Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta Marvel: Heróis Mais Poderosos da Marvel #62 – Soldado Invernal (Editora Salvat)


Review de coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #62 – Soldado Invernal, lançado em junho de 2017, pela Editora Salvat, 144 páginas, R$ 39,90, formato americano. Originalmente em Winter Soldier: The Bitter March #1-5, escrito por Rick Remender e desenhos de Roland Boschi.


Sinopse:
Um herói da era de ouro dos quadrinhos, Bucky Barnes sofreu um notável renascimento para se tornar o inimitável Soldado Invernal! Em 2005, Ed Brubaker trouxe de volta à vida alguém que permanecera supostamente morto há muito tempo, o icônico Bucky! Reinventando o antigo parceiro do Capitão América como um impiedoso assassino russo, o escritor deu uma nova vida ao prodígio adolescente dos tempos de guerra. No arco Marcha da Amargura, Rick Remender e Roland Boschi devolvem ao Soldado o seu lado mais letal, produzindo uma das melhores histórias de ação e espionagem dos quadrinhos! Determinado, mortífero e durão... Nada vai deter o Soldado Invernal!

Comentário:
Edição #1: Durante a Guerra Fria, em 1966, Nick Fury e o Agente Ran Shen da SHIELD invadem o castelo da Hidra para extrair os cientistas Peter e Mila Hitzing, criadores da perigosa Fórmula da Alquimia. Durante a missão, são surpreendidos pela lenda soviética, o Soldado Invernal.

Edição #2: Depois de sobrevier ao deserto gelado, o Agente Shen, juntamente com os cientistas Hitzing fogem em um trem para o oeste de Berlim. O problema é que o Dr. Peter decidiu retornar à Hidra.

Edição #3: Dentro do trem, soldados da Hidra chegaram para levar a Fórmula da Alquimia de volta. O Soldado Invernal também invade o trem, decidido a levar a fórmula para as URSS. No meio do fogo cruzado, o Agente Shen é baleado tentando salvar Mila Hitzing.

Edição #4: Ao enfrentar o agente telepata da Hidra, Dreno, o Soldado Invernal relembra parcialmente quem realmente é. Com parte de suas memórias reativadas, Bucky ajuda Ran Shen a enfrentar o vilão psíquico e salvar Mila.

Edição #5: Livre de seu condicionamento, mas ainda sob os olhares desconfiados do Agente Shen, Bucky decide proteger Mila e leva-la à salvo aos EUA. Dado como morto, Nick Fury está de volta e retoma sua missão inicial.

Uma leitura inicial poderia passar a impressão de que a história tem como personagem principal, o Agente Ran Shen em uma missão de extração da SHIELD. Mas, com o desenrolar da trama, é possível perceber que Shen realmente se destaca, embora o Soldado Invernal tenha uma participação importante e até interessante, como uma espécie de retcon. Os ingredientes para uma história de espionagem estão todos lá e o resultado final é uma leitura razoavelmente interessante.

Por Roger