Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Demolidor #32-40 (1998)

Li Demolidor #32-40, do encadernado Daredevil: Out, com roteiro de Brian Michael Bendis desenhos de Alex Maleev, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #32: Temendo por sua vida, Sammy Silke resolve se entregar para o FBI e usar a informação de que Matt Murdock é o Demolidor como uma forma de receber proteção policial. De qualquer forma, o FBI decide não investigar o caso.

Edição #33: Surpreendentemente o jornal Globo Diário publica uma matéria expondo a identidade secreta do Demolidor. Infelizmente, um dos agentes vazou a informação e o segredo foi revelado. Mas Matt não está sozinho nessa, seu melhor amigo Foggy declara seu apoio até o fim.

Edição #34: No Clarim Diário, Ben Urich e Peter Parker, ambos que conhecem a identidade secreta do Demolidor, tentam desmentir a informação do editorial concorrente. Em uma conversa sincera, Foggy Nelson tenta convencer Matt de que está na hora de aposentar o uniforme do Demolidor.

Edição #35: As notícias se espalham rapidamente. Mister Hyde aparece na frente do apartamento de Murdock atrás de desforra contra o Homem Sem Medo. Quase um mês depois, Matt resolve dar uma coletiva de imprensa.

Edição #36: Três semanas após a coletiva negando ser o Demolidor, Matt se prepara para a grande batalha judicial que terá pela frente. Natasha retorna e percebe que há algo de errado com seu ex-companheiro. Vanessa se reúne com Matt antes de partir e entrega o nome do agente do FBI que o entregou ao Globo Diário.

Edição #37: O Demolidor vai atrás do agente Dobbs que entregou sua identidade. No dia seguinte, o dono do Globo Diário se reúne com Murdock para propor um acordo, mas as negociações não se desenvolvem como deveriam.

Edição #38: Um assalto mal sucedido em uma loja de penhores deixa um policial assassinado e o vigilante mascarado Hector Ayala, o Tigre Branco flagrado como único suspeito do crime. Luke Cage e Punho de Ferro, amigos de Hector, pedem a Matt para ajudar a inocentá-lo. É claro que as alegações de que é o Demolidor não ajudam Matt nesse caso.

Edição #39: Começa o julgamento de Hector Ayala. A promotoria começa com suas testemunhas de acusação. No dia seguinte, é a vez de Matt Murdock trabalhar na defesa do caso.

Edição #40: Ë o dia das considerações finais, após um julgamento que tinha tudo para ser fácil. O júri toma uma decisão, mas a história está longe de terminar.

A identidade secreta do Demolidor é revelada em uma série de eventos, onde o próprio herói passa a ser um coadjuvante. O escritor Brian Bendis foca sua atenção na reação pública e nos personagens coadjuvantes. O mesmo acontece no pequeno arco de três partes publicado nas edições #38 à 40, onde temos a oportunidade de visualizar um caso de tribunal tenso e dramático. Leitura altamente recomendada.

Por Roger