Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Novos X-Men #127-133 (2001)


Li Novos X-Men #127-133, do encadernado New X-Men: New Worlds com roteiro de Grant Morrison e desenhos de John Paul Leon e Igor Kordey, e farei breves comentários sobre as edições.


Edição #127: Curado de sua paralisia por Xorn, o Prof. Charles Xavier aperfeiçoa o sistema de rastreamento do sistema Cérebra. Depois de acalmar um tumulto, Xorn resolve investigar um suposto “monstro mutante” que vem devorando cães na Cidade Mutante.

Edição #128: A Corporação X em Paris, na França, foi resolver um acidente de trem envolvendo mutantes. Enquanto isso, Jean Grey pede para o Prof. Charles Xavier que examine sua recente fonte de poder, algo que pode estar relacionado, ou não, com uma nova manifestação da Fênix. Nesse momento, o notório ladrão mutante Fantomex aparece fugindo da polícia e pedindo asilo político.

Edição #129: Mesmo que a contragosto, o Prof. Xavier e Jean Grey ajudam Fantomex a escapar da polícia. Ele revela toda a verdade sobre a Arma XII, uma arma viva experimental e letal criada artificialmente por um complexo militar-industrial. A mesma arma que está envolvida no desastre de trem em que a Corporação X foi resolver.

Edição #130: Por um preço, Fantomex aceita ajudar a destruir a Arma XII, que vem infectando todos os que estão presos no Eurotúnel com seu toque. Os membros da Corporação X, sem entender sobre a ameaça que os espreita mal conseguem salvar a si mesmos.

Edição #131: Jean Grey descobre a verdade sobre quem realmente é Fantomex e o deixa fugir. De volta ao Instituto Xavier, os X-Men providenciam um funeral para Estrela Negra, uma das muitas vítimas da Arma XII. E Scott Summers recorre à Emma Frost atrás de aconselhamento matrimonial.

Edição #132: Arcanjo leva alguns alunos do Instituto Xavier até o Cruzador Shiar para ajudar antes da armada retornar para seu planeta. À caminho da Índia, Prof. Charles Xavier e alguns X-Men fazem uma parada para ver de perto a devastação de Genosha. Mercúrio encontra Unus, o Intocável completamente angustiado contando histórias sobre fantasmas.

Edição #133: Wolverine está no Afeganistão e acabou de desbaratar um grupo de traficante de escravos mutantes e acaba conhecendo Fantomex. Depois de deter um grupo de terroristas em seu vôo, o Prof. Xavier chega à Mumbai juntamente com Jean Grey. Mas é atacado por Lilandra, que ainda acredita que Cassandra Nova está possuindo o corpo de Charles.

Arma XII. A resposta da humanidade à “ameaça mutante”, uma arma viva criada para exemplificar a evolução artificial é testada em campo e enfrenta o grupo europeu da Corporação X. O escritor Grant Morrison aproveita a trama e introduz o mutante Fantomex, além de ampliar a explicação sobre a Arma X, seus projetos anteriores e posteriores. E como não poderia ser diferente, o escritor vai deixando várias pistas pequenas que devem ser solucionadas com o tempo. Leitura recomendada.

Por Roger