Logo criado por Jorge Luís

Planeta Comenta Marvel: Vingadores #1-23 (1998)

Li Vingadores #1-23, e outras histórias complementares que fazem parte do encadernado Avengers by Kurt Busiek & George Perez Omnibus #1, com roteiro de Kurt Busiek e desenhos de George Perez, e farei breves comentários das edições.


Edição #1: Em toda parte, ex-Vingadores são atacados de surpresa por forças poderosíssimas. Capitão América, Homem de Ferro, Hank e Jan estão reunidos quando recebem uma visita de Thor, anunciando um terrível e perigoso mal, que requer a presença de todos os que já foram Vingadores para ajudar. Cinco grupos são divididos para recuperar as Pedras Nornes e a Espada do Crepúsculo que desapareceram de Asgard.

Edição #2: Morgana Le Fay captura a Feiticeira Escarlate e usa seus poderes para alterar a realidade e manter os Vingadores sob seu controle. O Capitão América é o primeiro a se libertar do controle e gradativamente consegue libertar outros, mas não todos.

Edição #3: Dado como morto, Simon Williams, o Magnum retorna convocado pela Feiticeira Escarlate e a liberta de sua prisão no calabouço. O grupo de Vingadores cujas memórias foram restauradas invadem a fortaleza de Morgana para recuperar a Espada do Crepúsculo e acabam contando com a ajuda de Vanda e Magnum.

Edição #4: A missão de recuperar a Espada do Crepúsculo exigiu 39 heróis. Agora, é hora de escolher a nova formação dos Vingadores – Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro, Warbird, Justiça e Flama.

Edição #5: Uma equipe especial da SHIELD foi enviada para investigar uma nave alienígena afundada no Atlântico Norte, mas acabou naufragando também. Quando os Vingadores são enviados para resgatar a equipe, acabam sendo surpreendidos pela aparição do Esquadrão Supremo. O grupo de heróis de outra realidade acusam os Maiores Heróis da Terra de serem uma farsa, pois acreditam que os verdadeiros Vingadores pereceram durante a saga Massacre.

Edição #6: Os Vingadores decidem ir até o Projeto Pégasus para descobrir o que realmente está acontecendo com o Esquadrão Supremo e sua atitude radical acusando os heróis de serem uma farsa. Warbird está com sérios problemas e isso está afetando seu desempenho em campo.

Homem de Ferro #7: Na área devastada da Lua, um grupo de soldados renegados kree formam a Legião Lunática, e prometem vingança contra os Vingadores acusando-os de tentarem matar a Inteligência Suprema. Mas, eles não estão atrás do Homem de Ferro, e sim, de Carol Danvers. É a primeira parte da saga Vingadores vs. Krees.

Capitão América #8: O Capitão América recebe um pedido de socorro de Carol e parte para o Cabo Canaveral. Lá, em menor número, eles são subjugados pela Legião Lunática. O Capitão consegue salvar as pessoas que tinham sido sequestradas e usadas como cobaias, mas não evita que Carol seja capturada e levada para a Lua. A saga Vingadores vs. Krees em sua segunda parte.

Mercúrio #10: Na Área Azul da Lua, Mercúrio, Wanda e Gavião Arqueiro chegam, à pedido do Capitão América, para resgatar Carol e impedir a Legião Lunática de detonar sua máquina projetora de névoas terrígenas que pode acabar com a humanidade criando réplicas krees transformando os humanos permanentemente. A terceira parte da saga Vingadores vs. Krees, próxima de seu clímax.

Edição #7: Em vista de seus recentes e descuidados atos sob o efeito de álcool, os Vingadores votam por afastar Warbird até que ela se recupere de seu problema de alcoolismo. E a ameaça da Legião Lunática ainda não chegou ao fim, e os Maiores Heróis da Terra devem ser dirigir à Área Azul da Lua uma vez mais. Quarta e última parte da saga Vingadores vs. Krees.

Anual 98: Durante uma sessão de treinamento, os Vingadores recebem um sinal de socorro do Esquadrão Supremo. Alguém estava tentando exercer controle mental no grupo novamente. Os dois grupos juntam seus esforços e seguem o sinal até uma ilha afastada. Lá, descobrem que precisarão usar de todas as suas habilidades e trabalhar em união para impedir a destruição do planeta. Finalmente é revelada a identidade de quem estava manipulando os eventos mostrados nas edições #5 e 6.

Edição #8: Jarvis vai até o Aeroporto Kennedy receber uma visita especial. Quando o avião pousa, Garra de Prata juntamente com um grupo terrorista equipado com alta tecnologia ataca sem piedade. Jarvis consegue chamar os Vingadores que são surpreendidos pelo líder do grupo – o raficante de armas e ecoterrorista Moses Magnum. Se não fosse pela intervenção de um novo herói, Triatlo, o destino de nossos heróis poderia ser trágico.

Edição #9: Depois de perseguir e descobrir o esconderijo de Moses Magnum, Triatlo avisa os Vingadores. Em pleno alto mar, os heróis adentram o covil do ecoterrorista, onde ele usa o canhão sísmico que roubou em seu ataque ao Aeroporto Kennedy.

Edição #10: Preocupada com a instabilidade ao usar seus poderes de alterar as probabilidades e com as constantes manifestações de Magnum, Wanda Maximoff procura a ajuda de Agatha Harkness. Enquanto os Vingadores são homenageados, o Ceifador reaparece em busca de vingança.

Edição #11: Os Vingadores foram capturados pelos “Vingadores” ressuscitados pelo Ceifador. Uma barreira invisível foi erguida ao redor do Central Park e nem mesmo o Quarteto Fantástico foi capaz de penetrá-la. Mas ainda resta uma esperança... a Feiticeira Escarlate.

Edição #12: Depois de deixar os Vingadores, o Gavião Arqueiro se oferece para liderar o novo grupo de Thuderbolts que desejam se regenerar. Ao procurar uma nova base de operações, eles são detectados pelos Vingadores, que agora podem confrontar o grupo de “vilões” e exigir uma explicação de seu ex-vingador. Quando estavam resolvendo o desentendimento, surge o robô gigante Dominex, que pretende destruir o planeta através de uma devastadora catástrofe natural.

Edição #13: Justiça e Flama estão visitando seus companheiros Novos Guerreiros. Durante um ataque à um depósito da IMA, o jovem grupo é surpreendido pelo poderoso Lorde Templar. Flama decide pedia ajuda aos Vingadores. Com a ausência do Capitão América, e Thor e Homem de Ferro impossibilitados de assumir a liderança, a Feiticeira Escarlate assume o cargo temporariamente.

Edição #14: Hank McCoy, o Fera fica sabendo do retorno de seu grande amigo Simon e resolvem sair para comemorar, juntamente com Wanda e Visão. Mas, a alegria dos quatro amigos acaba rapidamente com a chegada súbita do Pagão. Mesmo com os reforços dos demais Vingadores, Pagão parece ser indestrutível.

Edição #15: Utilizando uma tecnologia criada por Tony Stark, os Vingadores seguem uma pista da localização de Lorde Templar que os leva até a Compreensão Triúnica, organização onde Delroy Garrett Jr. Se tornou o Triatlo. Tentando resolver algum possível mal entendido, Pagão ataca de surpresa.

Edição #16: A Gangue da Demolição foi solta da prisão e seus poderes foram recuperados. Mas, para continuarem assim, eles devem capturar Ms. Marvel. Mas a Gangue confunde as heroínas e vão atrás de Mônica Rambeau, ex-Capitã Marvel e atualmente Fóton. História escrita e desenhada por Jerry Ordway.

Edição #17: A “verdadeira” Ms Marvel foi raptada por Flagelus que retornou após um longo tempo desativado e com uma programação desatualizada. Uma equipe de Vingadores formada por Gigante, Vespa e Homem de Ferro vão e seu resgate. Em Polemacus, terra de Arkon, os demais Vingadores chegam para procurar Fóton, que foi levada por engano pela Gangue da Demolição.

Edição #18: Com uma pequena ajuda de Vance, o grupo de vingadores formado pelo Homem de Ferro, Hank e Janet conseguem salvar Carol Danvers. Em Polemacus, o Visão liberta Arkon. É a hora de recuperar o trono que agora está nas mãos do Destruidor e a Gangue da Demolição.

Anual 99: Na época da saga Massacre, a Viúva Negra liderava os Vingadores. Durante o confronto contra o imbatível vilão, os Maiores Heróis da Terra foram dados como mortos, com exceção de Natasha, Hércules e Mercúrio. Testemunha ocular, Jarvis conta como foram os dias que se seguiram após o término da saga, de acordo com sua ótica. História escrita por John Francis Moore e desenhada por Leonardo Manco.

Edição #19: Depois dos últimos acontecimentos, os Vingadores decidem dar uma entrevista coletiva à imprensa a fim de tentar melhorar sua imagem pública. A entrevista não transcorria muito bem, quando a Vespa adentra a mansão suplicando por ajuda. Hank foi sequestrado e tudo indica que Ultron é o responsável.

Edição #20: Ultron devasta o país da Eslorênia e a usa como sua base de operações, além de impedir que a população deixe o local. Um grupo de Vingadores formado pelo Capitão América, Thor, Homem de Fero, Pantera Negra e Flama entram em ação. Outro grupo, formado por Visão, Feiticeira Escarlate, Magnum e Vespa se dirigem até o laboratório onde Hank estava trabalhando quando foi raptado, e são atacados por um exército de Ultrons.

Edição #21: Em sua visão distorcida e caótica, Ultron planeja gerar uma nova sociedade mecânica a partir dos padrões cerebrais de sua “família” – Hank Pym, Janet Van Dyne, Magnum, Visão, Wanda e o Ceifador. Contando com todas as suas habilidades e poderes, Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Flama e Pantera Negra mal conseguem derrotar um Ultron. Ao procurar por seus amigos, se deparam com um exército.

Edição #22: Hank Pym revela um segredo sombrio sobre a criação de Ultron-1. Apesar do poder de fogo do exército de Ultrons, Thor prova porque é um dos Vingadores mais poderosos, Homem de Ferro, um gênio científico e o Capitão América, um líder nato. Visão liberta seus companheiros e é o momento do confronto final com Ultron.

Edição #23: Após a exaustiva batalha contra Ultron, é hora dos Vingadores se recuperarem, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Porém, a questão envolvendo o Visão e Magnum ainda parece longe de estar resolvida.

Após a saga Massacre, os Vingadores ganharam um novo fôlego e uma dupla criativa de respeito. O escritor Kurt Busiek, profundo conhecedor da cronologia Marvel trouxe de volta desafios à altura da alcunha de Os Maiores Heróis da Terra, com batalhas épicas e memoráveis. Além disso, Busiek soube muito bem trabalhar as relações entre os Vingadores, trazendo problemas específicos para cada membro, testando a união do grupo. Os desenhos de George Pérez dispensam comentários. E o título caiu perfeitamente bem para ele, por se tratar de um especialista em retratar múltiplos personagens em apenas um quadro.

Esse encadernado Omnibus em formato Omnibus também traz a maxissérie em doze partes Avengers Forever (Vingadores Eternamente), escrito por Kurt Busiek e desenhos de Carlos Pacheco, com comentários de todas as edições, logo abaixo:

#1: Em estado de coma profundo e acometido de uma doença desconhecida, os Vingadores pedem ajuda à Supremor, a Inteligência Suprema kree, cuja intenção é a de reativar o processo evolucionário dos krees. Acreditando que o fluxo cronológico pode ser afetado caso Rick Jones continue vivendo, Immortus, o guardião do fluxo temporal envia seu guerreiro Tempus. Mas, antes que pudesse cumprir com sua missão, Tempus é detido por Kang, o Conquistador. Durante a batalha, Rick desperta, e com ele, seus poderes latentes, que convocam sete vingadores de várias épocas diferentes – Capitão América, Golias, Vespa, Gavião Arqueiro, Jaqueta Amarela, Capitão Marvel e Soprano.

#2: Hesitantes à princípio, os Vingadores ajudam Kang e conseguem salvar Rick temporariamente. Libra, o Mestre do Equilibro e ex-membro do Zodíaco que ajudou Rick a trazer os heróis para o nosso tempo, explica que embora seja o guardião do tempo, Immortus está interferindo demais no fluxo cronológico e desequilibrando a balança temporal. Para que tenham alguma chance contra Immortus, Libra transporta os Vingadores para Cronópolis, a fortaleza de Kang, que se situa entre o limbo e a realidade.

#3: Pensando que a cidadela seria um local para que eles tivessem tempo de entender porque Immortus quer eliminar Rick Jones do fluxo de tempo, os Vingadores tem uma surpresa ao ver Cronópolis atacada pelo guardião temporal, que tenta obter o poder do Coração da Eternidade, como uma forma de poder mudar a realidade de forma definitiva. Durante o confronto, os Vingadores conhecem Wildrun, o primeiro Lobo Vermelho. Apesar de unirem forças com Kang, não conseguem evitar que Immortus possuam o Coração da Eternidade, destrua Cronópolis e condense toda a essência dela em uma única pedra que denominou de Cristal Eterno.

#4: Os Vingadores conseguem escapar da cidadela em uma nave esfinge gigante construída por Kang. Hank descobre três pontos de desequilíbrio temporal causados por Immortus, e três grupos são enviados para investigar – Gavião, Jaqueta Amarela e Soprano que vão parar em Tombstone em 1873, na época de Rawhide Kid, Defensor Mascarado e Kid Colt; Capitão e Golias em um futuro no século 21, onde os poucos Vingadores que restaram são liderados pelo Pantera Negra; Vespa e Capitão Marvel estão em 1959, quando Nixon havia sido substituído por um skrull.

#5: Vespa e Marvel enfrentam uma versão dos Vingadores da década de 1950, formada pelos heróis dos Agentes de Atlas. Quando alguns Fantasmas do Espaço são descobertos e a farsa skrull também, Immortus apaga essa linha do tempo. No Velho Oeste, os vingadores tem de lidar ainda com uma versão de Kang que está lá, além dos Gaviões Pistoleiros e Cavaleiro Negro, que na verdade são Fantasmas do Espaço.

#6: Janet e Mar-Vell conseguem retornar à Esfinge. Em Tomstone, Soprano, Jaqueta Amarela e Clint fazem de tudo para não interferirem no desenrolar da trama de kang contra os heróis do Velho Oeste. No futuro, Capitão América e Golias ajudam T’Challa a lidar com a busca pelo vibranium em Wakanda e nasce o bebê de Jocasta. Com todos de volta, percebem que Immortus, em posse do Cristal Eterno, já está tentando alterar o passado e não vêem outro jeito, a não ser enfrentar o mestre do tempo em seu próprio domínio.

#7: Os sete Vingadores chegam ao centro do Limbo, a cidadela de Immortus, mas são logo separados. Durante um breve confronto com um dos exércitos de Immortus, seis vingadores retornam à Esfinge, para descobrir que Rick Jones não se encontra mais lá. O sétimo vingador – Jaqueta Amarela – é capturado por Immortus e promete entregar seus companheiros, caso Immortus garanta um futuro em que ele não voltará mais a ser Hank Py

#8: Um dos Fantasmas do Espaço é capturado pelos Vingadores e conta tudo sobre o motivo de Immortus querer matar Rick Jones e como isso está relacionado com o destino da humanidade. Para isso, ele conta toda a história de Immortus, desde o momento em que ele se torna um dos Guardiões do Tempo, e como influenciou toda a trajetória dos Vingadores até hoje.

#9: Após a destruição de Cronópolis, Kang se refugia e começa a refletir em toda a sua história, suas motivações e conquistas, relembrando principalmente o fatídico dia em que se deparou com Immortus, sua versão futura, e como não deseja ser assim. Sem saber qual o próximo passo a se dado, eis que Rick Jones surge e propõem uma aliança entre os dois e Supremor.

#10: Os seis vingadores são levados à presença dos Guardiões do Tempo que explicam porque a raça humana é um perigo para o futuro de outras raças, embora haja a probabilidade de isso acontecer em apenas algumas linhas temporais. Quando os Guardiões decretaram que a humanidade deveria ficar isolada do resto do universo, o Jaqueta Amarela percebe seu erro e convoca a ajuda de Kang, Supremor e Rick Jones.

#11: Um confronto épico onde os Guardiões do Tempo trazem os Vingadores divergentes das linhas temporais que não deram certo, para enfrentar os Vingadores recrutados por Rick. E a verdade por trás do Capitão Marvel.

#12: Dotado da Força Destino uma vez mais, Rick Jones pende a balança para o lado dos heróis, mas uma importante decisão cabe ao, de início relutante, Capitão América.

Kurt Busiek presta uma bela homenagem aos Vingadores e toda a sua trajetória até a época dessa história, entre 1998 e 1999. Conceitos clássicos como os Vingadores de 1959, que mais tarde o escritor Brian Michael Bendis traria de volta, os grandes heróis do Velho-Oeste, e todos os grandes eventos da história dos Vingadores são resgatados e em alguns casos, até mesmo recontados ou explicados de uma forma que faça mais sentido. A ação, emoção e suspense, típicas das grandes aventuras dos Vingadores também estão presentes e os desenhos de Carlos Pacheco ficaram caíram muito bem com a trama. Leitura altamente recomendada para o encadernado como um todo.


Por Roger