Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Novos X-Men #118-126 (2001)


Li Novos X-Men #118-126, do encadernado New X-Men: Imperial com roteiro de Grant Morrison e desenhos de Frank Quitely, Ethan Van Sciver e Igor Kordey, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #118: A histeria anti-mutante se propaga como um vírus. Pessoas como John Sublime, líder do movimento Transespécies está sequestrando e roubando órgãos mutantes para criar seu próprio exército mutante. Quando Ciclope e Emma Frost vão confrontá-lo acabam sendo capturados.

Edição #119: Com Scott Summers e Emma Frost capturados, Wolverine em busca de uma nova mutante (Angel) perseguida e o Fera em estado crítico, John Sublime envia um esquadrão de O-Men até o Instituto Xavier, onde apenas Jean Grey e os alunos são a última linha de defesa.

Edição #120: Os O-Men, que representam a terceira espécie, mesmo aprimorados e poderosos, não são páreo para o poder Fênix de Jean Grey. Ciclope e Emma Frost se libertam. Ao confrontar seu raptor, John Sublime acaba morrendo, embora Emma afirme que não teve culpa. Ank se recupera do coma e revela que Cassandra Nova trocou de corpo com Charles Xavier.

Edição #121: Depois que o Fera revelou a troca de corpos, Jean Grey e Emma Frost adentram na psique de Charles Xavier. Durante a jornada, elas descobrem que ele tentou matar sua irmã gêmea Cassandra Nova quando ainda estavam no útero de sua mãe.

Edição #122: Cassandra Nova tenta dominar o Império Shiar através de seu irmão Charles Xavier. A Imperatriz Lilandra envia o Esmagador até a Terra para alertar os X-Men. Scott Summers procura a ajuda de Xorn o mutante curandeiro na tentativa de reverter os efeitos da troca psíquica feita por Cassandra no corpo de Charles, o que faz com que o cérebro dele fique preso em uma armadilha e retrocedendo.

Edição #123: Jean Grey concede uma entrevista motivadora e esclarecedora para a imprensa, porém, em seguida, são atacados pelos Superguardiões de Shiar. Nesse meio tempo, Henry McCoy finalmente descobre a origem do surto de gripe que acometeu o Instituo Xavier Para Estudos Avançados.

Edição #124: Controlados por Cassandra Nova, a Imperatriz Lilandra envia sua força de elite para exterminar os mutantes no Instituto Xavier para Estudos Avançados. Porém, o Esmagador é encontrado e revela a farsa. Enquanto tentavam sobreviver ao ataque dos Superguardiões, os X-Men ainda tem de lidar com micro robôs Sentinelas infiltrados em suas correntes sanguíneas.

Edição #125: Cassandra Nova está retornando à Terra para retornar à seu corpo original. Na nave Shiar, Ciclope e Xorn tentam salvar a Imperatriz Lilandra e sua tripulação. Mas os danos causados pelo controle mental de Cassandra são irreversíveis.

Edição #126: Jean e Emma são a última e definitiva linha de defesa contra Cassandra Nova. À medida em que o corpo do Professor X se degenera, Jean Grey absorve a mente de Charles Xavier para deixar o corpo de Cassandra se deteriorar.

Os X-Men pensavam que haviam derrotado Cassandra Nova, mas ela fugiu no corpo de Charles Xavier e rumou até o Império Shiar a fim de dominar Lilandra e seu Império. Grant Morrison continua seu arco sobre a personagem que criou – Cassandra Nova – cuja origem é uma das marcas características do escritor. Outro ponto positivo é o desenrolar da trama com altas doses de tensão. Leitura recomendada.

Por Roger