Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Liga da Justiça da América #43-46 (1997)

Li Liga da Justiça #43-46, do encadernado JLA: Tower of Babel, com roteiro de Mark Waid e desenhos de Howard Porter, e farei breves comentários das edições.


Edição #42: O que seria um tumor cerebral, na verdade, se trata de uma cidade inteira formada por uma espécie de micróbios. Para salvar a vida de um menino, Ray Palmer pede ajuda da Liga para tentar “expulsar” os habitantes de lá, antes que os cirurgiões o façam.

Edição #43: Ra’s al Ghull quer reduzir a população terrestre para evitar uma catástrofe ecológica. As sepulturas dos pais de Bruce são violadas. Rapidamente, J’onn J’onnzz, Homem-Borracha e Aquaman são colocados fora de ação. Diana e Wally vão atrás de Kyle e o encontram cego.

Edição #44: Os cientistas de Ra’s al Ghull criam uma dislexia global, e a economia mundial entra em colapso, com a confusão gerada pela perda da palavra escrita. Aquaman descobre que seus atacantes misteriosos os localizam através da frequência de seus sinalizadores. Mulher-Maravilha e Flash são os próximos a cair. Tália ataca Superman com uma kryptonita modificada pelo Batman.

Edição #45: Como se não bastasse afetar a linguagem escrita mundial, Ra’s consegue bagunçar a língua falada, impedindo Batman de avisar seus companheiros sobre os terríveis planos do terrorista. Os heróis se recuperam aos poucos e a equipe se reagrupa, apesar da profunda decepção com o que Batman fez. Mas, não há tempo para discussões agora. Eles precisam impedir um ataque bioterrorista.

Edição #46: Batman e Superman vão atrás de Ra’s enquanto que o restante da Liga tenta impedir os terroristas de detonarem a bomba biológica. Ao final, os sete membros da Liga votam pela permanência ou não de Batman na equipe.

Uma trama inteligente que mostra porque Batman é um dos membros mais poderosos da Liga mesmo sem ter super poderes, ao mesmo tempo, expõem de maneira explícita a paranoia e obsessão do Homem-Morcego. Leitura satisfatória.


Por Roger