Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Capitão América #8-13 (1998)

Li Capitão América #8-13 e Anual 1998, do encadernado Captain America: American Nightmare, com roteiro de Mark Waid e desenhos de Andy Kubert e Doug Braithwaite, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #8: O Capitão América recebe um pedido de socorro de Carol e parte para o Cabo Canaveral. Lá, em menor número, eles são subjugados pela Legião Lunática. O Capitão consegue salvar as pessoas que tinham sido sequestradas e usadas como cobaias, mas não evita que Carol seja capturada e levada para a Lua. Parte do crossover Vingadores vs Krees.

Edição #9: Jack Patterson, jogador de beisebol, o Gen. Chapman e o astronauta Lightman. O que eles têm, em comum? Além de serem heróis americanos, todos eles foram tomados por um surto psicótico. Sharon Carter investiga alguma suposta relação entre esses três casos e pede ajuda ao Capitão América. Mas antes, precisam enfrentar o Rino.

Edição #10: A onda de insanidade aumenta nos EUA, mas parece estar afetando diretamente pessoas que de uma certa forma, representam ou defendem o “sonho americano”. Até o mesmo o Capitão América precisa lutar contra esse sentimento violento.

Edição #11: Vítima do controle de Pesadelo, o Capitão América tenta detonar um arsenal de mísseis americanos. Ao tentar impedi-lo, o corpo de Sharon Carter também acaba nas mãos do Senhor da Dimensão dos Sonhos.

Edição #12: Capitão América e Sharon Carter precisam escapar dos domínios de Pesadelo e impedir o lançamento dos mísseis nucleares antes que uma terceira guerra mundial seja deflagrada. Mas parece impossível quando o sonho americano incita o individualismo e o egoísmo em seus cidadãos.

Edição #13: Steve sempre relutou em apoiar qualquer candidato que fosse, e está diante de um grande dilema em relação ao vereador Bolt. Ao mesmo tempo, decide investigar o candidato adversário.

Anual 1998: Capitão América e Cidadão V tentando impedir que o Barão Zemo lance uma bomba de partículas nocivas em solo americano. Além de contar algumas histórias interessantes do passado, também ficamos conhecendo um pouco mais sobre o legado do primeiro Cidadão V.

Arco focalizando a luta entre Capitão América e Pesadelo. Mas, muito mais do que isso, Mark Waid explora as motivações do povo americano ao retratar o âmago do “sonho americano” ou o “American Way of Life”. A faceta patriota e política das histórias do Capitão América estão de volta de maneira interessante. Leitura recomendada.

Por Roger