Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Batman #582-586 & 591-594 (2000)


Li Batman #582-586 & 591-594 e Batman – Mundos em Guerra #1, do encadernado Batman by Ed Brubaker, com roteiro de Ed Brubaker e desenhos de Scott McDaniel e Stefano Gaudiano, e farei breves comentários das edições.


Edição #582: Jeremy Samuels, ex-segurança das Indústrias Wayne não consegue mais voltar à sua antiga vida antes de perder sua esposa e filho num acidente. Mesmo depois de cumprir sua pena, ele já está de volta à vida de crimes trabalhando para o Pingüim.

Edição #583: Um assalto mal sucedido e Samuels finalmente consegue o que sempre pretendia, acabar com sua própria vida. Enquanto isso, Batman tem seu primeiro encontro com o misterioso Zeiss, que consegue memorizar os movimentos de seus adversários.

Edição #584: Dois jovens resolvem fazer um documentário sobre o Batman, se ele é uma lenda urbana ou não. Vendo nisso uma oportunidade de prejudicar o homem morcego, Cobblepot envia os jovens ao Asilo Arkham para falar com o Duas-Caras. Durante uma rebelião, o Batman aparece comprometendo seu desejo de se manter nas sombras.

Edição #585: Ainda sem poder provar a ligação do Pingüim com Jeremy Samuels, Batman intensifica sua busca por vingança, atacando Cobblepot de todas as formas possíveis, mas isso o coloca em conflito com Gordon, afinal existe uma grande diferença entre justiça e vingança.

Edição #586: O Pingüim finalmente tem sua revanche, elimina o Batman, derrota os outros vigilantes de Gotham, e no final, ainda mata a sangue frio Bruce Wayne?!

Edição #591: Batman investiga um ex-mafioso, Lew Moxon, e acaba se recordando ao encontrar com a filha dele, Mallory Moxon, sua amiga de infância. Mais do que isso, descobre que Zeiss está trabalhando como guarda-costas de Zeiss, e que o Pistoleiro foi contratado para matar o ex-capo.

Edição #592: Infelizmente, Batman descobre que Mallory trabalha com o pai em seus negócios ilícitos. Para piorar, Moxon é baleado pelo Pistoleiro, enquanto Batman enfrentava Zeiss. E agora, Mallory jura vingança contra o Cavaleiro das Trevas e o responsável que deseja matar seu pai.

Batman – Mundos em Guerra #1: Uma explosão que causou duas mortes, leva Batman a descobrir que o Presidente Lex Luthor tem alguma ligação com o incidente e com a exploração de vidas alienígenas, e o homem morcego vai até Metrópolis pedir ajuda ao Superman. É a introdução do Cavaleiro das Trevas na saga Mundos em Guerra.

Edição #593: Uma segunda nave caiu em Gotham nas últimas semanas, enquanto isso, Batman continua sua caçada à Zeiss. História ligada à saga Mundos em Guerra.

Edição #594: Apesar de intensificar seus esforços em encontrar Zeiss, Batman tem de lidar com um alienígena ferido que foi acolhido pela igreja local, enquanto que alguns agentes de Luthor tentam capturar a criatura. No final, o próprio Zeiss reaparece em um final surpreendente. História ligada à saga Mundos em Guerra.

Início da fase de Ed Brubaker à frente do Batman, com seus roteiros mais urbanos. Inclusive a escolha do Pingüim como o principal antagonista de sua galeria recorrente de vilões e a criação de outros novos, reforça as histórias com uma pegada mais policial. Até mesmo a participação do Batman na saga Mundos em Guerra foi menos “ficção científica” e não comprometeu a linha de tempo que Brubaker estabeleceu desde o começo de sua fase, com exceção do final que pareceu estar comprometido justamente pela saga Mundos em Guerra. Ainda assim, leitura recomendada.

Por Roger