Logo criado por Jorge Luís

Planeta Marvel NOW: All-New X-Men #1

[o artigo abaixo contém spoilers]

Roteiro de Brian Michael Bendis
Desenhos de Stuart Immonen

Com Ciclope, o maior líder mutante dos últimos anos, sendo procurado por crimes contra a humanidade, os X-Men estão passando por um dos momentos mais críticos de sua existência.
Pra piorar Hank McCoy, o Fera, está passando por uma nova mutação que ameaça sua vida.

Enquanto isto Ciclope, agora um fugitivo, formou uma outra equipe de X-Men que está rodando o mundo e recrutando alguns dos novos mutantes que estão surgindo aos milhões em todo o planeta, desde que o gene mutante foi reativado através da fragmentação da Força Fênix no final de Vingadores vs. X-Men.

Tudo isto acaba contribuindo ainda mais para que o temor e o preconceito contra mutantes volte a ser um dos maiores problemas enfrentados pelos X-Men, e cabe a eles encontrarem a melhor forma de lidar com isto, a começar por buscarem uma solução para conter as ações de Ciclope, que aos olhos deles estão somente piorando a situação, e caminhando para um possível genocídio, caso as duas equipes tenham que se enfrentar.
A solução encontrada pelo Fera é inusitada e arriscada: voltar no tempo e trazer para o presente a primeira formação dos X-Men, confiando que as versões mais jovens de si mesmos botem um bocado de juízo na cabeça do Ciclope. Só lembrando que além de Ciclope, a equipe original ainda contava com o próprio Fera, antes de ser coberto de pêlos azuis e ter uma fisionomia mais bestial; Homem de Gelo, ainda muito imaturo e longe de explorar todo o potencial de seus poderes; o Anjo, antes de passar por todas as mutilações e transformações que sofreu com ao longo dos anos; e, claro, a Garota Marvel, Jean Grey, anos antes de tornar-se a Fênix e o grande amor de Ciclope, morta alguns anos atrás.

A ideia do Bendis é tão arriscada quanto a decisão de Hank ao trazer a si mesmo e seus outros companheiros do passado para o presente. As consequências podem ser catastróficas, pois estamos falando de viagens no tempo e paradoxos temporais (pense apenas na possibilidade de Ciclope matar sua versão mais jovem, mesmo que por acidente, ou qualquer uma das versões mais jovens de seus ex-colegas de equipe). Mas é justamente este risco o que torna o título um dos mais curiosos da Marvel NOW. Ver as versões atuais dos personagens convivendo com as mais jovens promete grandes conflitos não apenas verbais (uma das especialidades do Bendis são os diálogos muito bem escritos) mas físicos, os quais, auxiliados pelo excelente trabalho de Stuart Immonen nos desenhos, têm tudo para serem emocionantes e enérgicos.

E, claro, vale sempre lembrar que Bendis foi o grande responsável por revitalizar a franquia Vingadores. Espera-se que ele consiga resultados semelhantes com os X-Men, que ainda terão outro título escrito por ele, Uncanny X-Men (já em sua terceira encarnação, depois de ser zerado ano passado), com lançamento programado para fevereiro de 2013, que focará na equipe do Ciclope do presente.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. depois da Dinastia M evento que segundo dizem exterminou muitos Mutantes pelo mundo afora, agora tá "Chovendo" Mutantes aos Milhões em todo Planeta?! que bom pros Mutantes!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de Dinastia M, sobraram menos de 200. Mas depois da saga Complexo de Messias, começaram a aparecer mutantes novamente. Agora, estou curioso para saber o que farão com os mutantes depois de Guerras Secretas. Ouvi dizer que irão deixa-los num mundo separado.

      Excluir