Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta Marvel: Pantera Negra – Uma Nação Sob Nossos Pés Livro Um (Editora Panini)

Leia o comentário do Planeta sobre Pantera Negra – Uma Nação Sob Nossos Pés Livro Um, escrito por Ta-Nehisi Coates e desenhos de Brian Stelfreeze, formato americano, 148 páginas, lombada quadrada, R$ 29,90, lançado em agosto de 2017 pela Editora Panini.

Comentário:
Black Panther #1: T’Challa está de volta à Wakanda e reassume seu trono como rei, após a morte de sua irmã Shuri, mas encontra uma nação despedaçada, com conflitos internos e uma guerra civil acirrada por Zenzi. Enquanto isso, Ayo e Aneka, duas ex-guerreiras da guarda imperial, Dora Milaje, rebelam-se contra as próprias regras que juraram servir, em nome de seu amor.

Black Panther #2: Trajando as armaduras dos Anjos da Meia-Noite, as renegadas Ayo e Aneka libertam escravas oprimidas que foram negligenciadas pela própria realeza. O Pantera Negra conseguiu rastrear a localização de Zenzi, mas acabou sendo derrotado pelos poderes mentais da vilã, que acabou fugindo. E o destino de Shuri pode ter sido revelado.

Black Panther #3: Após a humilhante derrota, T’Challa se prepara para um novo embate contra Zenzi. Mas, quando sua vitória parecia assegurada, Tetu, o líder rebelde aparece usando seus poderes sobre a natureza e consegue escapar com Zenzi. As Anjos da Meia-Noite decidem ser mais ativas e como próximo passo, confrontam Mandla e seu culto do Gorila Branco.

Black Panther #4: A revolução causada por Aneka e Ayo atraiu a atenção não somente de outras integrantes das Dora Milaje, aumentando seu exército, mas também, o interesse de Tetu e Zenzi em formar uma aliança. Apesar de se apreciar a proposta, as guerreiras Anjos da Meia-Noite a recusam de início. Tetu recorre então à Ezekiel Stane, armamentista e antigo inimigo do Homem de Ferro, que já mostra seu poder em um ataque terrorista deixando muitos mortos e feridos.

O retorno do Pantera Negra à Wakanda e seus deveres como rei é acompanhado de sangue e violência. Apesar do tema já ter sido levantado na década de 70 na antiga revista Jungle Action, dessa vez, o escritor Ta-Nehisi Coates aproveita a ideia e a expande de maneira considerável, talvez pelo seu background como correspondente jornalístico especializado em política e cultura. Intrigas, conspiração, corrupção, opressão, poder, orgulho, herança e prioridades são o temas abordados nesse primeiro volume. Os desenhos não comprometem, mas nas cenas de luta, acabam perdendo um pouco a verossimilhança. Leitura recomendada, mas com ressalvas, embora haja o potencial para melhorar ainda mais daqui pra frente.


Por Roger