Logo criado por Jorge Luís

Plantão no Planeta Marvel: Marvel Entertainment terá novo Editor-Chefe

Essa sexta-feira é um dia bastante impactante pra Casa das Ideias. É o dia em que a Marvel Entertainment vai passar por mais um processo de renovação. É o dia em que C.B. Cebulski assume como um novo Editor-Chefe da Casa das Ideias. 



C.B. Cebulski substitui Axel Alonso, que entrou no lugar de Joe Quesada em 2011 e foi responsável por muito do que a Marvel é hoje, e que levou ao boom de uma nova geração de heróis e ampliou a diversidade de títulos como nunca antes. Sua passagem como editor-chefe nos últimos anos foi, no entanto, bastante questionada e até entrou em atrito com lojistas devido à baixa venda de títulos desde agosto do ano passado. Durante uma de suas respostas a esse problema das vendas, Alonso acabou se saindo muito mal entre os artistas ao afirmar que hoje nenhum profissional era garantia de boas vendas só por ter seu nome envolvido. Muitos acreditam que foi a partir daí que o cargo de Alonso ficou sob risco.

Já Cebulski não é nenhum nome novo na Marvel. Na verdade, sua permanência na empresa é tão ou mais antiga na Marvel quanto qualquer outro editor. Começou em 2002 como editor associado. Nesse meio tempo também serviu como caça-talentos e viajou ao redor do mundo em busca de novos artistas, sendo responsável por levar a maioria dos nomes à Casa das Ideias. Em suma, diferentemente de seu antecessor, Cebulski é muito querido entre os quadrinistas, que o têm em alta conta. Em 2011 Cebulski foi promovido a vice-presidente de produto e marca internacional.

Agora, como editor-chefe, será responsável por todo corpo editorial e criativo das publicações da Marvel. Isso significa ter total voz em algo que já fazia bem - recrutar novos criadores e dar forma às principais diretrizes pelas quais percorrerá a Marvel nos próximos anos.

É uma loucura. É uma honra. Estou deslumbrado com essa oportunidade” disse Cebulski ao The New York Times. A diretriz principal do novo editor-chefe é justamente reforçar a parte da Marvel que ficou deficiente nos últimos anos - seu corpo criativo. “Sempre ouvimos por aí as pessoas falarem de escritores e artistas, mas as pessoas esquecem dos arte-finalistas, coloristas e letristas. Cada um deles é um artista no seu próprio negócio” disse. 


Fonte: Universo Marvel 616