Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Mulher-Maravilha #218-226 (2001)


Li Mulher-Maravilha #218-226, do encadernado Wonder Woman: Mission’s End, com roteiro de Greg Rucka e desenhos de Ron Randall, Rags Morales, David Lopez e Cliff Richards, e farei breves comentários das edições.


Edições #218: Ares aparece em Themyscira, leva sua filha Lyta embora e deixa a amazona Io entre a vida e a morte. Depois da revelação de que Zeus é seu pai, Cassandra Sandsmark ainda tem muita coisa para aprender e se adaptar.

Edição #219: Ligação com Projeto OMAC. Sob o total controle mental de Max Lord, Superman acredita que sua esposa Lois Lane foir morta pelo Apocalypse. O problema é que o Superman vê o gigantesco monstro no lugar da Mulher-Maravilha. É a conclusão do arco “Sacrifício” de quatro partes.

Edição #220: Ligação com Projeto OMAC. As consequências do que a Mulher-Maravilha fez com Max Lord teriam de ser resolvidas depois. Tanto ela como o Superman precisavam atender a chamados de emergência. Ao retornar à Embaixada, Diana descobre que Jonah era um agente do Xeque-Mate e que poderia ter alguma ligação com Max Lord, que era atualmente o Rei Negro da organização de espionagem.

Edição #221: Ligação com Projeto OMAC. Diana decide se entregar e se submeter às leis do Mundo do Patriarcado. Apesar de não concordar de início, Atenas abençoa a decisão. Enquanto Diana falava sobre esse assunto com seus amigos, a Embaixada é atacada por OMACs.

Edição #222: Ligação com Projeto OMAC. Já faz uns dez meses que frotas navais americanas vigiam a Ilha Paraíso e as guerreiras de Themyscira se preparam para uma iminente guerra. A Mulher-Maravilha se apresenta para uma corte internacional. Enquanto aguarda julgamento, é atacada pela Mulher-Leopardo.

Edição #223: Ligação com Projeto OMAC. Themyscira é invadida por um exército de OMACs. Lideradas por Ártemis e Phillipus, as amazonas defendem sua nação como podem. Mas Io precisa de mais tempo e matéria-prima para concluir sua arma suprema. Apesar de estar proibida pela corte de sair de sua detenção, Diana precisa ajudar suas irmãs.

Edição #224: Ligação com Crise Infinita. Os escudos que protegiam as amazonas foram derrubados pelos OMACs. Em uma última tentativa de sobreviver, as amazonas empregam um ataque definitivo e fatal, mas que pode mudar completamente o rumo de seus destinos. O Irmão-Olho conseguiu exatamente o que pretendia.

Edição #225: Ligação com Crise Infinita. Em uma decisão inacreditável, a Mulher-Maravilha pede para suas irmãs guerreiras deixarem o Mundo do Patriarcado e fica sozinha contra o exército de OMACs. É hora novamente dos deuses intervirem. Depois desse encontro revelador, Diana retorna e deve se despedir de seus amigos da Embaixada.

Edição #226: A Mulher-Maravilha e o Superman se conhecem há muito tempo. A história faz um breve resumo de encontros importantes dos dois em diversas etapas da vida de Diana, como seu primeiro encontro pós-Crise nas Infinitas Terras, a época em que Ártemis foi a Mulher-Maravilha, a morte de Hipólita na saga Mundos em Guerra, os eventos de Crise de Identidade e outros eventos. Uma amizade como essa pode ser abalada?

O escritor Greg Rucka encerra sua participação em um clima tenso com batalhas épicas e dramáticas. Percebe-se que o escritor teve de adaptar sua longa trama para inserir a Mulher-Maravilha dentro da saga Crise Infinita, porém, o resultado ficou satisfatório, sem aquelas soluções fáceis ou abruptas. Antes, Rucka ligou bem os pontos abertos e mostrou explicitamente sua visão da essência do que representa a Mulher-Maravilha. Leitura satisfatória.

Por Roger