Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta - Os Vingadores da Marvel – Parte 3


Material produzido pelo nosso colaborador Jorge Luis

Trajetória nos quadrinhos da principal equipe de super-heróis da Marvel Comics

Nesta sequência é apresentada a segunda formação dos Vingadores


 JACK KIRBY ENCONTRA UM SUCESSOR
Jack Kirby volta de verdade para a revista em Avengers 15, de 1965, onde se encerra o primeiro ciclo de aventuras dos Vingadores, com o confronto final com os Mestres do Terror, culminando na morte do Barão Zemo.


Vingadores versus Mestres do Terror.

Na trama, o Barão Zemo ativa mais um plano para eliminar a equipe. Ele envia seu piloto Franz Gruber e seus comandados para executar seu plano, que envolve libertar da cadeia o Cavaleiro Negro e o Derretedor, os velhos membros dos Mestres do Terror. Junto com Encantor e o Executor que são recrutados também.

Zemo dá início a mais um plano para derrotar os Vingadores

O Capitão América manda uma carta para Nick Fury, a respeito do trabalho de contra-espionagem que o ex-sargento estava liderando e se oferece para ajudar.

O Capitão escreve uma carta para Nick Fury

Quando saiu para postar a carta, o Capitão avista Encantor e Executor na cidade e quando vai alertar seus companheiros sobre o perigo, a Mansão dos Vingadores já tinha sido atacada. Rick Jones é sequestrado novamente com os Vingadores em sua perseguição. O Capitão com o restante dos Vingadores também ajuda na perseguição através de um avião.

Rick Jones é mais uma vez sequestrado

Do avião os heróis observam o Cavaleiro Negro se preparando para um ataque, mas Thor consegue repelir a ameaça, indo enfrentar o vilão.

Enquanto Thor enfrenta o Cavaleiro Negro...

Já o Derretedor lança seus raios, escondido no topo dos prédios, e o Homem de Ferro vai enfrentar seu antigo inimigo.

...Homem de Ferro enfrenta seu velho inimigo, o Derretedor.

Enquanto isso, Encantor ataca o avião e o Gigante (estreando um novo uniforme), auxiliado pela Vespa, vai ao seu encalço, deixando o Capitão sozinho.




















E o Gigante vai atrás de Encantor, estreando 
seu novo uniforme

A pancadaria corre solta na cidade, e o Executor ameaça alguns inocentes, mas os heróis decidem se unir para enfrentar as ameaças juntos.

Os Vingadores percebem que juntos conseguem derrotar os vilões

Por fim o Capitão chega à Floresta Amazônica encontrando Rick Jones preso. Mesmo sozinho, o soldado enfrenta Zemo e logo consegue separá-lo de seu exército. Zemo usa um raio desintegrador  contra o Capitão, mas o herói reflete os raios de sol nos olhos do inimigo, que, atordoado, atira a esmo, causando uma avalanche sobre sua cabeça.

Sobrando o Zemo para enfrentar o Capitão América, mas o vilão tem um trágico destino...

Seria o fim do Zemo? Ao ver o que havia acontecido, o Capitão lembra de Bucky e percebe que havia cumprido sua promessa de vingança.

...ao ser soterrado por uma avalanche.


No outro front de batalha, Gigante, Vespa, Homem de Ferro e Thor saem em confronto com Encantor, Executor, Cavaleiro Negro e Derretedor.




















Enquanto o Gigante enfrenta Encantor...

O Gigante sai destruindo os veículos no caminho dos vilões...






























...levando um rastro de destruição no caminho...

...além dos prédios que se transformavam em obstáculos.
 




























...Thor e Homem de Ferro enfrentam seus algozes.

Thor e Homem de Ferro revidavam os raios que eram lançados contra eles causando mais danos na cidade à medida que os confrontos chegavam ao seu ápice.


Os Vingadores custam a perceber o rastro de destruição que provocam.

Percebendo os graves danos durante as batalhas, os Vingadores resolvem tomar outras atitudes, que ficaram para a próxima edição, mas não antes de soltarem o famoso grito “Avengers, Assemble” que se tornou sua marca registrada.


Assim termina essa edição com o famoso grito da equipe.


edição 16 também tem outra pequena importância: é a primeira aparição do mordomo Edwin Jarvis, que iria acompanhar a equipe dali em diante como cuidador da Mansão. O personagem já tinha sido introduzido nas aventuras do Homem de Ferro, mas agora migrava para a revista dos Vingadores.


O Capitão passa a ser o protagonista da revista
dos Vingadores a partir de Avengers 16.

Voltando a história, os heróis que ficaram na cidade percebem que eles estavam mesmo colocando em risco os cidadãos de Nova York e decidem usar seu plano “B”.












Foi nesta edição que os Vingadores perceberam os estragos que faziam a sua cidade.

Que consistia em aprisionar os vilões num “vortex” criado pelo martelo de Thor e mandar toda a batalha para outra dimensão.















Separados os Vingadores eram vulneráveis, mas unidos....

Encantor e Executor conseguem escapar da armadilha, mas acabam fugindo ao ver que ficaram em desvantagem na luta.
















Capitão América mostra toda sua nobreza ao enterrar seu pior inimigo

Enquanto isso, o Capitão América enterra Zemo e junto com Rick Jones começa sua longa jornada para retornar à América.

Houve uma grande mudança em Avengers 16, de maio de 1965 (novamente por Lee e Kirby): os quatro membros originais da equipe (Homem de Ferro, Thor, Gigante e Vespa) decidem sair do time e deixar o Capitão América para treinar uma nova formação, composta por três ex-criminosos: Gavião Arqueiro (que lutou contra o Homem de Ferro) e os irmãos gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio (ex-membros da Irmandade de Mutantes de Magneto, inimigos dos X-Men).

Os antigos membros estavam cansados de tantas batalhas na equipe, enquanto ainda tinham que lidar com suas próprias aventuras solo. Assim, numa reunião sem o Capitão América – que ainda estava tentando retornar da América do Sul após a batalha com Zemo – decidem todos darem um tempo. No meio da reunião, a sala fica repleta de fumaça e o Gavião Arqueiro entra na Mansão e solicita ser integrado ao grupo após amarrar Jarvis.























Gavião Arqueiro na arte de Jack Kirby em “Avengers 16”.

Assim ele conta sua história, diz ser incompreendido e que nunca quis fazer mal a ninguém, mas se apaixonou pela Viúva Negra e acabou agindo por instinto. Ele afirma que Natasha acabou indo parar no hospital após enfrentar o próprio Homem de Ferro, quando saiu tentou desertar e acabou sendo levada pelos comunistas. Ele prometeu que iria libertá-la tendo a ideia de entrar para o grupo dos Vingadores.





Viúva Negra era a grande paixão do Gavião Arqueiro
Após o Gavião impressionar a Vespa e o Gigante libertando Jarvis com suas flechas, ele é aceito no grupo. Isso dá ao Homem de Ferro a ideia de fazer uma nova formação dos Vingadores. Eles convidam Namor para compor o time, uma forma de fazê-lo abandonar o ódio contra a humanidade, mas o monarca da Atlântida nega. A notícia é veiculada nos jornais e atravessa o mundo, e quem se interessa pela novidade são outros dois ex-vilões: a dupla Mércurio e Feiticeira Escarlate.

Os irmãos Maximoff escrevem para os Vingadores
Eles escrevem se oferecendo para entrar no grupo e são aceitos, sendo recepcionados em Nova York. Mercúrio mostra suas habilidades ao deixar Happy para trás pelas ruas da cidade. Enquanto a reunião na Mansão dos Vingadores acontecia, o Capitão América finalmente chega com Rick Jones, já é incumbido de liderar o novo time, o que aceita relutantemente.









Capitão América retorna com Rick Jones e encontra a Mansão dos Vingadores repleta de gente

As notícias sobre os novos membros são acompanhadas pelas notícias sobre a licença dos mais antigos. O Capitão fica chateado, mas considera justa a saída temporária dos demais, deixando a porta aberta para o retorno deles. A Feiticeira fica impressionada com o ambiente de amizade e acha que vai se dar melhor nesse tipo de relacionamento do que no terror que vivia ao lado de Magneto.


A volta do Capitão América é comemorada pelos Vingadores e seus novos membros

O Homem de Ferro ainda deixa um último conselho. Eles deveriam procurar o Hulk, que andava meio sumido, afinal ele também tem uma boa índole, é incompreendido, e já fez parte do grupo.


O Homem de Ferro é o último membro antigo a deixar a equipe...

Por ser o mais antigo, o Capitão assume a liderança do grupo e eles são mostrados ao mundo pela primeira vez. Os novos Vingadores são ovacionados, mas já é possível ver o Gavião Arqueiro demonstrando insegurança sobre o poderio do grupo e sobre a liderança do Capitão.

...enquanto os novos membros dos Vingadores são apresentados: Capitão América, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Gavião Arqueiro.
Desse modo, Avengers 16 traz a primeira mudança radical de formação da equipe, marcando o início dessa outra tradição. Ao mesmo tempo, ao introduzir personagens como Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Mercúrio ao hall dos Vingadores também criava parte significativa do núcleo central de seus membros dali para todo o sempre. Não menos importante, deixar o Capitão América (recém-descongelado depois de décadas em animação suspensa) consolidava este como a peça central da equipe e o maior de todos os seus líderes.

Gavião Arqueiro tinha aparecido numa sequência de histórias do Homem de Ferro (começando em Tales of Suspense 57, de 1964) no qual, após viver como artista de circo por um tempo, se inspira no vingador dourado para se tornar um herói, explorando suas habilidades no arco e flecha, mas termina enganado pela (então vilã) Viúva Negra e se vê em meio a um plano de matar o herói e seu alter-ego secreto, Tony Stark.

O Gavião Arqueiro apareceu nas revistas do Homem de Ferro

Contudo, a paixão entre Clint Barton e Natasha Romanoff contribui para que a Viúva Negra repense seus atos e termine se arrependendo de seus crimes e se convertendo em heroína num futuro breve. Ao mesmo tempo, o Gavião Arqueiro é perdoado de seus pequenos crimes ao entrar para os Vingadores.

Já a Feiticeira e Mercúrio apareceram na revista dos X-Men

Já Feiticeira Escarlate e Mercúrio são Wanda e Pietro Maximoff, irmãos gêmeos criados por ciganos na Europa Oriental, que apareceram pela primeira na revista X-Men 04, de 1964, como membros da Irmandade de Mutantes liderada pelo vilão Magneto. Aquela história deixava claro que a dupla tinha uma dívida de sangue com Magneto (que os salvou de serem mortos por seu próprio povo, que atribuíam seus poderes mutantes à bruxaria), mas não concordavam com as atitudes extremas deles (inclusive, secretamente salvando os X-Men no fim). Mesmo assim, ainda fizeram outras aparições ao lado do grupo de vilões e até enfrentaram Thor em sua revista.


O Gigante e a Vespa partem de férias, deixando os Vingadores
O Gigante e a Vespa partem para umas férias e o Homem de Ferro volta para as Indústrias Stark, já com saudades do grito “Avengers Assemble”.
DON HECK E A QUADRILHA DO CAPITÃO
Claro que a mudança da equipe era também uma jogada de Stan Lee para dar mais profundidade à revista. Se por um lado era espetacular ter membros como Homem de Ferro e Thor no time, por outro, não era possível ter uma abordagem mais dedicada a eles, pois isso era resguardado para suas próprias aventuras. Desse modo, Avengers 16 trazia a formação de uma equipe que, em grande parte, só tinha espaço nessa coleção, sem atrapalhar suas aventuras paralelas, que eram muito difíceis de conciliar. O Capitão América já tinha começado a ter suas próprias aventuras em Tales of Suspense, mas naquele período, a maior parte delas narrava suas aventuras na II Guerra Mundial e demoraria alguns meses para que fossem abordadas aventuras no presente. A ausência de uma vida particular, inclusive, é um tema explorado nas edições 15 e 16, com o Capitão se queixando de ser a âncora de um grupo e não ter sua própria vida.


Don Heck foi o primeiro sucessor de Jack Kirby na Marvel

Após este evento especial, Don Heck retorna em definitivo como artista da revista, onde ficaria bastante tempo ao lado de Stan Lee, sendo o criador de alguns personagens ícones como o Homem de Ferro, o Gavião Arqueiro e o Espadachim. Apesar da nova formação ser um quarteto menos poderoso – Gavião Arqueiro nem tinha superpoderes – Lee e Heck souberam dosar a nova equipe, colocá-los contra inimigos formidáveis e, mais importante, trabalhar à exaustão a caracterização, enchendo o time de conflitos internos: o Gavião Arqueiro questiona a autoridade do Capitão o tempo todo e dá em cima descaradamente da Feiticeira Escarlate, o que o coloca em rivalidade com o ciumento Mercúrio. Lee e Heck também exploraram, nas tramas, certa rejeição do público à nova equipe, apelidada de A Quadrilha do Capitão.

Em Avengers 17 a equipe tem seu batismo de fogo

O batismo de fogo da nova formação é em Avengers 17, com outra batalha contra o Toupeira, que agora mobiliza um monstro chamado Minotauro. A ideia da história é responder à pergunta: a nova formação é menos eficiente do que a antiga? O Hulk faz uma participação especial, mas mal tem contato com o do grupo. Esta seria a última participação do Hulk na revista em um longo tempo. A partir de então, os caminhos do grupo e do Golias Verde iriam se cruzar cada vez menos.


Os novos Vingadores enfrentam um robô gigante em sua primeira aventura

Enquanto o Hulk era sequestrado pelo Líder (isso foi mencionado diversas vezes durante a história), os Vingadores anunciam que o procuram através do jornal. No meio de um treinamento, o grupo é atacado por um enorme robô que deixa os novos membros alarmados. Eles se entendem e derrotam o robô, mas não sem antes ouvirem a mensagem trazida pela máquina...o Hulk estava no deserto.


O Toupeira é o vilão por trás do primeiro ataque ao novo grupo de heróis

Apesar dele estar mesmo por lá, a mensagem havia sido enviada pelo Toupeira. O inimigo subterrâneo queria tentar acabar com o novo grupo antes mesmo deles iniciarem sua jornada heroica e acredita que terá sucesso, já que o grupo decidiu rumar para a área indicada na mensagem.


O personagem mitológico Minotauro é derrotado pelos novos Vingadores

O Capitão América lidera o grupo até a área onde houve um confronto com os homens-lava, mas eles não encontram nada. Mercúrio explora a área, até que eles caem em um enorme buraco, sugados para as profundezas. Eles são salvos pela flecha do Gavião Arqueiro e dão de cara com o Minotauro, aquele mesmo da mitologia, agora controlada pelo Toupeira e ataca os heróis.












Mercúrio é aprisionado pelos Molóides

E os Molóides do Toupeira aparecem pela primeira vez falando! Para piorar, o Mercúrio é aprisionado pelo Toupeira, que queria descobrir como ter o poder da velocidade. Enquanto isso, os demais heróis conseguem derrotar o Minotauro quando a Feiticeira Escarlate o aprisiona numa enorme rocha. Eles saem então a procura de Pietro e o encontram bem na hora que o Toupeira o estava torturando.

Os novos Vingadores atacam o Toupeira bem na hora que ele estava torturando Mercúrio

O confronto ocorre e o Toupeira em vias de ser derrotado, decide se livrar do grupo através de uma manobra em que ejeta os quatro heróis para a superfície. O batismo do novo grupo chega ao fim.


O Toupeira se livra dos novos Vingadores antes de ser derrotado pela equipe

O Capitão América consegue manter a liderança do grupo depois de mostrar o quanto conhece de estratégia, mas fica claro que ele será questionado sempre que vacilar, principalmente pelo Gavião Arqueiro que demonstra muito desconforto ao receber ordens.


O Capitão América demonstra toda sua vocação de líder da equipe nessa nova formação

Enquanto a Feiticeira Escarlate começa a se sentir atraída pelo Capitão...












A Feiticeira começa a ter uma queda pelo Capitão.

Em Avengers 18, o grupo enfrenta a ameaça comunista chamada Comissário.

Ainda repleto de dúvidas, insubordinações e questionamentos sobre a personalidade dos novos colegas, o grupo liderado pelo Capitão América parte para uma nova missão.


Capa de Avengers 18

Depois de alguns momentos de ócio, o Capitão recebe um chamado pelo rádio sobre um ataque de comunistas. O chamado era uma armadilha armada pelos próprios comunistas do grupo do Comissário, um enorme bruto capaz de esmagar pedras com as próprias mãos. A intenção dele era acabar com os novos Vingadores e mostrar o poder comunista para o mundo.

Comissário foi o segundo vilão que a nova formação dos Vingadores enfrentou

Quando chegam ao local, eles percebem a armação e saem brigando. Enquanto o Gavião e o Mercúrio tentam achar um ponto fraco no poderoso inimigo, o Capitão demonstra mais uma vez porque é o líder do grupo, ao observar o comportamento estranho de todo o batalhão inimigo, ele descobre que o Comissário era na verdade um enorme robô.

Gavião é um dos heróis subjugados pelo adversário

Enquanto a Feiticeira Escarlate é aprisionada, os outros Vingadores são superados pelo Comissário. Como a Feiticeira ainda tem poderes pouco explorados, ela consegue derrotar o Comissário causando um curto-circuito no robô.


Os novos Vingadores ganham apetrechos que são acionados pelo Capitão em casos de emergência

Assim termina mais uma aventura dos novos Vingadores que ganham a partir dessa edição transmissores na forma de anéis, relógios e broches para quando forem chamados pelo Capitão para se apresentarem em caso de emergência.

Acompanhe a quarta parte desta história no próximo post mostrando entre outras coisas a criação de novos vilões pela dupla Stan Lee e Don Heck como o Espadachim e o Poderoso, além da volta de antigos vilões.

Material compilado dos sites HQRock (maio de 2011, por Irapuan Peixoto); Coxinha Nerd (agosto de 2011, por Cris Siqueira), Cronologia Lógica Marvel e Wikipédia, editados e revisados por Jorge Luis, colaborador do Planeta Marvel / DC.