Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Alias #1-10 (2001)

Li Alias #1-10, do encadernado Jessica Jones: Alias #1, com roteiro de Brian Michael Bendis e desenhos de Michael Gaydos, e farei breves comentários das edições.


Edição #1: ex-Vingadora Safira, Jessica Jones abriu um escritório de investigações particulares. A vida de detetive particular não é fácil, e está prestes a se tornar mais ousado ainda quando uma misteriosa funcionária do governo lhe pede para encontrar sua irmã mais nova desaparecida.

Edição #2: Jessica Jones descobre que Miranda Pratchett, a irmã mais nova desaparecida, estava saindo com o Capitão América. Temendo que se trata de uma conspiração, Jessica hesita sobre o que fazer com a gravação, temendo por sua própria vida. E a teoria de Jessica parece se confirmar quando a funcionária do governo misteriosa desaparece e Miranda é encontrada morta.

Edição #3: Jessica é levada até a delegacia para ser indagada sobre o assassinato de Miranda. O interrogatório não ia muito bem até que Matt Murdock aparece como advogado de Jessica. Sem desistir de suas investigações, Jessica recorre à Carol Danvers para pedir ajuda.

Edição #4: As pistas que Carol Danvers obteve levaram Jessica até Washington, mais especificamente até o comitê eleitoral que apóia a campanha do republicano Steven Keaton para a presidência. Lá, Jessica localiza a mulher misteriosa que a contratou.

Edição #5: Continuando suas investigações, que a levaram até um escritório de advocacia. O cerco se aperta, e o criminoso Mark Montanha é contratado para pegar Jessica, mas não sabia que ela tinha super-poderes, e acaba sendo obrigado a entregar o responsável por todo o plano de conspiração.

Edição #6: Jessica Jones e Carol Danvers, velhas amigas dos tempos de Vingadores, voltam a sair juntas para um almoço e colocar os assuntos em dia. De volta à seu escritório, a detetive particular é surpreendida com um grande fã seu, algo realmente inusitado. Mas, inesperado mesmo foi receber a visita de Jane Jones.

Edição #7: Jane Jones, esposa do Rick Jones (aquele mesmo, o parceiro do Hulk), está desesperada à procura de seu marido, desaparecida há um mês. Ela recorre à Jessica Jones (acreditando que os dois são parentes) para saber o que aconteceu, ou pelo menos, saber se ele está bem.

Edição #8: Jessica encontra Rick Jones tocando em uma boate obscura, e quando o confronta, fica sabendo o motivo do jovem estar tentando se esconder, ele acredita que há uma recompensa intergaláctica pela sua cabeça, devido à Guerra Kree/Skrull.

Edição #9: Depois de tentativas fracassadas de contatar o Quarteto Fantástico e os Vingadores, Rick desaparece. Jessica deixa uma mensagem na Mansão dos Vingadores e, no dia seguinte, Jarvis retorna a ligação, explicando toda a verdade por trás do que aconteceu com Rick Jones.

Edição #10: Após tanto tempo perseguindo o Homem-Aranha, J. Jonah Jameson tem uma brilhante ideia. Contratar os serviços da detetive particular Jessica Jones para ela descobrir a identidade secreta do escalador de paredes, enquanto Ben Urich faz a cobertura das investigações.

O escritor Brian Michael Bendis, criador da personagem, mostra o dia-a-dia de uma ex-Vingadora, agora detetive particular que vive na Nova York das maravilhas. Com uma forte personalidade, ao mesmo tempo, hesitante em algumas ocasiões, Jessica Jones dá a oportunidade para Bendis explorar o lado mais urbano, palco onde ele se sente confortável, dentro do universo Marvel. O primeiro arco define a personagem e ilustra uma das características da editora, um cunho político nas histórias, sempre que possível. Leitura recomendada.


Por Roger