Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Liga da Justiça da América #77-82 (1997)


Li Liga da Justiça #77-82, do encadernado JLA: Rules of Engagement, com roteiro de Joe Kelly e desenhos de Doug Mahnke e Duncan Rouleau, e tecerei breves comentários das edições.


Edição #77: Elektron e o Lanterna Verde John Stewart estão na Lua em uma missão de rotina, quando são alertados sobre um objeto não identificado que pousou em sua superfície. O misterioso dispositivo parece afetar as memórias daqueles que tiveram contato com ele. A nova Liga enfrenta sua primeira grande ameaça, Mnemon.

Edição #78: A Matéria Espelhada, um enxame de hipercubos que reflete toda forma de energia se dirige para a Terra. O Pacificador, líder um coletivo militar formado por três planetas está tentando o apoio do planeta Kylaq à força.

Edição #79: Mesmo sem ser “convidada”, a LJA ajuda o povo de Kylaq, que não deseja se juntar ao Coletivo do Pacificador. O conflito entre os dois lados fica evidente quando os dois lados expõem conceitos diferentes sobre a paz. E a guerra parece ser iminente.

Edição #80: É hora de apresentar os quatro novos membros da LJA – Devota, John Stewart, Corvo Manitu e Major Desastre – para os membros do Conselho Nacional. E a Liga se envolve em um assunto complicado, quando o abrigo para crianças de rua, Cooperativa Bom Abrigo é ameaçada pelo governo pelo fato de seus administradores, que são metahumanos, tentam impedir uma inspeção no local.

Edição #81: A situação saiu completamente do controle. Uma enorme explosão arrasou a coperativa matando milhares de pessoas incluindo as centenas de crianças abrigadas. Superman se entregou às autoridades assumindo toda a responsabilidade. Major Desastre e Devota estão foragidos. Uma equipe liderada por Batman investiga o local.

Edição #82: Um grupo revolucionário, o Eixo América, liderado por Manson, resolve dar as caras e ataca a LJA, já desfragmentada após os eventos na Cooperativa Bom Abrigo. A fim de estabelecer uma nova ordem nas coisas, o grupo foi bem sucedido em quebrar a Liga antes do ataque.

A LJA está estreia uma nova formação. Com as adições de Devota, Corvo manitu, Lanterna Verde John Stewart, Major Desastre, Eléktron e Nuclear, o grupo passa a encarar histórias mais calcadas em temas sociopolíticos e até raciais. O escritor Joe Kelly mantém o tom mais ácido e sarcástico apresentando um versão interessante dos famosos heróis da Liga da Justiça. Leitura interessante.

Por Roger