Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Liga da Justiça da América #47-54 (1997)

Li Liga da Justiça #47-54, do encadernado JLA: Divided We Fall, com roteiro de Mark Waid e desenhos de Bryan Hitch, Mike Miller e tecerei breves comentários das edições.


Edição #47: Um antigo livro de “Contos de Fada” libera seus personagens para o nosso mundo, e a Liga, sem Batman, precisa lidar com essa loucura. Em especial, a Mulher Maravilha que está na mira da Rainha Malvada de Branca de Neve. Dentro da Floresta Negra, a Princesa Amazona é levada e agora o restante da LJA precisa encontrá-la.

Edição #48: Mudando de cenário para a Bela Adormecida, Aquaman beija a Mulher Maravilha para acordá-la de seu sono. J’onn e Homem-Borracha estão lidando com a bruxa de João e Maria. Auxiliados por Batman, a LJA descobre que o livro é a chave para enviar a Rainha de volta, junto com todos os outros personagens.

Edição #49: Para deter a Rainha, Diana precisa fazê-la enxergar a realidade, e seu laço mágico pode ser a saída. Mesmo com seus poderes enfraquecidos, cada membro da Liga deve dar tudo de si, antes que a ficção domine toda a realidade.

Edição #50: Depois de observar o grupo se desfazendo com a paranoia da desconfiança gerada pelo Batman, Clark conversa com Bruce. Após relatar a última missão da LJA, os dois resolvem revelar suas identidades secretas, como prova de confiança.

Edição #51: Uma situação completamente inusitada. Com exceção de Aquaman e Mulher Maravilha, que não possuem identidades secretas, todos os outros membros se separaram de seus alter-egos e passam a viver vidas distintas.

Edição #52: Eventos bizarros e transformações globais estão acontecendo com mais frequência. A ID parece ser a causa, incluindo a separação dos heróis e suas identidades civis.

Edição #53: Vivendo separados de suas identidades heroicas, Bruce, Clark, Wally, Kyle e Eel sentem que algo começa a dar errado, pois o que resta quando eles não conseguem colocar em prática sua força motivadora, já que ela existe?

Edição #54: Os Cathexis, seres da Sexta Dimensão que pediram ajuda da LJA para recuperar o ID, agora revelam suas verdadeiras intenções e derrotam os heróis. Agora cabe às suas identidades civis deterem os alienígenas.

Dois excelentes arcos. O primeiro, os heróis da Liga mergulham nos verdadeiros contos dos Irmãos Grimm, quando o escritor Mark Waid resolve revisitar as histórias em seu formato original, verdadeiros contos de horror, bem longe das animações infantis. E no segundo, as consequências dos atos de Batman mostrados em Torre de Babel se refletem de modo dramático em todos. Principalmente quando os heróis tem suas identidades secretas separadas de seus corpos, mostrando o quanto um depende do outro para continuar existindo. Leitura imperdível.


Por Roger