Logo criado por Jorge Luís

Questão: Epitaph for a hero


O terceiro volume de encadernados (TPB ou Tradepaperback nos E.U.A.) de O Questão, foi lançado em 2008. “Epitaph for a hero” (sem tradução em português) trazia as edições #13 ao #18.

1249089-questionvol3

O Questão - criado por Steve Ditko

A primeira história intitulada “Seja tudo o que puder ser” traz o Questão as voltas com um grupo paramilitar que deseja humilhar as forças armadas americanas. Fazem isso matando indiscriminadamente vários oficiais das forças especiais. Embora a história traga novamente o mesmo deslize das anteriores, ou seja, as saídas fáceis para resoluções de problemas, ainda assim, graças aos diálogos escritos por O’Neil é bem interessante. Nos desenhos vemos nitidamente uma belíssima evolução de Cowan e pra finalizar as páginas de lutas no final são muito bem realizadas. Pior pro Questão que é derrotado, na covardia e por trás, por um grupo de ninjas (?!).

“Não existe mais honra na América. Sem honra não há coragem. Sem coragem não há força”. Essa é a justificativa dada pelo grupo paramilitar para matarem os soldados em Hub City e em outras cidades, mostrar sua debilidade e toda a fraqueza da América. E dizem isso com o Questão atolado até o pescoço, literalmente, na terra. E atolado na terra o Questão ficará por toda a história. E senhores, esta é uma das melhores de toda a série. O Questão terá de aguentar o calor, frio, fome e sede durante dias se quiser escapar vivo e sair livre do cativeiro imposto por seus inimigos. Aqui vemos o quanto a mente e a vontade de Vic Sage são fortes. O final é maravilhoso, impressionante e surpreendente.

A terceira história “Epitáfio para um herói” continua acima da média, não pela trama que é um tanto confusa e mais pela apresentação dos protagonistas. Vários assassinatos estão ocorrendo em Hub City e a todas as vítimas são negros. O’Neil nos apresenta personagens com perfis perturbadores. O racismo contido nas páginas desta história a fariam uma verdadeira edição na tradição da Vertigo de gibis para adultos. Vemos o quanto imbecil e ignorante o racismo consegue ser e só esta visão já vale a leitura. É O’Neil em seu habitat natural, o de aventuras urbanas com contexto social.

The_Question_14_04

Na quarta história de nome: “Marcado para morrer” temos um conto um pouco mais tradicional onde uns meliantes que desejam fazer negócios na cidade do Questão acham que matar seu maior policial é um bom começo. É claro que Vic Sage não permitirá isso. De pano de fundo temos este policial herói apoiando publicamente a campanha de Myra Fermim à cadeira de prefeita da cidade.

Ca‡adores # 15 - 030

Descobrindo que os meliantes da história anterior vieram de Seattle, o Questão parte para pega-los. Nessa época em Seattle residia o Arqueiro Verde (na maravilhosa fase escrita por Mike Grell) e isso já nos deixa com um enorme desejo de ver um encontro entre o dois personagens… mas O’Neil e Cowan nos trazem uma surpresa antes: no aeroporto de Hub City enquanto espera o voo para Seattle, Vic Sage compra um número de Watchmen e após ler a revista sonha sendo o próprio Rorschach. Tá, não é lá um crossover mas é bem interessante esse uso de metalinguagem. Voltando a história principal vemos o Questão apanhar feito um amador (pra variar) e ser salvo pelo Arqueiro Verde que surge na última página da edição americana de sugestivo título “Um sonho de Rorschach”.

“Terreno Desesperado” a última história do encadernado, entrega o que promete: Entre citações zen-budistas, filosofia de botequin, piadinhas infames e Sun Tsu a aliança entre o Questão e o Arqueiro Verde rende muitas e belas páginas de ação. Bandidos presos. Fim.

The_Question_14_01

Fonte: O Santuário

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Interessante esse "Traz o Papel de volta"(encadernado)esses Americanos Põe cada nome esquisto nas coisas!! . esse negócio da derrota dos Ninjas por trás... é bom não mencionar essa Questão!! Pô em vez de sonhar com a Espectral o Questão sonha com o Rorschach!!(tá certo que os dois tem máscara esquista...).Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk... essa foi boa.
      Eu tenho um monte desses "TPB" aqui em casa.

      Excluir