Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Liga da Justiça da América #16-23 (1997)

Li Liga da Justiça #16-23, do encadernado JLA: Strenght in Numbers, com roteiro de Grant Morrison e Mark Waid e desenhos de Howard Porter e Arnie Jorgensen, e tecerei breves comentários das edições.


Prometheus #1: Edição que mostra a origem de Prometheus, cujos pais eram uma espécie de Bonnie e Clyde e foram mortos pela polícia durante uma perseguição. Ele possui um artefato chamado Chave Cósmica, matando e assumindo a identidade de um novo herói, Retro que estava prestes a conhecer pessoalmente a LJA.

Edição #16: A nova formação da LJA: Superman, Mulher-Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Ajax, Caçadora, Homem-Borracha, Aço, Batman, Zauriel, Aquaman. Depois de ser teleportado junto com um grupo de repórteres à Torre de Vigilância na Lua, Prometheus dá início a seu plano de derrotar a LJA um a um.

Edição #17: Quando tudo parecia perdido, a inesperada presença da Mulher-Gato ajuda a LJA a derrotar Prometheus, que foge para a Zona Fantasma. No final, Órion e Barda são enviados para serem novos membros da Liga.

Edição #18: Enquanto estão em ação, alguns membros da Liga – Aquaman, Caçadora, Órion e Barda – desaparecem. O vilão Julian September cria uma máquina que afeta as leis da probabilidade trazendo o caos ao mudar vários parâmetros da história. Batman descobre o número sete como sendo a chave para solucionar o problema, mas também desaparece. Arco escrito por Mark Waid.

Edição #19: As probabilidades afetam o passado, e agora os EUA não se tornaram independentes da Grã-Bretanha, só há sete heróis no mundo, apenas sete horas por dia. E parece que apenas Ray Palmer pode arrumar essa bagunça. E ainda, com as probabilidades alteradas, os pais de Bruce não foram assassinados e não existe Batman. Como Bárbara Gordon lidará com essa situação se as leis da probabilidade forem corrigidas?

Edição #20: A LJA é raptada e levada à Rann. Lá, é forçada a trabalho escravo por Adam Strange a fim de reconstruir o planeta devastado. Adam diz que isso trará de volta sua esposa Alana que morreu durante o parto de sua filha.

Edição #21: A invasão à Rann é iminente e Adam Strange prova porque é um dos grandes heróis do universo cósmico da DC. Usando de estratégia e astúcia, o herói de Rann precisa deter a invasão e unir sua família novamente.

Edição #22: Inesperadamente o mundo parece estar num sono profundo, e alguns heróis da Liga precisam intervir com a ajuda de Sandman.

Edição #23: O caos impera no mundo dos sonhos e somente um garoto – Michael Haney – tem a solução para o problema. Superman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde são a única esperança no mundo dos sonhos.

Inclui vários arcos pequenos, incluindo a Saga de Prometeus, e a estreia de Mark Waid nos roteiros, à princípio se revezando com Morrison, que como de costume, sempre revisita elementos clássicos das Eras de Prata e Ouro. Leitura recomendada.


Por Roger