Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Surpreendentes X-Men #1-6 (2004)


Li Surpreendentes X-Men #1-6, do encadernado Astonishing X-Men: Gifted, com roteiro de Joss Whedon e desenhos de John Cassaday, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #1: A Escola para Jovens Superdotados tem um novo corpo docente administrativo formado por Ciclope, Emma Frost, Kitty Pryde, Fera e Wolverine. A geneticista, Dra. Kavita Rao anuncia ter encontrado a “cura” para o gene mutante.

Edição #2: Scott Summers está determinado a transformar os X-Men em heróis para a população e terá sua primeira chance com essa nova equipe, ao resgatar reféns de uma festa beneficente. Ord do planeta Grimamundo tem sucesso ao invadir o local na esperança de atrair os mutantes.

Edição #3: O Fera consegue uma amostra do soro que provê a tal “cura mutante” com a Dra. Kavita Rao, embora contra a vontade de Ord, que vem fornecendo tecnologia para os Laboratórios Benetech. Ciclope confronta Nick Fury sobre o armamento que os mercenários de Ord usaram durante o ataque da noite anterior.

Edição #4: A partir da amostra do soro que ganhou da Dra. Kavita Rao, Hank McCoy descobre que os Laboratórios Benetech vêm usando cadáveres mutantes como cobaias. Ord resolve invadir a Mansão Xavier para atacar os X-Men, sem saber que a equipe principal foi ao laboratório investigar.

Edição #5: Depois de descer vários andares no subsolo, Kitty Pryde descobre que Peter Rasputin – que deu sua vida durante a crise com o Vírus Legado – foi ressuscitado e sendo usado nos experimentos da Benetech. Ciclope, Fera e Wolverine foram abatidos, restando apenas Emma Frost.

Edição #6: A SHIELD aparece para acabar com a confusão. A Agente Abigail Brand revela que o objetivo de Ord vir à Terra é tentar impedir que um mutante destrua seu planeta no futuro. Ele tenta escapar levando a mutante Tildie Soames.

A estreia de Joss Whedon nesse título foi “surpreendente”. Diálogos afiados, bons momentos de humor, ação e uma boa trama. Vimos também o retorno dos uniformes coloridos e um interessante desenvolvimento na interação entre os membros dos X-Men, em especial, Emma Frost e Kitty Pryde. Além de outras boas referências à clássica fase criada por Chris Claremont / John Byrne. Leitura altamente recomendada.

Por Roger