Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta DC: Novo Super-Man Volume 1 (Editora Panini)

Leia o comentário do Planeta sobre Novo Super-Man Volume 1, formato americano, 140 páginas, lombada quadrada, R$ 19,90, lançado em agosto de 2017 pela Editora Panini.


Comentário:
New Super-Man #1: Roteiro: Gene Luen Yang / Desenhos: Viktor Bogdanovic
O valentão Kong Kenan acaba de importunar mais uma vez seu colega de classe, mas, de repente, se transforma em uma celebridade ao ajuda-lo a se livrar de um super-vilão. Embora sua bravata tenha sido ignorada pelo seu pai, o jovem Kenan recebe um convite da Dra. Presságio da agência Ministério da Autoconfiança, com a promessa de se transformar no Novo Super-Man.

New Super-Man #2: Roteiro: Gene Luen Yang / Desenhos: Viktor Bogdanovic
A experiência com Kenan é um aparente sucesso, mas naturalmente o garoto acaba de receber poderes que não sabe como lidar ou controlar. Ele é abatido pelo Bat-Man e pela Mulher-Maravilha da China. Agora, Kenan não pode voltar pra casa até receber o devido treinamento e fazer parte da Liga da Justiça da China.

New Super-Man #3: Roteiro: Gene Luen Yang / Desenhos: Viktor Bogdanovic
Em sua primeira missão de campo, Kong Kenan revela ao país que é o Novo Super-Man e quase coloca o destino do Ministério da Autoconfiança em risco. O General Augusto de Ferro ameaça intervir. De qualquer forma, mesmo que pequena, uma desconfiança surge e impele o Bat-Man a investigar seus próprios criadores.

New Super-Man #4: Roteiro: Gene Luen Yang / Desenhos: Viktor Bogdanovic
Quando estavam atrás de mais pistas sobre o Ministério da Autoconfiança, os jovens da Liga da Justiça da China são surpreendidos pelos Combatentes Chineses da Liberdade. Para tentar contornar a situação causada por Kenan, a Dra. Presságio decide conceder uma entrevista exclusiva para a repórter Laney Lan. O que não diminui a preocupação de Kenan com seu pai.

New Super-Man #5: Roteiro: Gene Luen Yang / Desenhos: Viktor Bogdanovic
Ë a hora de Kenan conhecer a história de seus pais – Zhongdan e Meitai, jovens que se uniram pela causa da liberdade justiça e democracia na China. Depois de libertarem um de seus líderes e se apossarem de um Starro geneticamente modificado pela Dra. Presságio, os Combatentes Chineses da Liberdade estão juntos novamente, e agora com a adição do Novo Super-Man.

New Super-Man #6: Roteiro: Gene Luen Yang / Desenhos: Viktor Bogdanovic
Uma reviravolta entre os Combatentes Chineses da Liberdade, e pai e filho – Grande Dragão Voador e o Novo Super-Man estão juntos para impedir que os ativistas políticos invadam o centro governamental em Pequim com seus Starros controladores de mentes. O tempo que resta é curto, pois os Dez Grandiosos pretendem impedir o avião à qualquer custo.

Com um foco na China, sua cultura, sua política e vários outros aspectos locais, o escritor Gene Luen Yang consegue desenvolver uma trama simples, mas atraente, com ação, humor e drama em medidas equilibradas. E ainda mantém a expectativa do leitor para o que vem a seguir. Além da oportunidade de apresentar novos heróis (mesmo sendo versões de outros já existentes), a história se baseia na amizade entre os jovens heróis da Liga da Justiça que se forma aos poucos e na relação pai e filho, dentro de um contexto político que caracteriza o país. Os desenhos são parecidos com o de Greg Capullo (Batman dos Novos 52) e combinam com o clima e a narrativa. Leitura recomendada.


Por Roger