Logo criado por Jorge Luís

[TOP 10] Marvel: As Melhores Histórias de Todos os Tempos (PARTE II – FINAL)

5 – A Era do Apocalipse

Era+do+Apocalipse[1]

A Marvel anunciou que iria cancelar todas as séries dos X-Men, e eles então fizeram isso mesmo: cancelaram! Bem, pelo menos por alguns meses.
Quando o filho de Xavier, David Haller – AKA Legião – decidiu fazer o sonho de seu pai se tornar realidade, ele viajou no tempo, ao passado, quando Xavier e Magneto ainda eram amigos, na esperança de matar Magneto e prevenir qualquer coisa que estivesse no caminho de Charles. Claro, tudo dá terrivelmente errado, porque eles ainda são amigos, e Charles entra bem no meio da confusão, instantaneamente sendo morto, o que envia uma onda de alteração da realidade através do tempo.
O resultado: o mundo como conhecemos é mudado e  um universo completamente alternativo é criado. Nesse novo mundo, Apocalipse aparece cedo, antes que os X-Men pudessem ser formados para detê-lo, então ele obtém sucesso em controlar todo o planeta. O resultado aconteceu em 4 meses de realidade alternada nos quadrinhos, incluindo a maior aventura que Noturno já teve e outras passagens favoritas dos fãs, como Logan perdendo uma mão, Ciclope e Destrutor do outro lado da lei, Magneto como líder dos X-Men, casado com a Vampira, com um filho, e muito mais. Foi mais do que só um evento, foi algo de que toda a linha dos X-Men participou por aquele período, e foi real, gerando repercussões que são revisitadas ainda hoje.

4 – Guerra Civil

guerra-civil-edicao-especial-encadernada

Ganhou de “A Era do Apocalipse” por um voto. Uma das histórias mais novas em nossa lista, aGuerra Civil da Marvel fez a pergunta: “de que lado você está?”
A história começa com um bang (desculpe-me por isso) quando os Novos Guerreiros, enquanto tentavam prender Nitro, são envolvidos em uma explosão que mata 600 pessoas, incluindo muitas crianças de uma escola em Stamford/C.T. Após esse evento é aprovada a Lei de Registro de Super-Humanos, que obriga todos com super-poderes e habilidades sobre-humanas a se registrarem no Governo, revelar suas identidades e treinar com Heróis aprovados pelo Governo, se quiserem continuar a usar seus poderes.
Isso leva o Homem de Ferro a liderar as pessoas Pró-Registro e o Capitão América a liderar o lado Anti-Registro, que culmina nos dois lados entrando em uma guerra civil de super-heróis. Houve consequências graves com mortes de pessoas importantes. Tony Stark eventualmente se tornou diretor da S.H.I.E.L.D. e imediatamente após isso, a morte (como sempre, temporária) do Capitão América. Levou anos para que os problemas entre Capitão América, Homem de Ferro e Thor fossem reparados.

3 – A Morte de Gwen Stacy

Digitalizar0001

Depois da morte do Tio Ben, é praticamente o evento mais importante na vida de Peter Parker (aconteceu durante os números 121-122 de Amazing Spider-Man). A história dizia isso logo no título, dando spoiler do que viria, a noite em que Gwen Stacy morre.
Norman Osborn, como o Duende Verde, rapta a namorada de Peter Parker e a joga de uma ponte. Justamente quando parecia que Peter Parker conseguiu salvá-la, jogando uma teia em seu tornozelo, ela quebra o pescoço com o impacto. É algo trágico, uma surpresa, e devastou totalmente Peter Parker de um modo que nada tinha devastado antes. Podemos sentir toda a dor e o choque e, em 1973, isso foi algo que fez as pessoas prestarem atenção nos quadrinhos, especialmente nos quadrinhos de super-heróis, de um modo completamente diferente.

2 – A Saga da Fênix Negra

1933707_4[1]

A Saga da Fênix Negra é, até hoje, a história em que influenciou todas as outras histórias dos X-Men. De maneira não oficial ela começou em 1976, quando Jean Grey entrou em contato com a força de Fênix em X-Men #101-108. E então a parte Negra apareceu, do número 129 ao 138, em 1980.
É uma obra prima feita por Chris Claremont e John Byrne, com momentos verdadeiramente marcantes para muitos membros individuais dos X-Men. Ciclope luta contra o Mestre Mental em um plano físico. Wolverine luta contra um enorme número de soldados do Clube do Inferno. Ah, e Jean Grey, como a Fênix Negra, fica ensandecida, engole um sol (matando um planeta que o orbitava e destruindo toda a população) e tudo culmina em um julgamento por genocídio. Quando Jean consegue controle sobre si mesma por um breve momento, ao lado de Ciclope, ela é eletrocutada por uma arma Kree na Lua e morre. 
Claro que depois de muitas edições nós vemos que era só um clone do corpo de Jean, mas, veja só, a história da Saga da Fênix Negra foi uma obra prima responsável por estabelecer que Jean Grey sempre irá retornar das cinzas.

1 – Desafio Infinito

DI-2d3[1]

Essa venceu com uma grande diferença de votos, com razão. A série feita por Jim Starlin, George Pérez e Ron Lim tem tudo. Conta a história de Thanos, que conseguiu juntar todas as 6Jóias do Infinito, colocando-as em sua manopla e usando-as para se tornar um ser com poderes divinos. Seu objetivo? Acabar com toda a vida do universo para então conseguir a mulher que ama: a personificação da Morte.
E Thanos chegou muito perto de obter sucesso. Usando a combinação de mente, alma, poder, realidade, espaço e tempo das joias, ele matou metade de todo o mundo. TODO O MUNDO. Matou a maioria dos X-Men, matou o Demolidor e o Quarteto Fantástico, os Vingadores… E fez tudo com um estalar de dedos.
Foi um grande evento cósmico, com o restante dos heróis da Terra (e algum de lugares distantes) tentando impedir Thanos de alcançar seu objetivo e matar a outra parte do mundo, tudo enquanto o Titã enlouquecido deixa um rastro através do universo, destruindo seus maiores seres com facilidade. No fim, coube à própria prole de Thanos, Nebula, desfazer o que ele tinha feito, restaurando, assim, as mortes e colocando as entidades cósmicas em seus devidos lugares.
Claro, está longe de ser o fim da história de Thanos, pois ainda teríamos Guerra Infinita, Cruzada Infinita e, ano passado,  Infinito (leia uma resenha sobre ela aqui). Há também especulações de que Desafio Infinito servirá de base para o terceiro filme dos Vingadores pelo Marvel Studios. Afinal, já vimos a Manopla, vimos Thanos se gabando por cortejar a Morte, identificamos objetos de poder no Universo Marvel Cinemático, como as “Jóias do Infinito”, então não é difícil fazer as contas. E que bom que Nebula está sendo introduzida no filme Guardiões da Galáxia também…  

Fonte: Nerd Geek Feelings

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Gostei da lista.Dessas todas eu só li a Guerra civil e a Era do Apocalipse(E ainda nem acabei elas).Sinceramente a Guerra Civil tem uma ideia mais interessante mas a fica variando entre muito bom,bom e ruim.De qualquer jeito gostei do blog.
    Ps:Eu não sei se você já fez mas se não eu espero que faça uma da Dc.
    Ps2:Talvez eu poste isso 2 vezes mas a minha net ta muito bugiada e da primeira vez apareceu que eu não postei nada.Fazer o que?

    ResponderExcluir
  2. Olá ANT! Olha, eu também recomendo A Queda de Murdock e Aniquilação. Dá uma olhada nesses Top 10, e veja o que acha: http://planetamarveldc.blogspot.jp/2014/05/top-10-as-melhores-historias-em.html e http://planetamarveldc.blogspot.jp/2013/12/top-10-melhores-historias-da-dc-comics.html.
    Obrigado pela visita e volte sempre. Os posts são diários!

    ResponderExcluir