Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Batman #608-619 (2000)


Li Batman #608-619, do encadernado Batman: Hush, com roteiro de Jeph Loeb e desenhos de Jim Lee, e farei breves comentários das edições.


Edição # 608: Um garoto herdeiro da fortuna de uma companhia química foi raptado pelo Crocodilo. Batman consegue resgatar o rapaz, mas a Mulher-Gato, sob o domínio de Hera Venenosa foge com o dinheiro do resgate.

Edição # 609: Ao perseguir a Mulher-Gato, Batman despenca do alto de um prédio e se machuca gravemente, mas é ajudado pela Caçadora. Hera divide o dinheiro do resgate com alguém misterioso. Bruce sofreu um forte traumatismo craniano e é tratado pelo cirurgião, o Dr. Thomas Elliot, um grande amigo de infância.

Edição #610: Crocodilo foge da prisão. Ao ir em seu encalço, Batman sofre outro atentado, mas consegue escapar e seguir os rastros do Crocodilo. Ele tem certeza de que todos os envolvidos estão sendo manipulados por mais alguém.

Edição #611: Bruce viaja à Metrópolis para investigar o fornecimento de etileno pela Lexcorp, hoje comandada por Tália, além de estar à procura de Hera Venenosa, com a ajuda da Mulher-Gato, com quem começou a ter um interesse romântico.

Edição #612: Finalmente Batman e Mulher-Gato encontram Hera em Metrópolis, porém, ela conseguiu controlar o próprio Superman. Ë hora do embate entre Batman contra Superman.

Edição #613: Depois de conseguir trazer Hera de volta à Gotham, Bruce, Leslie, Selina e Tommy estão assistindo a uma ópera, quando de repente, a peça é interrompida pela Arlequina. Quando Batman a confronta, tem a impressão de que também há alguém por trás da vilã maluca. Ao perseguir Arlequina, Tommy Elliot é baleado pelo Coringa.

Edição #614: Achando que o Coringa matou Tommy, embora ele alegue inocência nesse caso, as lembranças do que o Palhaço do Crime fez com Bárbara e Jason vem à tona e Batman não consegue se conter chegando a ponto de realmente estar pronto para matar o Coringa, mas é impedido por Jim Gordon, depois que Selina também tentou em vão, parar o vigilante de Gotham.

Edição #615: O misterioso inimigo que parece estar orquestrando todo o plano para confundir Batman, se revela para o Coringa no Asilo Arkham como Harvey Dent. Enquanto isso, Bruce revela sua identidade para Selina.

Edição #616: Batman acredita que Ra’s Al Ghul é o responsable por enviar vários de seus vilões para atingi-lo e envolvê-lo nesse jogo que tirou a vida de Tommy Elliot. Para isso, ele captura Tália e Selina se oferece para vigiá-la, mas a Mulher-Gato é atacada por Lady Shiva. Durante o confronto com Ra’s, Batman descobre que está lutando contra o algoz errado e retorna à Gotham. Tália salva a Mulher-Gato de ser assassinada por Lady Shiva.

Edição #617: Bruce pede ajuda à Tim para saber se pode realmente confiar em Selina. Após enfrentar mais um vilão, o Espantalho, finalmente é revelado a identidade do verdadeiro orquestrador de todo o jogo – Jason Todd.

Edição #618: Batman e Jason se enfrentam num violento combate. O problema é que talvez não seja exatamente Jason Todd que o Batman está enfrentando. Na verdade, trata-se do Cara-de-Barro. Com a ajuda de Oráculo, uma das últimas pistas leva até Harold, um antigo ajudante de Bruce, mas quando ele iria revelar a verdadeira identidade do inimigo, é baleado por ele.

Edição #619: Quando finalmente é revelada a identidade do verdadeiro articulador por trás de todo o jogo envolvendo o Batman, Harvey Dent aparece junto com Gordon, e salva o homem-morcego.

“Silêncio” pode parecer apenas um desfile de vários personagens do universo do Cavaleiro das Trevas, e de fato é, mas muito mais do que isso, esse longo arco acompanha uma jornada de Bruce Wayne de maneira muito pessoal. Uma viagem ao passado contando seus dias como criança, enquanto precisa resolver suas questões de confiança no presente. Sim, apesar de tantos personagens importantes, Batman é a peça principal dessa trama. A revelação da identidade do vilão criou controvérsias, o que já é um ponto interessante. Gosto muito da arte de Jim Lee nessa história. Leitura altamente recomendada.

Por Roger