Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Sociedade da Justiça da América #32-38 (2002)

Li Sociedade da Justiça da América #32-38, do encadernado JSA: Stealing Thunder, com roteiro de Geoff Johns e David Goyer e desenhos de Peter Snejbjerg, Leonard Kirk e Stephen Sadowski, e tecerei breves comentários das edições.


Edição #32: Enquanto Poderosa se readapta na SJA, Nabu revela para Hector que para encontrar sua esposa, ele deve confrontar Mordru no Vale das Joias. Durante a reunião semanal da SJA, Johhny Trovoada está de volta e quer o Relâmpago de volta.

Edição #33: Depois de conseguir o poder do Relâmpago, o Ultra-Humanoide refaz o mundo de acordo com sua vontade, o que inclui prender todos os meta humanos (heróis e vilões) em bancos mentais. Alguns poucos que conseguem escapar são logo capturados por alguns super poderosos como o Superman, Flash e Mulher-Maravilha controlados mentalmente. Porém, Sand e Geada conseguem escapar e se encontram com um pequeno grupo de resistência – Jakeem, Poderosa, Shazam, Vingadora Escarlate e Homem-Hora.

Edição #34: Os rebeldes, depois de aceitar com ressalvas a ajuda de Geada, se dirigem ao QG do Ultra-Humanoide para tentar cortar o controle mental nos heróis que fazem parte da Tropa de Choque do vilão. Nesse momento, o Homem-Hora tem uma terrível visão do futuro próximo.

Edição #35: O Pantera e Hector estavam presos, conseguem escapar momentaneamente, mas se deparam com Gavião Negro e Mulher-Gavião controlados. Enquanto isso, os rebeldes conseguem libertar muitos heróis do controle mental, em boa parte, graças à Jakeem. Porém, são descobertos pelo Ultra-Humanoide e seu exército de gorilas.

Edição #36: Homem-Hora se encontra com seu pai Rex Tyler, uma dádiva temporária que eles receberam no passado. Rex dá bons conselhos que os rebeldes colocaram em ação. Somando a isso, a libertação de Alan Scott pelo Pantera e Hector enquanto tentavam sobreviver ao ataque dos gaviões, o Ultra-Humanoide é derrotado pelo Shazam. Mas, será que o corpo de Johnny Trovoada conseguiu sobreviver?

Edição #37: Johnny Trovoada morre, mas o Relâmpago consegue unir sua essência à dele e com isso, todas as vezes que Jakeem convoca o Relâmpago, estará também convocado o antigo herói da SJA. Geada tenta matar a consciência que restou do Ultra-Humanoide, mas é impedido por Sand, porém, ele não consegue impedir a Vingadora Escarlate de executar sua vingança de seu antecessor.

Edição #38: É Dia dos Pais. Jakeem pede ao Relâmpago para conhecer seu pai biológico, mas descobre que ele nem sabia que tinha um filho e além do mais, já tem sua própria família. Rick Tyler se encontra com seu pai para conversar um pouco mais com ele, mesmo sabendo que eles têm apenas uma hora antes de Rex ser morto pelo Extemporâneo.

Geoff Johns e David Goyer continuam a homenagear a bela trajetória da SJA com a aparição de heróis e vilões clássicos, dentro do contexto de heroísmo e superação que marcaram o grupo. Desta vez, o legado de Johnny Trovoada e Relâmpago são o foco principal da trama como um todo e como tem acontecido, a formação do grupo se mantém em constante mudança. Leitura recomendada.


Por Roger