Logo criado por Jorge Luís

Planeta Leu Marvel: Quarteto Fantástico #60-66 (2002)

Li Quarteto Fantástico #60-66, com roteiro de Mark Waid e desenhos de Mike Wieringo e Mark Buckingham.



Algumas questões que já foram levantadas ao longo dos anos, mas que retomam com força total nesse arco, que marca a estreia de Mark Waid nos roteiros. Assuntos como o verdadeiro motivo que levou Reed a formar o Quarteto Fantástico e a identidade da Gangue da Rua Yancy. Mais do que isso, o Quarteto Fantástico sempre foi sinônimo de aventura e ficção científica, e isso não falta quando os heróis precisam enfrentar uma criatura alienígena de outra dimensão e lidar com um acidente que pode por em risco toda a cidade. Nesse meio tempo, Johhny assume um cargo importante na empresa Quarteto Fantástico Ltda.

Mark Waid se focaliza nos relacionamentos familiares. Desde a primeira edição com Reed demonstrando seu sentimento de culpa por deixar que seus companheiros fossem expostos à radiação cósmica, a revelação do quão ruim é toda vez que Ben cai numa pegadinha da “Gangue da Rua Yancy”, a frustração de Sue achando que não soube como criar o irmão caçula e a relação pai e filho entre Reed e Franklin. A essência do que significa o Quarteto Fantástico foi retratado de forma brilhante, com muita ação e humor. Aliás, na minha opinião, Mark Waid é um escritor muito eficiente quando se trata de mesclar humor com momentos verdadeiramente dramáticos. O escritor prova que o Quarteto é um grupo com um potencial praticamente infinito de se criar boas histórias. Leitura imperdível.


A Panini lançou esse arco no encadernado Quarteto Fantástico – Imaginautas.

Por Roger

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Gostei bastante desse material, se eu não em engano, eu elegi ele como um dos 5 melhores encadernados que comprei e li no ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Além desse desenhista que era perfeito para desenhar o Quarteto, infelizmente ele faleceu há alguns anos, se eu não estou enganado, saiu na Wizard e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ozy, o Wieringo faleceu, mas deixou uma obra para ser lida e relida. Essa fase do Waid/Wieringo no Quarteto foi "fantástica", sem exageros. O Waid tem uma característica de "pegar" alguma coisa ou alguém que é importante para a mitologia do personagem que ele escreve e dar uma guinada. Ele fez isso com o Demolidor usado o Foggy (não vou mencionar o que é porque não sei se você já leu). E já notei outros trabalhos dele em que ele faz a mesma coisa. Tá certo que no final da sua fase o Waid tenta dar um jeito de voltar ao "normal", mas é interessante ver como ele desenvolve suas próprias "encrencas".

      Excluir
    2. Realmente, essa parte de devolver do jeito que achou é a mais triste mesmo.

      Excluir
    3. Sim, eu percebo que normalmente isso também acontece com as fases do Waid. E também eu li ou ouvi em algum lugar que o mesmo acontece com as fases do Grant Morrison, mas nunca me atentei para isso ainda.

      Excluir