fabricar armamentos novamente. Quando o Homem de Ferro intervém, um mau funcionamento de seu facho luminoso quase põe tudo a perder.

Edição #119: O Homem de Ferro consegue acabar com o motim dentro do Aeroporta-Aviões da SHIELD, libertar Nick Fury e impedir um incidente internacional na Rússia. Porém, Stark descobre que a SHIELD está adquirindo uma grande parte das ações da Stark Internacional para continuar com a manufaturação de armamentos.

Edição #120: Durante sua viagem de retorno aos EUA, o avião em que Tony estava é atingido e ao investigar a causa, ele descobre uma missão secreta do governo numa ilha isolada contendo lixo atômico radiativo, porém, a verdade pode não ser essa. Além disso, o Homem de Ferro acaba enfrentando Namor, que estava protegendo o único morando dessa ilha. Durante a luta, a armadura do Homem de Ferro apresenta uma falha misteriosa bem no meio do oceano.

Edição #121: O Homem de Ferro é salvo por Namor e ouve a história de Hiram Dobbs. Ao tentar ajudar Stark, Rhodey e Beth são capturados na ilha e descobrem que a Petróleo Roxxon está por trás de tudo, procurando por Vibranium na ilha.

Edição #122: Após os eventos na ilha de Dobbs, é hora do Homem de Ferro retornar para casa. No caminho ele recorda sua origem.

Edição #123: Tony e Bethany estão passando um tempo um famoso cassino em Atlantic City quando o local é assaltado pelo trio formado pelo Nevasca, Chicote Negro e Derretedor. Tony continua a abusar da bebida e sua armadura falha pela terceira vez, enquanto estava num voo.

Edição #124: Após derrotar Chicote Negro, Derretedor e Nevasca, Tony e Beth retornam à Long Island. Em seguida, o Homem de Ferro é convidado para participar de uma cerimônia das Nações Unidas ao embaixador Kotzin da Carnélia. Durante uma sessão de fotos, mais uma vez, Justin Hammer assume o controle da armadura do Homem de Ferro e dispara uma rajada de raio repulsor que mata o embaixador.

Edição #125: Após o incidente com sua armadura que acabou matando o embaixador Kotzin, Tony sucumbe à bebida. Mesmo assim, pede ajuda ao Capitão América para treiná-lo em luta corporal e à Scott Lang, o Homem-Formiga, para conseguir informações sobre Hammer. Essas informações levam Tony e Rhodey até Mônaco.

Edição #126: Tony é capturado pelos homens de Hammer, mas consegue escapar, recuperar sua maleta e destruir o sistema de computador que estava controlando sua armadura.

Edição #127: O Homem de Ferro derrota o exército de super vilões de Hammer e consegue ser inocentado do assassinato do Embaixador Kotzin. Porém, sua imagem ainda está abalada perante a opinião pública. Essa situação contribui para agravar o alcoolismo de Tony que chega ao ponto dele maltratar Jarvis, sendo que o mordomo dos Vingadores não vê outra alternativa, a não ser pedir demissão.


Edição #128: Completamente abalado pelos recentes acontecimentos, Tony sucumbe de vez à bebida. Bethany o ajuda a se recuperar com muito custo. Porém, sua determinação em se manter sóbrio é colocada à prova quando Tony fica sabendo que a SHIELD conseguiu o controle de suas indústrias.

Uma das melhores e mais conhecidas fases do Vingador Dourado começou na edição #117 sob o controle do trio Michelinie, Layton e Romita Jr. Foi justamente esse longo arco que durou um ano que tivemos a famosa “O Demônio da Garrafa”, onde, pela primeira vez na história do Homem de Ferro, foi abordado o problema com o alcoolismo. O que aconteceria se um herói cientista e multimilionário como ele sofresse com a bebida? Michelinie e Layton souberam responder essa pergunta de forma convincente. A maneira como a vida de Tony e de outros ao seu redor foram afetados por causa de sua dependência do álcool é marcante. Além disso, temos espionagem industrial, muita ação e até a participação especial de Namor. Leitura altamente recomendada.

A Editora Salvat lançou esse arco com as edições #120 a 128.



Por Roger

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Estas histórias do passado tinham uma abordagem mais realista e adulta, do que as aventuras atuais, bons tempos, bons roteiristas que deixaram saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem Alexandre. Eu sou leitor e colecionador desde 1981 e concordo plenamente com você. Pode até ser que a linha narrativa e algumas soluções fossem simplistas demais, mas se nos colocarmos na época em que foram lançados, com certeza o impacto era bem grande. Imagine você ler essas histórias do Homem de Ferro com essa temática, sendo apenas um garoto, sem nada de internet e com meios de comunicação bem limitados. O prazer da leitura era uma grande experiência, sem dúvida.

      Excluir