Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Liga da Justiça da América #24-33 (1997)

Li Liga da Justiça #24-33, do encadernado JLA: Justice for All, com roteiro de Grant Morrison e Mark Waid e desenhos de Howard Porter e Mark Pajarillo, e tecerei breves comentários das edições.


Edição #24: Numa missão de rotina, Aquaman e Lanterna Verde quase morrem ao tentar investigar o aparecimento de Shaggy, um humanoide artificial criado por um cientista louco. Porém, quando o General Eiling anuncia sua tropa de Ultramarines, a LJA pode estar com os dias contados.

Edição #25: A Tropa Ultramarine derrota facilmente a LJA, mas começam a questionar se as ordens que receberam do Genral Eiling são válidas. Batman, Caçadora e Homem-Borracha descobrem o que está por trás das verdadeiras motivações de Eiling ao criar seus supersoldados.

Edição #26: A LJA precisa lidar com a verdade sobre o General Eiling e convencer a Tropa Ultramarine de que foram enganados. Uma nova força tarefa surge e a chegada do Homem-Hora vindo do futuro pode trazer mais surpresas desagradáveis para a Liga.

Edição #27: Batman, Superman e Ajax discutem sobre o futuro da Liga quando recebem um chamado de Oráculo – Um androide Amazo foi ativado com os poderes de todos os membros atuais e antigos. É preciso convocar os reservas também, porém, os resultados não são melhores. Somente Eléktron pode acabar com essa ameaça. E a maneira como ele derrota Amazon é bem sacada.

Edição #28: Uma versão do futuro do Homem-Hora avisa sobre um iminente ataque da Quinta Dimensão, o que leva Superman a suspeitar do retorno do Sr. Mxyzptlk. Com distúrbios acontecendo em vários lugares, a LJA pede ajuda à Jay, Alan e Ted, membros da extinta SJA. Enquanto isso, Shazam investiga anomalias mágicas.

Edição #29: Triunfo foi um dos membros fundadores da LJA que ficou perdido no fluxo temporal. De volta, ele deseja sua glória novamente, mas acaba libertando um mal secular – os Djinns. Shazam parte rumo à Quinta Dimensão. Triunfo invade a Torre de Vigilância da Liga para reclamar seu “trono” de volta. Ele tem Cigana e Ray como aliados, ambos sob seu controle mental.

Edição #30: Libertado por JJ, Raio enfrenta LGLDT, o outro gênio que veio da Quinta Dimensão. Nesta dimensão, Shazam e Lanterna Verde descobrem que Quisp, um antigo inimigo de Aquaman está por trás desse plano de destruição global. Com a LJA e a SJA derrotadas, é hora de triunfa entrar em ação.

Edição #31: Shazam e Kyle conseguem convencer as autoridades da Quinta Dimensão à capturar Quisp, mas não antes do duende diabólico fazer uam vítima. Na Torre de Vigilância da Liga, Superman enfrenta Triunfo, que não imagina ter sido manipulado.

Edição #32: História que faz parte da saga Terra de Ninguém, onde Caçadora serve como membro da LJA para ajudar aqueles que ficaram em Gotham, após se tornar uma cidade sem nação. Enquanto ela lida com os problemas dentro da cidade, o restante da Liga investiga uma suposta ligação da organização Lócus.

Edição #33: Enquanto Gotham ainda está desolada e isolada do resto do país, Batman pede para Barda, Órion, Kyle, Aço e Homem-Borracha irem atrás de um dos responsáveis pela Terra de Ninguém – Bruce Wayne?! Com o desaparecimento de Wally West, a LJA aceita em suas fileiras um novo Flash, apesar da desconfiança natural.

Arcos de histórias recheadas de ação e com muitas referências à Era de Ouro da DC, cortesia de Grant Morrison. É impossível ficar indiferente ao arco que fez referências às memoráveis e históricas reuniões entre a Liga da Justiça e a Sociedade da Justiça. Leitura recomendada.


Por Roger