Logo criado por Jorge Luís

Comentário do Planeta Marvel: Pantera Negra – Vingadores do Novo Mundo Livro Um (Editora Panini)


Leia o comentário do Planeta sobre Pantera Negra – Vingadores do Novo Mundo Livro Um, formato americano, 148 páginas, lombada quadrada, capa dura, R$ 42,00, lançado em julho de 2018 pela Editora Panini.


Comentário:
Black Panther #13: Roteiro: Ta-Nehisi Coates / Desenhos: Wilfredo Torres
A rebelião em Wakanda foi contida. Tetu foi preso, enquanto que Zenzi continua à solta. T’Challa criou um novo conselho de representantes para redigir uma nova constituição. Uma nova era de esperança paira sobre a nação. Ainda assim, T’Challa está aflito. Ele se indaga sobre a ausência dos Orixás durante todo esse processo.

Black Panther #14: Roteiro: Ta-Nehisi Coates / Desenhos: Wilfredo Torres e Jacen Burrows
Uma semana atrás, o Pantera Negra e seus aliados detiveram uma invasão de homens-cobra, que utilizavam um portal místico. Porém, ao invocar os orixás para fechar o portal, T’Challa percebeu que alguém rompeu o elo entre a nação e seus deuses. O Rei de Wakanda convoca o Conselho Real de Ancestrais atrás de mais informações.

Black Panther #15: Roteiro: Ta-Nehisi Coates / Desenhos: Wilfredo Torres e Adam Gorham
Os deuses de Wakanda partiram. O feiticeiro ancião Zawavari decide ajudar o Pantera Negra em sua jornada. A primeira parada é nas Terras Jabari, onde confrontam os Vanyans e encontram outra porta. O feiticeiro conseguiu fechar o portal de luz, mas pagou um preço.

Black Panther #16: Roteiro: Ta-Nehisi Coates / Desenhos: Chris Sprouse
T’Challa pede ajuda à Tempestade para tentar entender melhor o que aconteceu com os deuses de Wakanda. Enquanto isso, o Pantera Negra vai até os EUA pois ficou sabendo que Asira foi raptada. Suas pistas iniciais os levam a se confrontar com os Irmãos Fenris.

Black Panther #17: Roteiro: Ta-Nehisi Coates / Desenhos: Chris Sprouse
O Pantera Negra acredita que os azanianos estejam por trás do rapto de Asira. Em Wakanda, o povo da região de Kinamasi abandonou os orixás e estão adorando um novo deus chamado Sefako. Algo similar acontece em outras regiões. Mais do que nunca, a presença de Tempestade será decisiva hoje.

Black Panther #18: Roteiro: Ta-Nehisi Coates / Desenhos: Chris Sprouse e Wilfredo Torres
Ayo e Aneka estão à procura por Asira. Nas Colinas Ocidentais de Wakanda, T’Challa e Shuri investigam a chacina de um povoado e se deparam com outra porta de luz e mais invasores. Mas desta vez, o Pantera Negra descobre que esse portal tem mais a ver com ciência do que com magia.

Com o fim da rebelião, Wakanda tem todos os motivos para desfrutar de paz e prosperidade. Mas a nação está prestes a entrar em uma era sombria quando descobre que seus deuses aparentemente foram embora, deixando seu povo à mercê de sua própria descrença e desamparo. O que o escritor Ta-Nehisi Coates tem feito ao expandir e desenvolver a cultura e a mitologia em torno de Wakanda é algo digno de nota. Mais do que focalizar apenas nas pessoas como indivíduos, Coates resolve ampliar os horizontes mostrando não apenas uma nação tecnológica, mas com profundas raízes em suas tradições. Leitura altamente recomendada.

Por Roger