Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Inumanos #1-12 (1998)

Li Inumanos #1-12, do encadernado Inhumans #1, com roteiro de Paul Jenkins e desenhos de Jae Lee, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #1: A história mostra basicamente a família real – Raio Negro, Medusa, Gorgon, Karnak, Triton, Crystalis, Maximus e até Dentinho, mas com destaque para Raio Negro e seu poder destruidor. Apresenta também a cidade de Attilan, dando uma excelente introdução até mesmo para novos leitores.

Edição #2: A jovem Tonaja e seus cinco amigos estão prestes a aceitar sua hereditariedade e se submeterem às Névoas Terrígenas. Desde os temores naturais pelo diante do desconhecido até o júbilo da descoberta de sua nova condição e poderes. Mas nem toda mudança foi para melhor, o que sugere uma “falha”, de acordo com os olhares aguçados de Karnak.

Edição #3: O lado sombrio de Attilan é exposto quando à exposição de um dos seis jovens – Woz – falha e ele se torna um Alfa-Primitivo. Mas a decisão foi precipitada, pois, com o tempo, ele desenvolveu seus poderes inumanos e foi atraído por Maximus. A família real discute sobre a situação e a existência dos Alfa-Primitivos e seu lugar na sociedade dos Inumanos.

Edição #4: A neutralidade diplomática e o isolamento dos Inumanos incomodam os humanos que passam a temer por algo que não conseguem controlar ou entender. O comandante russo Yuri Stalyenko recebe uma proposta irrecusável de Maximus, que pretende usurpar novamente o trono de seu irmão Raio Negro. E as recentes e estranhas ações de Dentinho indicam que o refúgio dos Inumanos está exposto.

Edição #5: Atacados sem aparente motivo, os Inumanos resolvem denunciar a invasão diretamente ao Conselho de Segurança da ONU, mesmo que os ataques não afetem sua barreira energética. Os interesses políticos e afloram em vista de oportunidades que se abrem diante desse incidente. Uma batalha narrada em forma de um conto épico.

Edição #6: Os mercenários portugueses conseguiram desativar os geradores defensivos dos Inumanos e partem para a ofensiva. Lorde Mendicus retorna de sua missão diplomática nas Nações Unidas com notícias desagradáveis. Os planos sombrios e diabólicos de Máximus estão colhendo os seus frutos.

Edição #7: Maximus finalmente sai de sua prisão com Woz e domina as Subestruturas, refúgio dos Alfa-Primitivos. Attilan continua a sofrer ataques dos humanos, o que leva o povo a um ultimato. Maximus invade o palácio real e captura Medusa, toma o controle da rede de comunicação, além de expor uma antiga falha na cidade.

Edição #8: A cúpula de energia que protegia a cidade de Attilan já se desintegrou e a população inumana está exposta aos efeitos da atmosfera terrestre. O exército inimigo se aproxima cada vez mais. Karnak resolve investigar as alegações de Maximus e descobre que é tudo verdade, colocando a cidade em real perigo de submergir para sempre. A história contada pela ótica de Dentinho.

Edição #9: A recusa de Raio Negro em combater o inimigo faz com que os outros membros da família real estejam preocupados de que seu rei perdeu o juízo. Triton é enviado à presença do Príncipe Namor em busca de ajuda, que é negada. A história aproveita para mostrar o primeiro contato de Triton com os humanos, encontro que mudou sua vida.

Edição #10: Baseado em fatos históricos relacionados ao dilema do ministro Winston Churchill sobre o ataque à cidade de Coventry na Segunda Guerra Mundial, a história focaliza as consequências das ações (ou a falta delas) de Raio Negro espalhando-se por toda Attilan. O clima de tensão aumenta cada vez mais.

Edição #11: A loucura de Maximua ultrapassa os limites e ele corta os cabelos de Medusa, tirando não somente seus poderes, mas sua dignidade e identidade. O tempo que resta é escasso, assim como a paciência de Gorgon, Triton e Crystalis. Nesse momento, Karnak revela todo o plano de Raio Negro colocando seu plano em ação.

Edição #12: A lealdade de Gorgon é colocada à prova quando seu rei ordena que ele execute a sentença final. Sua decisão, embora questionável, visa salvar o povo, mas à um custo muito alto. Todos os detalhes por trás do plano de Raio Negro em salvar seu povo são finalmente revelados, e o preço da lealdade de seus súditos pode ser inestimável.

Sem exageros, uma excelente história. O escritor Paul Jenkins explora a sociedade, leis e cultura dos Inumanos traçando paralelos com a nossa própria. Além disso, apresenta os personagens principais e secundários de uma maneira fácil de entender e conhecer, mesmo para novos leitores. Apesar do aparente grande vilão não ser uma novidade, a criatividade do escritor e seu desejo de apresentar os Inumanos não somente como uma equipe de heróis, mas como uma sociedade à parte, fazem dessa série, uma leitura altamente recomendada.

Ó admirável mundo novo que nele tem tais pessoas – William Shakespeare.


Por Roger