Logo criado por Jorge Luís

Planeta Leu Marvel: Homem-Aranha #51-56 (2001)


Li Homem-Aranha #51-56, do encadernado Amazing Spider-Man: Unintended Consequences, com roteiro de J. M. Straczynski e desenhos de John Romita Jr, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #51: Peter e Mary Jane estão bem e tentando recomeçar. Uma ameaça surge nos desertos de Nevada, em Los Angeles, quando um ser feito de raios gama surge carregando as digitais de vário mafiosos mortos em 1957.

Edição #52: O mafioso Morris Forelli que está sendo procurado pela criatura de raios Gama, contrata os serviços de proteção do Homem-Aranha. Ele segue uma pista que o leva até o deserto no local em que os corpos dos mafiosos foram enterrados, o mesmo local em que o exercito fez teste com raios Gama, um depósito ilegal de produtos químicos e acaba descobrindo a origem da criatura verde que foi chamada de Escavador.

Edição #53: O segundo confronto do Homem-Aranha contra o Escavador, e dessa vez, com a inesperada ajuda dos capangas de Forelli. Um detalhe chamou a atenção do Amigão da Vizinhança, o Escavador foi ferido nesse confronto e ele quer tentar descobrir o motivo.

Edição #54: Depois de analisar o sangue do Escavador, Peter descobre como derrotar a criatura, o que funciona basicamente como o mesmo mecanismo de transformação de Bruce Banner em Hulk. No final, o Homem-Aranha consegue derrotar o Escavador, mas Forelli tem muita coisa a pagar por seus pecados do passado.

Edição #55: Voltando ao dia a dia no colégio Midtown, Peter conhece uma aluna Melissa Coolridge, com um grande potencial em Biologia, mas que mora sozinha com a mãe. Seu irmão mais velho, Jack, foi preso pelo Homem-Aranha por roubo de carros. Isso leva Peter a pensar sobre as consequências de seus atos, embora sejam corretos e dentro da lei.

Edição #56: Peter procura por Josh, irmão de Melissa que não voltou mais pra casa depois de ter sido solto da cadeia. Uma rápida investigação é o suficiente para localizar o irmão de melissa. Quando o Homem-Aranha chega ao local, tem uma grande surpresa com Ezekiel.

Esse poderia ser considerado o arco mais “tranquilo” do Homem-Aranha, ou uma espécie de interlúdio, e mesmo que tenha sido encarado dessa forma, JMS não esconde o quanto conhece o herói. Suas motivações são colocadas em cheque quando precisa ajudar um velho mafioso que cometeu muitos assassinatos em seu passado, mas que agora corre perigo de vida. As histórias continuam com sua dose certa de ação e combates exigindo o máximo do aracnídeo e as questões morais são mais profundas do que aparentam ser, basta ler com atenção que elas serão encontradas. Leitura recomendada.

Por Roger