Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Novos X-Men #114-117 (2001)


Li Novos X-Men #114-117 e Anual 2001, do encadernado New X-Men: E is for Extinction com roteiro de Grant Morrison e desenhos de Frank Quitely e Ethan Van Sciver, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #114: No Instituto Xavier Para Estudos Avançados, Prof. Xavier e Henry McCoy testam Cérebra, um novo amplificador mental para detectar mutantes, que estão aumentando alarmantemente no mundo todo. De repente, Charles sofre um ataque psíquico fortíssimo vindo do Equador. O problema é que Ciclope e Wolverine foram enviados para lá.

Edição #115: Nas florestas do Equador, Scott Summers e Logan descobrem a ameaça de Cassandra Nova. Ela enviou um exército de Sentinelas aprimorados para devastar a Ilha de Genosha, atual lar de mutantes, sob a responsabilidade de Magneto.

Edição #116: Genosha foi devastada e 16 milhões de mutantes foram dizimados, incluindo Magneto. Emma Frost sobreviveu e foi encontrada por Fera e Jean Grey. No Instituo Xavier Para Estudos Avançados, Charles Xavier e os X-Men precisam deter a ameaça de Cassandra Nova, a responsável por essa chacina. E o Prof. Xavier revela em rede nacional que é um mutante.

Edição #117: Depois de revelar ao mundo que é mutante e que dirige uma escola para mutantes, o Fera descobre que, na verdade, Charles Xavier está sendo controlado por Cassandra Nova. Ela, por sua vez, usa os poderes metais de Xavier para deixar Henry entre a vida e a morte. Com uma multidão de protestos à porta de seu instituto, Chales (ou Cassandra) resolve dar um tempo e viaja até o Império Shiar.

Anual #1: A Corporação-X criada para atuar na Ásia descobriu um esquema de tráfico de órgãos. Depois da morte de um de seus membros, Dominó pediu a ajuda de seus companheiros, os Novos X-Men. Uma incursão ao bizarro submundo de humanos que querem se tornar mutantes.

Cassandra Nova, uma misteriosa e poderosa ameaça paira sob a raça mutante. Grant Morrison em sua estreia no título mutante. Um início com vários acontecimentos diferentes e desafiadores para os X-Men, mostrando que o escritor deseja tirar os heróis de sua zona de conforto. Novas ameaças, relações complicadas, status quo modificado e muitos ganchos para o futuro. Um início promissor. Leitura recomendada.

Por Roger