Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: SJA #56-58 e Gavião Negro #23-25: Reino Sombrio (2004)

Li SJA #56-58 e Gavião Negro #23-25, do encadernado JSA: Black Reign, com roteiro de Geoff Johns e desenhos de Don Kramer e Rags Morales, e farei breves comentários das edições.


SJA #56: A nação de Kahndaq está sob o domínio do tirano Azim Muhunnad. Adão Negro reúne alguns aliados – Esmaga-Átomo, Onda Mental, Bóreas, Eclipso, Nêmese – para matar o ditador libertando sua terra natal, além de vingar a morte de sua esposa e filhos.

Gavião Negro #23: Preocupada com a mudança no comportamento de Carter, Kendra convida seus amigos da SJA à St. Roch para passr um tempo juntos, enquanto o Gavião Negro enfrenta o Mestre da Matéria. Antes que pudessem jantar juntos, informes na TV mostram a invasão de Adão Negro à Kahndaq junto com alguns membros da SJA.

SJA #57: Carter se nomeia o novo líder da SJA no lugar do Sr. Incrível por achar estar mais apto a lidar com a questão no Kahndaq. Ao adentrar o espaço aéreo kahndaquiano, são interceptados por Adão Negro e seu aliados.

Gavião Negro #24: Batalha mortal nas ruas de Kahndaq. Adão Negro e Onda Mental conseguem derrotar Shazam, enquanto Nabu assume o controle do Sr. Destino no lugar de Hector Hall. Apesar de todo o seu poder, a SJA vai tombando um a um. perante Adão e seus aliados.

SJA #58: Além da confrontação de poderes, o combate de ideologias também continua. E vidas queridas são tomadas. Carter tinha pedido ajuda ao Eléktron para ficar infiltrado no palácio de Adão Negro e tentar convencer o Esmaga-Átomo de que está do lado errado.

Gavião Negro #25: Em vista de uma batalha sem fim e sem sentido, A SJA propõem que Adão Negro governe o Kahndaq, mas não tente fazer isso com o resto do mundo, e ele aceita a proposta. Esmaga-Átomo vê que estava agindo de forma errada, mesmo assim decide permanecer ao lado de Adam no Kahndaq.

Crossover publicado nas revistas da Sociedade da Justiça da América e do Gavião Negro. Na verdade, alguns sinais já estavam sendo emitidos nas duas revistas, e seu clímax acontece nessas seis edições. Mais uma vez, fica claro porque a SJA é um grupo muito querido entre os fãs da DC Comics, um grupo de representa a bravura e o heroísmo, mas ao mesmo tempo, as marcas da imperfeição humana. O escritor Geoff Johns continuou mostrando que entende muito da mitologia do grupo e do universo DC em geral, numa história com muita ação e emoção. Leitura recomendada.


Por Roger