Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Thunderbolts #15-22 (1997)

Li Thunderbolts #15-22, do encadernado Thunderbolts Classic #3, com roteiro de Kurt Busiek e desenhos de Mark Bagley, e farei breves comentários sobre as edições.



Edição#15: Depois de retornarem de Kosmos, os cinco refugiados dos Thunderbolts decidem começar uma nova vida com novas identidades, pois sabem que mesmo tendo ajudado os Vingadores e o Quarteto Fantástico a enfrentar Zemo, ainda assim, eles iriam à julgamento pelos crimes que já cometeram. Mesmo assim, são descobertos pela SHIELD e acabam caindo em uma armadilha.

Edição #16: Um dos Thunderbolts, Atlas, decidiu deixar a equipe. O restante enfrenta e derrota o grupo Para-Raios (antigos Vingadores Centrais) enviados pela SHIELD. Erik tenta reconstruir sua vida, mas ao procurar seu irmão mais velho, apenas constata como sua presença afeta negativamente as pessoas à sua volta. Quando ficam sabendo que o Hulk está de volta, os Thunderbolts percebem uma chance de reconquistar a confiança do público.

Edição #17: Durante o confronto, contra o robô Hulk, ele se revela sendo o vilão Graviton que derrota os Thunderbolts e os Para-Raios, mas o retorno de Atlas ajuda o grupo a virar o jogo. No México, Zemo enfrenta o Cidadão V, mas que estaria por trás da máscara?

Edição #18: Os Thunderbolts passam a se esconder numa cabana de Soprano, mas são logo descobertos pelos Mestres do Terror. Sua nova líder, Manto Rubro tem uma proposta – ou os Thuderbolts se juntam ao seu novo grupo de vilões ou ela os entrega para o Barão Zemo.

Edição #19: Apesar dos esforços em convencer o público que desejam serem heróis, os Thunderbolts continuam a gerar dúvidas, porém, um pedido de ajuda inesperado acontece. Uma pequena cidade é invadida por um grupo chamado Tropas Imperiais com o suposto objetivo de fazer experiências em seus moradores. Os Thunderbolts têm a chance de provar que estão regenerados.

Edição #20: Ameaçados pelos novos Mestres do Terror para se unirem a eles, os Thunderbolts resolvem enfrentá-los, mas são derrotados. Porém, são salvos pelo misterioso Cavaleiro do Terror. Mesmo assim, os Thuderbolts voltam a se desentender na procura por um líder eficaz.

Edição #21: Gavião Arqueiro oferece uma oportunidade de liderar os Thunderbolts e ajudá-los a provar que estão regenerados, mas Soprano é a única a recusar a oferta. Ao se meter em encrencas com a Guarda Nacional, Mach-1 vai em seu auxílio, ela acaba contando seu passado conturbado e resolve dar uma chance para os Thunderbolts sendo liderados pelo vingador.

Edição #22: Anos atrás, os Mestres do Terror liderados por Zemo invadiram a mansão dos Vingadores, e Atlas (na época o Golias) atacou covardemente Hércules, o que culminou com o herói do Olimpo em coma e com sequelas cerebrais. Hoje, Hércules encontra Atlas em busca de retribuição. Por fim, Abe resolve se entregar às autoridades por ter cometido assassinato na época em que era o Besouro.

O fim de um ciclo nos Thunderbolts, marcado principalmente pela busca de afirmação. O escritor Kurt Busiek consegue desenvolver longas histórias e trabalhar com o aspecto individual de cada integrante, valorizando as diferenças de motivações e personalidades. Leitura recomendada.


Por Roger