Logo criado por Jorge Luís

Planeta MEGABLOG Clássicos: O Sombra – Crime e Castigo (1986)

De maio à agosto de 1986, a DC Comics lançou a minissérie O Sombra em quatro partes, com roteiro e desenhos de Howard Chaykin. O Planeta Marvel/DC e o MEGABLOG publicam mais um clássico das HQs. Confira os comentários edição por edição e uma breve análise final.



Edição #1: A agente federal Mavis, filha de Harry Vincent, descobre uma conexão entre vários assassinatos recentes com antigos agentes do Sombra. Ela ajuda a evitar a morte de seu pai, e os dois avisam Margô Lane, a provável próxima vítima, que ainda está ressentida por ter sido abandonada por Lamont Cranston, o Sombra, ainda nos anos 50.

Edição #2: 35 anos após seu completo desaparecimento, o Sombra está de volta, sem envelhecer nada. Ele começa a contar sua história que remonta há décadas, em Shangai, quando deixou seu trabalho como espião e aceitou um serviço perigoso como piloto de transporte aéreo. Um acidente que o levou até a mística cidade de Shambala mudaria sua vida para sempre.

Edição #3: O bilionário industrial Pres Mayrock, ao lado de sua esposa sociopata Mercy e seu filho Junior, gerado para se tornar apenas uma carcaça gigante e forte, estão atrás dos segredos de Shambala. Eles enviam uma equipe de mercenários fortemente armados até a Mansão Cranston, mas são surpreendidos pelo Sombra.

Edição #4: Lamont Cranston coloca toda a sua rede de espiões para trabalhar e acaba descobrindo o responsável pela matança de seus antigos agentes. Porém, Pres também está preparado para o Sombra e surpresas vindas do passado irão atingir Kent Allard.

“Quem sabe o mal que se esconde no coração dos homens?”


Como parte da reformulação do universo DC pós-Crise nas Infinitas Terras, uma minissérie de quatro partes do herói pulp O Sombra, escrito e desenhado por Howard Chaykin foi publicado em 1986. A história marca o retorno do violento agente da justiça depois de mais de três décadas de isolamento. Agora, seus operativos estão velhos e sendo assassinados um a um. O Sombra retorna e se depara com um caso de vingança e chantagem.

A perversidade desprovida de humanidade é retratada nessa história, originalmente para um público mais adulto. A narrativa cínica e recheada de violência e erotismo de Chaykin surpreende para a época. Como não poderia deixar de ser, em uma trama de espionagem, não poderia faltar a corrida armamentista e a ganância, típicas dos anos 80. O plano do “vilão principal” pode soar megalomaníaco, mas é bem coerente com a proposta e com a época. Uma obra instigante e que merece uma conferida.


Por Roger