Logo criado por Jorge Luís

Plantão do Planeta: Duas lendas da Marvel se foram...


Hoje será marcado como um dia bastante triste para os fãs mais antigos da Marvel que acompanharam as grandes lendas que formaram a editora em seu começo e hoje terão que se despedir de duas delas. Marie Severin e Gary Friedrich partiram hoje e ontem, respectivamente, mas seus trabalhos serão eternizados em nossas memórias. 

Mais cedo, fomos surpreendidos com a notícia de que Marie Severin tinha sido levada as pressas pro hospital depois de um derrame. Foi noticiado que apesar do corpo paralisado ela mantinha o sorriso de sempre, mas minutos depois sua melhor amiga com quem já trabalhou na Marvel, Irene Vartanoff informou em sua página do Facebook que Marie venho a falecer. 


Marie Severin era irmã mais nova do quadrinista John Severin que morreu em 2012 e começou a trabalhar como sua colorista pela EC Comics . Rapidamente se tornou notória pelo seu talento e não demorou muito para ir para uma das grandes - a Atlas, que viria se tornar a Marvel nos anos 60. De colorista da editora, Marie passou a desenhista quando o Hulk perdeu sua própria série, desenhando as histórias dele em Tales to Astonishing e também do segundo volume quando ele voltou a ter uma revista mensal. Depois, Severin foi chamada para diversas edições espaçadas de muitos personagens da Marvel como o Doutor Estranho, Namor, Punho de Ferro e Poderoso, dentre outras. 


Ela também foi responsável pelas primeiras histórias da Mulher-Aranha original, sendo considerada sua co-criadora inclusive. Seu talento foi ainda mais agraciado quando passou a fazer as versões cômicas dos heróis da Marvel em Not Brand Echh. Continuou com seu trabalho pela Marvel até a companhia entrar em falência nos anos 90 e se aposentou no meio dos anos 2000. Desde então, participou de várias convenções de quadrinhos pelos EUA. Marie Severin partiu com 89 anos. 


Já Gary Friedrich faleceu ontem a noite depois de anos de lutas contra os efeitos de sua doença de Parkison. Ele já se encontrava bastante isolado e com graves problemas de surdez, vivendo fora das convenções já há algum tempo e mantendo contato com poucos colegas ainda. Tony Isabella e Roy Thomas informaram hoje a notícia via Facebook.

Gary Friedrich começou na Marvel poucos anos depois da editora Atlas mudar o nome, ainda nos anos 60, depois de uma curta experiência que teve na Charlton Comics. Graças a sua amizade de adolescência com o editor-chefe Roy Thomas, Friedrich teve a oportunidade de pegar alguns títulos menos badalados da editora como Sargento Fury e o Comando Selvagem, para logo depois pegar alguns números de Capitão América, Demolidor e S.H.I.E.L.D., mas o que mesmo o marcou foi a criação bastante original do Motoqueiro Fantasma (na época, Johnny Blaze), em 1973. Nesse tempo, também foi responsável por co-criar Daimon Hellstrom, o Filho de Satã. 


Ao final dos anos 70, Friedrich depois de deixar a Marvel e trabalhar por um tempo com outras editoras, Friedrich deixou os quadrinhos por mais de uma década até voltar a trabalhar com outros veteranos em editoras menores como a Topps Comics. Nos últimos anos, batalhou judicialmente sobre os direitos do Motoqueiro Fantasma, mas com causa perdida em 2013. 


Gary Friedrich partiu com 75 anos de idade. 

Fonte: Universo Marvel 616