Logo criado por Jorge Luís

Baú do Planeta Marvel: Fabulosos X-Men #132-140 (1980)

Planeta analisa as edições #132 a 140 e Anual #4 da revista Os Fabulosos X-Men lançadas em 1980 por Chris Claremont e desenhos de John Byrne.


Edição #132: Tentando encontrar uma conexão entre Emma Frost e o Clube do Inferno, os X-Men invadem o clube durante sua festa de aniversário. Um a um os mutantes são facilmente derrotados pelo círculo interno formado por Sebastian Shaw, Harry Leland, Donald Pierce e Jason Wyngarde. Wyngarde revela ser na verdade, o Mestre Mental, antigo inimigo dos X-Men, e controla em definitivo Jean Grey transformando-a na Rainha Negra.

Edição #133: Wolverine é o único x-man que escapou do primeiro ataque ao Clube do Inferno, e agora, sozinho, ele tenta resgatar seus companheiros. No plano astral, Scott num duelo de vida ou morte contra o Mestre Mental.

Edição #134: O Mestre Mental criou uma ilusão onde Jean acredita ter voltado no tempo e incorporado um ancestral do século 18. Ao matar Scott no plano astral, o vilão cometeu o erro de libertar Jean de seu controle. Além disso, Wolverine consegue sozinho invadir novamente o Clube do Inferno e ajudar a libertar seus companheiros. Ao final Jean sucumbe ao poder da Fênix Negra!

Edição #135: A Fênix Negra ataca os X-Men que conseguem escapar com vida por pouco. Depois disso, a sombria entidade se afasta até os confins do espaço, e para saciar sua fome, absorve toda a energia de uma estrela. O problema é que essa estrela alimentava um planeta habitado que é completamente destruído. Cinco bilhões de vidas são vaporizadas. Um cruzador imperial Shiar detecta a anomalia, mas também é destruída pela Fênix Negra, porém, antes, consegue transmitir sua situação para a Imperatriz Lilandra.

Edição #136: Lilandra decreta o fim da Fênix Negra. Na Terra, o Prof. Xavier prova porque é o maior telepata da Terra e consegue derrotar a entidade maligna fazendo com que Jean assuma o controle novamente, pelo menos por enquanto.

Edição #137: Os X-Men são levados à presença da Imperadora Lilandra, que exige o fim da Fênix. Mas Xavier recorre à um aspecto da lei de Shiar e consegue ganhar tempo ao oferecer um duelo entre seus alunos e a Guarda Imperial. No dia seguinte, os competidores são transportados para a área azul da Lua, onde farão um confronto definitivo pela vida de Jean Grey.

Edição #138: Durante o funeral de Jean, Scott relembra seus momentos desde a criação dos X-Men até chegar àquela hora. Muito mais do que apenas um resumo da trajetória do grupo, na verdade, trata-se de uma bela homenagem aos mutantes.

Edição #139: Ororo e a nova aluna da Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, Kitty Pryde saem juntas para se conhecerem melhor. Enquanto isso, Logan deseja acertar sua situação com o governo canadense. Ele e Noturno partem para o Canadá, mas chegando lá, descobrem que a Tropa Alfa está atrás do Wendigo.


Edição #140: O confronto final com Wendigo. Gravemente ferido, Logan é posto fora de combate. Porém, será preciso um wolverine para derrotar a mística criatura. Então, Pássaro da Neve quase sacrifica sua humanidade para se tornar uma wolverine.

Essa é considerada uma das grandes sagas dos mutantes pupilos de Charles Xavier, uma luta pela sobrevivência. Chris Claremont plantou as sementes do que viria a ser a ameaça da Fênix Negra há mais de dois antes e desde então têm trabalhado com vários pequenos arcos, lançando várias subtramas, mas sem se desviar do foco principal. Vemos os X-Men no ápice do uso de seus poderes tanto individuais quanto em grupo. A história em que Wolverine sozinho resgata seus companheiros capturados pelo Clube do Inferno e as cenas finais dentro do Império Shiar são inesquecíveis. Redenção e sacrifício são os temas que marcaram essa saga imperdível. Leitura obrigatória.

Por Roger

Postar um comentário

0 Comentários