Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta DC: Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas #146-148 (2000)


Li Batman – Lendas do Cavaleiro das Trevas #146-148 e 179, do encadernado DC Comics Presents: Batman – Bad, com roteiro de Dough Moench e desenhos de Barry Kitson, e farei breves comentários das edições.


Edição #146: Batman está no consultório da psicoterapeuta, a Dra. Sabra Temple. Estão discutindo sobre o caso de Jordy, cuja troca repentina de personalidade assemelha-se à de Jekyll e Hyde. Depois de levar uma surra do Jordy “Mau”, o Cavaleiro das Trevas é ajudado pelo Jordy “Bom”.

Edição #147: a “consulta” continua e Batman questiona o que poderia causar uma divisão tão distinta das personalidades de Jordy em que nenhuma parece estar no controle da outra. A conversa naturalmente se desvia para o próprio Batman e seus conflitos internos.

Edição #148: A Dra. Sabra Temple parece concluir que Jordy sofre de Transtorno de Múltiplas Personalidades. Batman vive um dilema, sabe que se derrubar o Jordy “Mau”, ainda assim, estaria ferindo uma vítima inocente. De qualquer forma, o Homem-Morcego precisa agir rapidamente.

Edição #179: Anos atrás em Hong Kong, havia um orfanato dirigido pelo Mestre Hark que abusava e agredia as crianças. Uma delas reagiu e foi jurada de morte. Porém, a mercenária contratada para matar o garoto também foi vítima de Mestre Hark no passado.

Em seu início de carreira, o Batman se deparou com um intrigante caso de dupla personalidade. Intrigado, ele procura ajuda profissional e se depara com seus próprios temores e questionamentos internos. O escritor Doug Moench cria um excelente thriller psicológico mostrando até que ponto traumas da infância pode afetar as ações adultas. Leitura recomendada.

Por Roger