Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Sociedade da Justiça da América #16-25 (1999)

Li Sociedade da Justiça da América #16-25, do encadernado JSA: The Return of Hawkman, com roteiro de David Goyer e Geoff Johns e desenhos de Stephen Sadowski, Buzz e Rags Morales, e farei breves comentários das edições.



Edição #16: A SJA está vivendo um dia de pausa em suas atividades heroicas, mas de repente seus membros são atacados implacavelmente pela Sociedade da Injustiça, tanto em suas vidas pessoais, quanto em seu QG.

Edição #17: Alan foi mortalmente ferido por Espinho Bravo e é levado para ser tratado pelo Sr. Incrível. Jay se esforça para salvar sua esposa Joan das mãos de Rival, enquanto o Pantera está por um fio contra Adão Negro. Meia-Noite, Sandman e Canário encontram o responsável por trás dos ataques – Johnny Pranto.

Edição #18: A história de Johnny Pranto, desde que ele foi morto acidentalmente por Sandy nos anos 40 e retornou com desejo de vingança, mas foi derrotado pelo Espectro ainda naquela época. Agora, ele está de volta novamente e libertou sua arma mortal – o Rei das Lágrimas.

Edição #19: Apesar de ter sido recrutado pela Sociedade da Injustiça, Adão Negro quer se regenerar e leva o Pantera junto para tentar pedir a ajuda do Espectro.Enquanto a SJA enfrenta com muitas dificuldades o Rei das Lágrimas, o jovem J.J. reforça a equipe com o Relâmpago.

Edição #20: Infelizmente nem o Espectro é capaz de deter a criatura, pois não há verdadeiro mal nela. Resta à Jay Garrick e Adão Negro uma última tentativa. Porém, a força da velocidade usada por Jay o leva até outro período de tempo onde se encontra com o Príncipe Khufu, Nabu e Teth Adam.

Edição #21: Adão Negro pede para entrar para a SJA, enquanto Kendra tenta descobrir quem realmente é tendo uma conversa bastante profunda e significativa com Zauriel. No Egito antigo, Jay tenta possuir o máximo de conhecimento possível sobre a época em que se encontra e é surpreendido pela presença de uma nave thanagariana.

Edição #22: Esta edição mostra a verdade sobre Kendra de três pontos de vista diferentes – Jay no Egito antigo, Sandman falando com o avô de Kendra e a própria conversando com Zauriel – e tudo parece levar ao retorno do Gavião Negro.

Edição #23: Kendra é levada até Thanagar para ajudar Carter Hall a voltar à vida e libertar o planeta da opressão de Onimar Synn. Alguns membros da SJA também chegam ao planeta com a ajuda do Senhor Destino.

Edição #24: Kendra ajuda a restaurar a vida do Gavião Negro que volta com todas as suas antigas memórias, bem diferente do que aconteceu com a Mulher-Gavião. Mesmo com esse reforço a SJA é derrotada por Onimar Synn e seu exército.

Edição #25: Onimar Synn está de posse da Garra de Hórus e seu domínio sobre Thanagar e só o começo. Se não for detido, a Terra será seu próximo alvo. O confronto derradeiro em Thanagar e o retorno de Carter à SJA.

O triunfal retorno do Gavião Negro! Depois de um arco focando em mais um antigo vilão da SJA, os escritores David Goyer e Geoff Johns completa a equipe com o retorno do Gavião Negro, que também foi um dos membros fundadores da equipe. Leitura altamente recomendada.


Por Roger