Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: O Poderoso Thor #36-44 (1998)

Li O Poderoso Thor #36-44 e Anual 2001, do encadernado Thor: The Death of Odin, com roteiro de Dan Jurgens e desenhos de Stuart Immonen, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #36: Condenado por Odin a ser meramente um mortal, a vida de Thor está por um fio no corpo de Jake Olson. E para agravar ainda mais a situação, Karnilla liberta Loki de sua prisão encantada e o Deus da Trapaça está sedento pela morte de seu meio-irmão.

Edição #37: Loki usou seus poderes para transferir a energia vital da predestinada Tarene para o corpo do Destruidor. Sem poder combater o gigante metálico, o Deus do Trovão está fadado a perecer. A aparição do Vigia na Sala do Trono de Odin prenuncia o caos que está por vir.

Edição #38: Após 60 segundos longe de seu martelo, Thor volta a ser o mortal Jake Olson. Sif se vê sozinha contra o Destruidor, mas por pouco tempo, pois Encantor não pretende deixar seu amado Thor perecer tão facilmente. Além disso, Odin também resolve intervir, se Loki permitir.

Edição #39: Apesar de derrotar o Destruidor e libertar Tarene, frustrando os planos malignos de Loki e Karnilla, Thor (e seu alter ego Jake Olson) ficou severamente ferido. Ele e Jane vão até Asgard para uma cura e uma solução. Odin, em sua sabedoria suprema resolve o problema. Na Noruega, Surtur é invocado e tem um início uma onda de destruição sem limites.

Edição #40: Odin envia suas tropas asgardianas à Midgard para enfrentar Surtur e seus demônios flamejantes. Até mesmo Hércules, Bill Raio Beta e Kurse são convocados à guerra. Mesmo assim, sem a presença de Thor, ainda se curando de seus graves ferimentos, a batalha parece perdida. Porém, a chegada de Tarene pode mudar o rumo da peleja.

Anual 2001: Hércules pede ajuda à Thor e Bill Raio Beta. Um mal muito grande se apodera do Olimpo, na qual até mesmo Zeus está de mãos atadas. Mesmo sob a desconfiança dos três nobres guerreiros, o Silencioso os envia para evitar um futuro catastrófico para o lar dos deuses olimpianos. A história questiona e reflete sobre os atos divinos e suas consequências.

Edição #41: Surtur foi erradicado, mas o preço foi alto – Odin pereceu e seu Anel Imperial foi derretido no fogo. Tarene, a Designada perdeu seus poderes e agora é apenas mais uma deusa asgardiana. O povo da Cidade Dourada está em luto e Thor decreta que o trono deve permanecer vazio enquanto não houver alguém digno de sucedê-lo.

Edição #42: Muitas questões precisam ser resolvidas em Asgard, mas Thor se recusa a liderar o povo, sentindo-se indigno do trono de seu pai. Ao invés disso, na esperança de que Odin ainda esteja vivo, ele parte do visionário Orikal para descobrir onde se encontra o Pai de Todos.

Edição #43: Thor assume o trono de Asgard e o Poder de Odin aos poucos, começa a fortalecer-lhe. Além disso, cuidar dos assuntos asgardianos requer seu tempo integral, por isso, Thor pede para Tarene ser a nova protetora de Midgard, e logo em sua primeira missão, já tem de enfrentar Skurge, o Executor.

Edição #44: Chegou o dia do funeral de Odin. Dentro da Sala do Trono, Thor, Balder e Sif relembram momentos em seus passados em que foram ajudados, de uma forma ou de outra, pelo Todo Poderoso. Até Loki tem suas lembranças.

A presença de Surtur sempre representou grande destruição e perda nas vidas dos asgardianos. E dessa vez não poderia ser diferente. Com a passagem do trono real de Asgard, mais um capítulo na vida de Thor é escrita. Além disso, mais uma vez, o escritor Dan Jurgens mostra o fantástico poder do Deus do Trovão, um dos seres mais poderosos do universo Marvel. A introdução de uma nova Thor enfatiza que esse volume está recheado de mudanças no status na mitologia de Odinson. Leitura recomendada.


Por Roger