Logo criado por Jorge Luís

Batman - Parte 1: Coringa

Sei que todos conhecem a história do Batman. Casal rico vai ao cinema com seu filho sofrem um assalto e são assassinados. Órfão e com um desejo de vingança o jovem Bruce Wayne decide dedicar a vida para fazer justiça.



Note que eu usei o termo vingança e não justiça e isso é um fato interessante. A ideia do personagem não se tornar um herói muda com a sua jornada. 
Criado pelo escritor Bil Finger e o desenhista Bob Kane o Morcegão é um dos maiores ícones da cultura pop. Com 70 anos de trajetória é muito difícil afirmar o que vale é o que não vale pra cronologia do herói. Então, mais uma vez fiz a minha cronologia, uma ordem que na minha interpretação é a mais fácil para um novo leitor situar-se com o universo.



Mesmo com a reformulação nos Novos 52 o Batman é um dos poucos heróis que não teve sua origem recontada e isso se dá por dois motivos. Todos conhecem Batman e ele já tem uma origem absoluta - Batman Ano Um de Frank Miller!

Você já deve imaginar pelo título, mas a história retrata o primeiro ano do Bruce Wayne sob o manto de Batman e é muito legal porque nela não vemos um herói experiente que estamos acostumados. Temos a origem do Comissário Gordon e o início da parceria entre os dois. 
A história serviu de inspiração para o filme Batman Begins primeiro da trilogia do Nolan.
Ela foi publicada várias vezes aqui no Brasil, tanto pela Panini quanto pela Abril e não é muito difícil de achar.

Inspirada no sucesso que o Universo Ultimate da Marvel está tendo (Universo paralelo em que a origem dos heróis é recontada adaptada aos anos 2000) a DC está lançando uma série de Graphic Novels intituladas de Earth One, já saiu a origem do Super-Homem e recentemente foi publicada a do Batman.  Ela não tem previsão para publicação no Brasil, mas se você procurar na internet encontra com facilidade, por exemplo, aqui.


Eu li essa nova origem e gostei muito. Primeiro porque ela é escrita pelo Geoff Johns a última grande revelação entre os roteiristas nos últimos tempos, segundo porque ela traz um conceito para o Alfred que pelo menos pra mim é novo. Nela o mordomo do morcegão é um veterano de guerra que é contratado pela família Wayne para ser chefe da segurança do pai do Bruce durante as campanhas para prefeito (outra diferença na história) e após a morte dos patrões torna-se tutor do herdeiro.

Recomendo a leitura por ser uma origem diferente da que estamos habituados, mas se você não conhece nada e quer algo mais concreto leia o ANO UM aqui.

Outras indicações são os encadernados Batman Crônicas #1 e #2, um mix de histórias antigas introduzindo personagens, destaque para edição #1 que tem as primeiras histórias do morcego da década de 40. Perceba que o próprio conceito do Batman mudou muito com o passar do tempo. Nessas histórias ele tem bem um aspecto de Detetive, pouco sombrio e bem menos violento.

BATMAN CRONICAS VOL 1

Você encontra cada encadernado por aproximadamente R$48,00. A capa é dura e o acabamento da publicação é muito bom, é uma obra essencial pra quem gosta de ter itens bonitos na estante.

Agora que nós conhecemos a origem vamos apresentar a galeria de vilões.
Diferente da maioria dos heróis o Batman tem uma galeria muito grande e com vários vilões icônicos. É impossível não reconhecer alguns ícones como Duas-Caras, Pinguim, Charada e até os que ficaram mais conhecidos ao grande publico recentemente com os filmes, como Bane, Espantalho e Ra's Al Ghul, isso sem falar no eterno Coringa.

CORINGA

Se você achou o preço das crônicas meio salgado mas quer conhecer um pouco mais da era de Ouro do herói, as revistas DC + Aventura, custam R$1,99 e trazem um clássico por publicação. Na edição #1 temos a aparição do vilão Capuz Vermelho que após um roubo frustrado pela dupla dinâmica acabaria tornando-se uma das maiores mentes criminosas de todos os tempos o Coringa. 


Vale lembrar que tanto essa história como as Crônicas são da década de 40, então não espere por traços bem trabalhados ou quadrinhos dinâmicos. Aprecie a história entendendo o contexto da época caso contrário a experiência não é válida. 

Se você preferir optar por algo mais dinâmico recomendo também uma história escrita pelo roterista da extinta série de tv Heroes Michael Green. 

A SANGRENTA ORIGEM DO CORINGA


Publicado em Batman Anual #3 em 2011 a história é bem legal. Ela segue um ritmo de seriado de tv mesmo, me lembrou muito Dexter. Apesar desse Coringa não ter nada a ver com o original é interessante o tom que o autor dá para o personagem, ele está totalmente sanguinário, típico serial killer. 

Batman Asilo Arkham 


Outro grande escritor do morcego é o Grant Morrison (talvez o maior de todos). Durante anos ele esteve a frente das histórias do personagem e tudo que eu tenho a dizer é que o cara destruiu.

Publicada em 1991 no Brasil a história passe durante uma rebelião no manicômio mais famosos dos quadrinhos e só um homem poderá deter-los. 

Morrison é o tipo de cara que escreve muito bem. Com certeza teremos futuras publicações dedicadas exclusivamente a sua obra. Nessa história é que podemos notar que o autor trabalha com uma certa metalinguagem em que ao entrar no Hospital o herói acaba tendo que enfrentar seus próprios medos adormecidos no seu  inconsciente . Destaque também para arte do Dave McKean que é arrasadora. 

Advogado do Diabo


Outra historia muito boa em que por incrível que pareça o Coringa é inocente. Uma série de selos envenenados homenageando grandes comediantes é enviada aos correios causando a morte de diversas pessoas. Com algumas provas a policia chega à conclusão de que o crime foi cometido pelo Coringa sentenciando-o a pena de morte. Enfrentando seus próprios valores e a pressão da mídia cabe ao Batman correr atrás de respostas para descobrir quem é o verdadeiro criminoso. O interessante da história é o conflito ético que o Batman sofre em deixar que seu maior inimigo morra por uma mentira mesmo tendo cometido tantos outros crimes ou achar o verdadeiro culpado.

Temos muitas outras histórias, entre elas as clássicas Morte em Família e Piada Mortal mas pretendo dedicar posts exclusivos para histórias assim. A ideia desse primeiro post é uma introdução ao personagem e ao ambiente dele. Acredito que com essas indicações já temos um pontapé inicial.

Leiam e divirtam-se. 

Fonte: Comic Pow

Postar um comentário

0 Comentários