Logo criado por Jorge Luís

Colaboradores do Planeta: A Crise Está Chegando... na TV

A segunda temporada de Flash está chegando em outubro. “Com tanta coisa que jogaram na primeira e que funcionou tão bem, conseguirão manter o ritmo nessa que se aproxima?”. Nosso colaborador Giulianno de Lima Liberalli responde a essa pergunta. Confira!


Quando foi anunciada a nova série para a TV do Flash, houve muitas dúvidas por parte dos fãs da DC porque ainda tínhamos em mente a série dos anos 90 que, apesar de só ter durado uma temporada, marcou aquela época, pois era bem feita e tinham bons efeitos especiais se formos nos guiar pelos padrões das
produções daqueles tempos e o Flash, apesar de ser um dos grandes da editora, não seria o mais popular para uma série live action. Com uma origem bastante fiel à dos quadrinhos e com histórias bem escritas, The Flash com John Wesley-Shipp na pele do herói foi um espetáculo para os fãs do Velocista Escarlate, mas o alto custo de produção e efeitos não deu condições para mais temporadas, uma pena porque o universo do Flash é vasto, com muitos personagens carismáticos e vilões marcantes, ou deveríamos dizer, os universos?

Desde o início da série, quando o professor Wells revelou ser do futuro mostrando a enigmática manchete de um jornal sinalizando uma crise aonde o Flash desaparece e com um misterioso céu vermelho causando pânico, percebemos que algo mais ambicioso estava em andamento, o conceito de viagem no tempo pela super velocidade foi apresentado e que haverá uma Crise envolvendo o desaparecimento do Flash para daqui a dez anos, pelo menos é necessário que essa Crise aconteça, segundo as intenções do vilão. Ao longo da primeira temporada, vimos com crescente sucesso o desenvolvimento dos poderes do Flash, vilões clássicos surgindo com uma nova e moderna roupagem e tudo amarrado a uma origem que não teve nada de aleatório, tudo seguindo a um plano pré-estabelecido e bem estruturado pelo maior inimigo do herói: O Flash Reverso.

Em um dos melhores episódios, Flash finalmente atinge velocidade suficiente para quebrar a barreira da viagem no tempo e, para evitar uma grande catástrofe, muda eventos da história salvando a cidade e a vida de Cisco, na verdade, uma nova linha temporal foi criada, o futuro começou a mudar e outra característica do Flash começa a dar sinais de existência: A viagem por dimensões e Terras Paralelas. A nova temporada que se aproxima promete uma ampliação desse poder e tudo indica que esse será o tom das próximas histórias, Flash visitará outras Terras e terá contato com versões alternativas dele e das pessoas que conhece. No final da primeira temporada vimos o Flash ter visões de eventos que poderão acontecer durante a corrida no acelerador, o capacete de Jay Garrick surgir durante o combate contra o Reverso e o Flash correndo para uma ruptura espaço temporal a fim de evitar a destruição da sua cidade e possivelmente da nossa realidade.


Os roteiristas da série parecem estar fazendo bem seus deveres de casa, o encontro com Jay Garrick será uma clara adaptação da história ‘Flash de Dois Mundos’, publicada em Flash 123 de setembro de 1961, onde durante uma apresentação beneficente o Flash usa seus poderes para fazer truques no palco para a plateia, durante uma apresentação de equilíbrio usando uma corda, ele vibra até desaparecer. Para seu espanto, ele reaparece em outra cidade e descobre que existe outro herói velocista como ele, mas que está aposentado: Jay Garrick. Só que para o Flash, Garrick era um personagem fictício, das histórias em quadrinhos em seu mundo, que foi inspiração para o seu uniforme e combate ao crime, comparando origens e procurando entender o que tinha acontecido, Flash descobre que vibrou para outra Terra em outra dimensão paralela aonde seu herói das HQs era real. Flash e Garrick se unem para enfrentar uma ameaça antes que ele retorne para sua Terra original, encontrando o padrão de vibração correto, ele retorna para o ponto de onde sumiu, mas o local já estava vazio o que prova que a viagem por dimensões não deve corresponder a uma viagem no tempo.


Nas HQs esse foi o ponto de partida para o conceito de Múltiplas Terras da DC, onde personagens do passado e do futuro existiam em suas próprias Terras, cada qual com sua realidade e história, isso deu uma grande liberdade para os escritores criarem livremente aventuras onde poderiam mexer com situações e personagens sem se preocuparem em afetar a cronologia dos heróis principais, dentre essas várias Terras podemos destacar a Terra 1, lar dos heróis tradicionais como Flash, Superman, Batman e Lanterna Verde; Terra 0, a Terra dos Bizarros; Terra 2, dos heróis da Era de Ouro da editora como Jay Garrick, Alan Scott e a Sociedade da Justiça; Terra 96, da série Reino do Amanhã; Terra S, dos personagens da Fawcett Editora como Shazam e a Família Marvel e a Terra Primordial, onde todas as demais Terras e seus heróis são personagens de ficção. Assim foi até Crise Nas Infinitas Terras que acabou com as Terras Paralelas e unificou a história em uma única Terra e uma única linha temporal.

Falando na Terra Primordial, temos outra história clássica do Flash que deve ter grandes chances de aparecer na série nessa próxima temporada, ela se chama ‘Flash: Fato ou Ficção?’ e foi publicada em Flash 179 de maio de 1968, com roteiro de Cary Bates e a arte inspirada de Ross Andru. Nela o Flash enfrenta uma ameaça
alienígena na forma de uma criatura que parece estar perseguindo-o por causa dos seus poderes, ao se chocar com esse ser, ele é jogado por uma brecha dimensional indo parar em uma Terra em que ele é um personagem de histórias em quadrinhos, encontrando a editora ele convence Julius Schwartz, editor da DC na época, de que é o Flash real e precisa voltar para sua Terra usando a famosa Esteira Cósmica, outra peça das histórias do Flash que é bem provável que seja usada na série, visto que no Star existe uma esteira onde o Flash treina. Considero uma das melhores histórias do Flash, afinal o que você faria se desse de cara com seu herói das HQs no mundo real?

Resta saber como conseguirão adaptar um mega evento como Crise em uma, ou mais, série de TV? Dada a complexidade da história e seus desdobramentos, é capaz de vermos isso acontecer na última temporada que eles devem ter marcado como a décima, casando com a data que vemos no jornal do futuro: 25 de abril de 2024. Já marquei na agenda e quem viver, verá.


Por Giulianno de Lima Liberalli
Colaborador do Planeta Marvel/DC


      

Postar um comentário

0 Comentários