Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta Nacional: Causos – Heróis no Brasil Colonial

Nosso colaborador Giulianno de Lima Liberalli retorna com mais uma de suas empreitadas no rico cenário independente nacional.



Pouco tempo atrás em um evento itinerante voltado para o universo geek e dos quadrinhos, em uma cidade não muito distante chamada Nova Iguaçu (dependendo do ponto de partida, é claro), no estado do Rio de Janeiro, conheci jovens roteiristas e quadrinistas sonhadores que estavam promovendo o seu trabalho com a cara e a coragem para crescerem nesse mercado tão disputado e de caminho tão árduo que é a publicação de material nacional no Brasil por meio de editoras independentes.

Ali conheci um atencioso talento que me apresentou seu trabalho, devidamente trajado com o uniforme do seu personagem para dar maior clima de autenticidade à apresentação, fiquei intrigado e curioso com o que ele me mostrou e prometi conhecer seu trabalho, aqui no blog já falei muito sobre os mais conhecidos heróis, como Superman, Batman, Hulk, Monstro do Pântano entre vários outros publicados pela Editora Panini, suas sagas e histórias que se encontram enraizadas na nossa cultura, apesar de virem de outra nação. Assim como o Superman que foi adotado pela Terra, nós adotamos décadas atrás esses seres dos Universos Marvel e DC. Porém também temos heróis nascidos em nosso país, frutos da imaginação de brasileiros que, como eu, cresceram amando os comics e os seus personagens e que decidiram tornar os sonhos de terem suas próprias criações dividindo as prateleiras das bancas, comics shop e eventos literários em realidade, lado a lado com esses ícones. Como diz o ditado: “Promessa é Dívida”, então aí vai minha resenha sobre o seu trabalho:

Estou falando de Eberton Ferreira, roteirista e quadrinista de São Gonçalo, RJ, e da sua
criação “Causos”, narrando as misteriosas aventuras do navegante português Gonçalo que aportou no Brasil junto com os descobridores portugueses, ele acabou por se apaixonar pela nossa terra e cultura fincando raízes e formando família. No entanto sua vida deixa de ser tranquila quando corpos são encontrados pela floresta, pendurados em árvores e sem os pés, levando todos a crer que uma criatura assassina está rondando as florestas, deixando mensagens de que seria o protetor das matas e que não permitiria a violação das suas riquezas pelos exploradores. Esse é o ponto de partida da edição 01 de “Causos” intitulada “O Demônio das Matas”, Gonçalo e seu amigo nativo Iberê são designados para investigar os sangrentos assassinatos e descobrir a verdade que se encontra por detrás da lenda do Demônio das Matas que está aterrorizando tanto os exploradores como os indígenas, gerando um clima de confusão e desconfiança em meio a uma relação tão frágil entre colonizadores e colonizados, a aventura leva os dois amigos a enfrentarem a origem de um dos mais famosos mitos da cultura nacional, cuja identidade deixo para vocês descobrir lendo a edição.

Publicada pelo selo independente Fanzines Ton, a edição tem formato americano em preto e branco com um editorial aonde o autor nos conta sua relação com as HQs e os primeiros passos para trazer suas criações do meio digital aonde tiveram início para o mundo físico das revistas, além de nos mostrar um pouco do que foi o processo criativo para elaboração e confecção das artes e o storyboard. Podemos perceber pelos argumentos e arte que o autor teve todo o cuidado de produzir um trabalho que fosse agradável de ler e que desse ao leitor a vontade de conhecer mais um pouco sobre os personagens, devo dizer que o objetivo foi alcançado, pois podemos perceber o carinho e o empenho em nos entregar um material que promete vida longa e próspera, o segundo volume intitulado “A Bruxa da Floresta”, trabalho pelo qual recebeu o prêmio de melhor roteirista de 2016 pela Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos (ABRAHQ), já foi lançado e o terceiro também foi anunciado como provas de que o pontapé inicial foi certeiro. Você pode conhecer mais sobre o trabalho dele:

E no facebook em www.facebook.com/fanzineston.

Até a próxima resenha e vamos apoiar os talentos nacionais.

Por Giulianno de Lima Liberalli

Colaborador do Planeta Marvel/DC