Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: O Poderoso Thor #59-67 (1998)

Li O Poderoso Thor #59-67, do encadernado Thor: Spiral, com roteiro de Dan Jurgens e desenhos de Joe Bennett, Ben Lai, e tecerei breves comentários sobre as edições.


Edição #59: No futuro ano de 2.026, um “velho maluco” afirma ser Thor, o Deus do Trovão, que espera o retorno de seu martelo Mjolnir, perdido em batalha. O jovem DJ vive nas ruas da cidade, sem lar, contando somente com seus instintos de sobrevivência. Até que, um dia, ele descobre o martelo feito de Uru nos subterrâneos. Agora, DJ se vê diante de um dilema e da perspectiva de grandes aventuras. Escritor convidado: Priest, que criou um conto interessante onde a perspectiva de um jovem sem esperança pode mudar todo o seu futuro.

Edição #60: Um garoto ficou preso entre as ferragens de um carro após um terrível acidente. Sua única chance de sobreviver terá um custo – sua perna. Jake Olson é o único no local em condições de fazer isso, mas a mãe do menino se recusa a permitir essa operação, pois acredita que o deus Thor virá em seu socorro.

Edição #61: Para se juntar ao Conselho Elite, formado pelas mais poderosas entidades divinas, o atual Senhor de Asgard terá de passar por um teste que revelará seu verdadeiro caráter. Mas, antes de partir, Thor designou Volstagg para “proteger” Tarene enquanto ela estiver em Midgard. E Jake Olson começa a questionar os métodos do Deus do Trovão.

Edição #62: Cegado pelo seu desejo de ajudar a humanidade, Thor se recusa a ouvir qualquer outro comentário que contrarie sua vontade. As pessoas na Terra dividem opiniões e suas vidas começam a ser afetadas diretamente, influenciando suas atividades diárias.

Edição #63: Lars Skoglund e sua família são católicos devotos e preferem continuar assim, apesar do crescente aumento dos seguidores de Thor. Mesmo assim, o negócio de pesca de lagostas está indo de mal a pior e Lars sequer tem dinheiro para o básico, quanto mais, para pensar no futuro de seu filho. Situações desesperadas sempre requerem medidas desesperadas?

Edição #64: O Vaticano está preocupado com as ramificações sociais e espirituais que os atos de Thor tem provocado na população mundial, e se reúne com o Senhor de Asgard. Embora, sua intenções jamais tenham sido em sentido religioso, mas apenas no sentido caritativo, Thor está irredutível quando à sua posição. Lars e sua família se converteram ao culto do Thor, mas a pequena cidade dividida está se tornando um perigo para seus moradores.

Edição #65: Thor definitivamente tomou o controle do destino dos mortais em suas mãos. O Conselho Elite não pode tolerar que isso prossiga por mais tempo. E a situação chega à um ponto insustentável quando Thor tenta usar a Força Odin para ressuscitar uma criança.

Edição #66: A tentativa fracassada de Thor em trazer uma garotinha de volta à vida foi o estopim. Um conselho secreto de nações aprova um ataque direto ao Deus do Trovão e uma invasão inesperada em Asgard. Mesmo que isso custe a vida de milhares em Nova York.

Edição #67: A invasão em Asgard acontece diante dos olhos de Zarrko, o Homem do Amanhã, tenta recuperar seu dispositivo de tempo. EM Nova York, Jake Olson descobre que o Deus do Trova está vivo e tenta deter Thor de uma vez.

O escritor Dan Jurgens parece não ter limites ao explorar o que aconteceria com nossa sociedade atual, caso um deus realizasse todos os nossos desejos e prometesse acabar com a fome, miséria, violência, guerra e doenças, sem que precisássemos fazer nada, a não ser... suplicar. O escritor se mostra corajoso e levanta questões incômodas e tabus, ao colocar frente a frente o conflito de crenças religiosas dentro de uma sociedade carente e insatisfeita. Uma obra instigante e que deve ser apreciada e refletida. Leitura obrigatória.


Por Roger